Atividade de religião sobre diálogo inter-religioso com texto.
DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
Nelson Mandela disse uma certa vez:
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.
O que é e qual o seu propósito?
Diálogo inter-religioso é o processo de entendimento mútuo entre diferentes religiões. O propósito dos diálogos inter-religiosos é fortalecer o entendimento mútuo e gerar vias para a cooperação entre pessoas de diferentes religiões. Os diálogos inter-religiosos giram em torno de determinados temas, como a falta de respeito, o preconceito, as relações entre as religiões, a reconciliação e o perdão, o modo como cada religião entende e trabalha pela paz, a proteção dos direitos da criança, etc.
Diálogos
Mediante o diálogo, os cristãos e membros de outros credos são convidados a aprofundar o seu empenho religioso e a responder, com crescente sinceridade, ao apelo pessoal de Deus e ao dom gratuito que ele faz de si mesmo, dom que sempre passa através da mediação de Jesus Cristo e da obra do seu Espírito, conforme proclama a fé cristã.
Ecumenismo
Ecumenismo é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs. É um processo de entendimento que reconhece e respeita a diversidade entre as igrejas. A ideia de ecumenismo é exatamente reunir o mundo cristão. Na prática, porém, o movimento compreende diversas religiões inclusive aquela não cristã.
Interesses ecumênicos
- A busca da unidade entre as Igrejas Cristãs.
- Igrejas que se agridem mutuamente prejudicam a pregação do evangelho aos que não creem.
- Igrejas unidas tem mais força para defenderem a justiça e realizarem obras importantes, na caridade.
Unidos em um único objetivo
O diálogo inter-religioso permitiu à Igreja compartilhar com outros os valores evangélicos. É por isso que, apesar das dificuldades, o empenho da Igreja no diálogo se mantém firme e irreversível. O diálogo não seria fecundo, se não incluísse também um verdadeiro respeito por toda pessoa para que possa aderir livremente à sua própria religião. A Igreja reconhece como parte essencial do anúncio da Palavra o encontro, o diálogo e a colaboração com todas as pessoas de boa vontade, particularmente com as pessoas pertencentes às diversas tradições religiosas da humanidade.
Gostaria de deixar registrado meu agradecimento por compartilhar esses materiais, são extremamente enriquecedores e muito me ajudaram na preparação de minhas aulas. Obrigada!
ResponderExcluirOlá, muito obrigado!!!!
ExcluirDeixo registrado minha gratidão, por compartilhar materiais enriquecedores. Muito obrigada!
ResponderExcluirMuito obrigado! Feliz por seu comentário!
Excluir