Atividade de religião sobre símbolos religiosos do cristianismo com texto.
SÍMBOLOS RELIGIOSOS DO CRISTIANISMO
Sobre os símbolos
Os símbolos nos ajudam a compreender um conceito ou uma ideia e fazem parte da construção de uma identidade. No cristianismo, temos alguns símbolos que nos ajudam a entender as próprias bases da fé cristã. Apesar dos inúmeros símbolos relacionados à fé, vale salientar que para os cristãos nenhum deles deve ser objeto de culto e adoração.
A cruz
A cruz é o símbolo principal do cristianismo. Seu significado é simples e direto: representa a crucificação de Jesus. A cruz aponta para o sacrifício do Filho de Deus. A cruz pode ser representada de várias formas e estilos, a forma mais comum é a cruz latina: que tem a parte horizontal curta e a reta vertical alongada. Na Igreja Católica é comum o uso do símbolo da cruz com a imagem de Jesus, chamado de crucifixo. Os protestantes e evangélicos não fazem uso do crucifixo, pois defendem que a cruz vazia aponta para vitória de Cristo sobre a morte. Apesar do símbolo ser utilizado de diversas formas - nas igrejas e nas instituições - a cruz não é um objeto de culto e nem de adoração.
O peixe
O peixe foi adotado como um símbolo pelos cristãos primitivos durante o período da perseguição romana. O símbolo funcionava como uma espécie de senha: uma pessoa desenhava um arco no chão e o outro completava formando um peixe e ambos se reconheciam como cristãos. A palavra peixe era composta por um conjunto de iniciais gregas que formava a expressão ichthys, peixe em grego antigo: “Iesous Christos, Theou Yios Soter”, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.
A pomba
A figura da pomba remete ao Espírito Santo. Quando Jesus foi batizado nas águas por João Batista, o Espírito Santo desceu na forma de uma pomba sobre Ele. A pomba é representada de várias formas, muitas das vezes é desenhada carregando um ramo de oliveira remetendo a passagem bíblica do fim do Dilúvio (Gênesis 8:11). Além deste significado, a pomba branca é popularmente reconhecida como um símbolo da paz. Algumas instituições evangélicas utilizam a pomba como identidade, a exemplo da Igreja Universal do Reino de Deus.
Alfa e Ômega
As letras alfa e ômega são, respetivamente, a primeira e a última letra do alfabeto grego. A expressão "Alfa e Ômega" foi utilizada pelo próprio Deus dos cristãos para demonstrar a Sua soberania e domínio desde o início até o fim dos tempos (Apocalipse 1:8). A expressão "Eu sou o Alfa e Ômega" equivale à expressão "Eu sou de A a Z" no nosso alfabeto.
O cordeiro
Jesus é o cordeiro de Deus. Ele se ofereceu como sacrifício em nosso favor. O cordeiro era utilizado na expiação dos pecados no Antigo Testamento. Todo judeu tinha a obrigação de oferecer um cordeiro em sacrifício pelos pecados desde a época do Egito (Êxodo 12:21-23). Desde então, o cordeiro se tornou uma figura que aponta para o sacrifício do Filho de Deus por nós. No catolicismo o cordeiro é representado portando uma bandeira simbolizando a Ressurreição e o triunfo sobre a morte.
RESPEITAR QUALQUER QUE SEJA OS SÍMBOLOS RELIGIOSOS É UMA ATO DE CIDADANIA!
gostei muito destas aula dentro da BNCC. SOU GRATO POR ISSO
ResponderExcluirQue bom!
ExcluirNÃO CONSEGUI BAIXAR ESSA AULA.
ResponderExcluiroi
ResponderExcluirPARABÉNS PELA SUA INICIATIVA EM AJUDAR O PRÓXIMO!
ResponderExcluirMuito obrigado por seu comentário!
Excluirobrigada, vocês me ajudaram muito,que Deus continue abençoando vocês.
ResponderExcluirConte sempre conosco!
ExcluirAmém! Conte sempre conosco.
Excluir