Atividade de religião para o 5º ano e 6ºano.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Tradição oral.
Objetivo da Aula: Valorizar a tradição oral como meio de preservar a memória e os eventos religiosos.
Habilidade da BNCC: (EF05ER04) Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos. (EF05ER05) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
TEMA: TRADIÇÕES E ENSINAMENTOS ORAIS
Todos os dias, precisamos nos comunicar, compartilhando e recebendo informações. Atualmente, podemos registrar as nossas histórias e momentos por meio da escrita, de fotos ou de vídeos. Entretanto, nem sempre foi assim. Em tempos remotos, não havia conhecimento e nem tecnologia suficiente para registrar com eficiência as informações de uma sociedade, pois a única forma desse registro era por meio da oralidade.
A tradição oral é uma cultura imaterial transmitida oralmente de uma geração para outra. Os costumes, as histórias, as mensagens ou testemunhos eram verbalmente repassados através de discursos ou por meio de músicas. Por muito tempo, devido à falta da escrita ou do conhecimento dela, as pessoas transmitiam suas crenças e outros saberes unicamente por meio da comunicação verbal. Desse modo, os costumes de uma sociedade eram preservados de pai para filho.
TRADIÇÃO ORAL NA RELIGIÃO
Apesar da existência de diversas formas de se comunicar na atualidade, a tradição oral na religião ainda é muito forte, pois através dela, os líderes religiosos costumam passar as crenças para seus seguidores. Essa transmissão apresenta um benefício, pois é um método mais rápido de se compreender a mensagem apresentada. Nas primeiras comunidades religiosas, o processo de transmitir as crenças vindos das divindades (Transcendente) era de forma oral. As gerações mais velhas ensinavam às gerações mais novas, através da oralidade. Ainda hoje, esse processo de transmissão de conhecimento e informação é utilizado por muitos. Contudo, é possível acreditar que este método de difusão não seja muito confiável, pois a fala pode ser reorganizada e expandida de uma forma distinta, já que as pessoas morrem e aquelas que continuarão a mensagem podem interpretar diferentemente.
Maurício Araújo, Tudo Sala de Aula – Março/ 2021
Atividades
1. Atualmente, como podemos fazer o registro de nossas informações com o intuito de preservá-las mesmo com o passar do tempo?
2. Antes da escrita e da ascensão da tecnologia, através de que recurso comunicativo as memórias e culturas de uma sociedade eram registrados?
3. Segundo o texto, o que é tradição oral?
4. É possível concluir que:
- a) A escrita sempre fez parte da cultura das civilizações antigas.
- b) A oralidade não é mais utilizada hoje, pois a tecnologia atende nossas necessidades.
- c) As pessoas sempre se comunicaram, mesmo sem a existência da escrita.
- d) A oralidade não preservou os costumes e as crenças das pessoas no passado.
5. Por que a comunicação oral ainda continua sendo um mecanismo muito forte para os líderes religiosos?
6. Segundo o texto, por que a comunicação estritamente oral não pode ser tão confiável para registrar os costumes e crenças de uma comunidade?
7. Você conhece alguma história ou uma tradição familiar ou religiosa que você aprendeu de forma oral? Se sim, escreva sobre ela.
+ Conteúdos de Ensino Religioso para os anos finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.