Jogo é toda e qualquer atividade em que exista a figura do jogador(participante que interage na atividade da como jogo), para ele são criadas as regras, que podem ser para ambiente restrito ou livre. Geralmente os jogos têm poucas regras e estas tendem a ser simples, sua presença é importante em vários aspectos, entre eles a regra define o inicio e fim do jogo. Pode envolver dois ou mais jogando entre si como adversários ou cooperativamente com grupos de adversários. É importante que um jogo tenha adversários interagindo e como resultado de interação exista um vencedor e um perdedor. Jogos são atividades estruturadas, praticadas com fins recreativos e em alguns casos fazem parte de instrumentos educacionais, onde são usados jogos para passar uma mensagem ao jogadores (vencedores e perdedores). São distintos do trabalho que visa remuneração e da arte que está associado à expressão de idéias. Esta separação é sempre precisa, porém, há jogos praticados por remuneração e outros associados à expressão de idéias e emoções. Jogos geralmente envolvem estimulação mental ou física e muitas vezes ambos. Muitos deles ajudam a desenvolver habilidades práticas, servem como uma forma de exercício ou realizam um papel educativo, simulação ou psicológica. Jogos são disputados contra adversários, o que os diferencia de competições, o adversário pode ser outro jogador ou uma simulação que interage com o jogador (no caso de jogos digitais).
Em resumo os jogos possuem certo numero de características comuns que permite que sejam classificados como elementos de um jogo. Em todo caso é importante dizer que alguns autores diferem em relação a estes elementos.
ALGUMAS DEFINIÇÕES SOBRE JOGOS.
– “Um jogo é um sistema no qual os jogadores envolvem-se em um conflito artificial, definida por regras, que determina um resultado quantificável”. (Katie Salen e Eric Zimmerman)
– “Um jogo é uma forma de arte na qual os participantes, denominado jogadores, tomar decisões, a fim de gerir os recursos através de elementos de jogo na busca de um objetivo.” (Greg Costikyan)
– “Um jogo é uma atividade entre dois ou mais tomadores de decisão independentes que procuram atingir os seus objetivos em um contexto de limitação.” (Clark C. Abt)
– “Em seu nível mais elementar, então podemos definir jogo como um exercício de sistemas de controle voluntário em que há uma oposição entre forças, confinados por um procedimento e as regras a fim de produzir um resultado de desequilíbrio”. (Elliot Avedon e Brian Sutton-Smith)
– Em Inteligência Artificial, um jogo é um modelo teórico de conflitos de interesse (decisões possíveis, resultados possíveis) entre dois ou mais agentes que tem motivações conflitantes.
Atividades
1ª) O objetivo do texto acima é
(A) dar uma opinião.
(B) gerar um conflito.
(C) trazer significações.
(D) narrar um fato.
2ª) Segundo o texto, qual a definição de jogo?
3ª) Segundo a leitura do texto, o que define o fim ou o início do jogo
(A) é o juiz.
(B) são as normas.
(C) é o julgador.
(D) são os árbitros.
4ª) Compreendendo que todo jogo tenha adversário, podemos concluir que no resultado final desta interação teremos o quê?
5ª) Localize uma frase no texto que comprove que existam jogos em que há remuneração.
6ª)A que está associado o trabalho no futebol em que exista remuneração e a arte do jogo?
7ª) Muitos jogos ajudam a desenvolver habilidades práticas. Portanto, o que geralmente os jogos envolvem?
8ª) Os jogos contribuem como papel educativo? Justifique sua resposta com uma citação do texto.
9ª) “Um jogo é uma atividade entre dois ou mais tomadores de decisão”. Esta opinião é de
(A) Katie Salen.
(B) Clark C. Abt.
(C) Elliot Avedon.
(D) Brian Sutton.
10ª) Várias definições foram atribuídas para jogo, e você, que nova definição daria para jogo? Escreva abaixo utilizando os recursos de citações, observe o modelo no texto.
+ Conteúdos de Educação Física para Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores