Leia o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha para responder as questões que se seguem:
CARTA (Fragmento)
Esta terra, Senhor, me parece que da ponta que mais contra o sul vimos até a outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa.
[…]
Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal nem de ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares […].
Águas são muitas; infindas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem.
Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar.
(Carta de Pero Vaz de Caminha, 1500. http://objdigital.bn.br.)
Atividades
1ª) Percebe-se ao longo do texto o interesse dos portugueses pela terra descoberta. Identifique esses principais interesses no trecho.
2ª) Identifique no 1° parágrafo uma expressão de Caminha que apresenta a grandiosidade das terras brasileiras.
3ª) Escreva uma palavra ou expressão que substitua a conjunção “Porém” no segundo parágrafo.
4ª) Com que sentido o adjetivo “graciosa” do 3° parágrafo é empregado por Pero Vaz de Caminha?
5ª) O que Pero Vaz de Caminha quis dizer com a expressão “salvar esta gente” no último parágrafo?
6ª) Localize a expressão no texto que justifica a oração “dar-se-á nela tudo…”
7ª) Que pedido Pero Vaz faz ao rei de Portugal?
8ª) Qual sua opinião sobre a colonização portuguesa nas terras brasileiras?
+ Conteúdos de Literatura para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores