Atividade de religião sobre rituais fúnebres com texto.
RITUAIS FÚNEBRES
O momento da morte de um ente querido é muito doloroso. No entanto, assim como cada pessoa reage de uma forma diferente, as religiões possuem cada uma um ritual fúnebre próprio. As diferenças nos atos refletem as características das denominações, que podem ser seguidos à risca ou com pequenas adaptações durante as homenagens ao ente que partiu.
Como são os rituais fúnebres em cada religião?
Como dissemos, cada religião lida com a morte e despedida de um ente querido de uma forma diferente. Portanto confira como são os rituais fúnebres em algumas religiões.
CATOLICISMO
No catolicismo, o velório e o enterro são realizados em períodos muito próximos, com um intervalo, em geral, de 24 horas após a confirmação da morte. Durante o velório, são colocados: incensos (simbolizam a veneração), água (relembra o batismo) e velas (a vida que vai se esvaindo). Nesse período, são realizadas orações por amigos e parentes. O luto é algo comum entre os adeptos do catolicismo e roupas pretas são usadas durante a despedida de forma a simbolizar a dor da perda.
PROTESTANTISMO
Como nasceu do Catolicismo, o Protestantismo realiza os rituais fúnebres de forma muito parecida que o de sua “criadora”. Nele são realizadas cerimônias religiosas para a despedida. No entanto, nesse momento são utilizadas apenas flores para que se homenageie aquele que se foi. Não há crucifixos, velas ou incensos, como na Igreja Católica, tornando a despedida mais singela para a religião em questão.
JUDAÍSMO
Como o Judaísmo crê que a morte atinge a todos, independentemente de sua riqueza, os ritos fúnebres deixam essa crença muito clara por meio de seus passos. No primeiro deles, o corpo é lavado por membros da comunidade, para que volte purificado, da mesma forma como estava quando nasceu. Depois, é colocada uma túnica branca, para que o velório seja realizado. Antes do funeral, familiares do falecido rasgam suas roupas, representando o luto por aquele que partiu.
CANDOMBLÉ
No candomblé, os rituais fúnebres não acontecem um único local. O primeiro deles, que é a preparação para que o espírito deixe o corpo, acontece na casa de um pai de santo. Depois é realizado o velório, com cânticos para que os ancestrais do falecido recebam seu espírito. Ao final, o corpo é sepultado. Mas, quando um pai ou mãe de santo morrem, essa cerimônia dura aproximadamente sete dias.
Refletindo
Independentemente da denominação religiosa e da forma como são praticados, os rituais fúnebres têm como principal motivação aliviar a dor provocada pela perda daquela pessoa. Por mais esclarecidos que sejamos, é muito difícil compreender o porquê da morte, principalmente quando ela acontece de forma precoce ou inesperada. Por isso, rituais fúnebres são importantes. Essas práticas aliviam a dor dos que ficam, e dão a sensação de que o espírito daquele que se foi será bem recebido em sua “jornada além da vida”.
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
Muito interessante o conteúdo. Gratidão.
ResponderExcluirGratidão!
Excluir