Atividade de religião sobre os livros sagrados.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Tradição escrita: registro dos ensinamentos sagrados.
Objetivo da Aula: Salientar a importância dos escritos religiosos para as culturas além das questões religiosas, uma vez que seus princípios orientam comportamentos e ações cotidianas; explorar os livros religiosos – a Bíblia Sagrada, o Alcorão e o Tripitaka – e influência e significados dentro das respectivas religiões (Cristianismo, Islamismo e Budismo).
Habilidade da BNCC: (EF06ER01) Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos. (EF06ER02) Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros). (EF06ER03) Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
LIVROS SAGRADOS
Após o surgimento da escrita, a humanidade iniciou a preservação de sua cultura através de livros. No campo religioso não foi diferente. Nossa ancestralidade passou a realizar os registros das doutrinas e histórias religiosas para que as gerações futuras pudessem acompanhar e seguir seus ensinamentos. Os livros sagrados são determinados como conjuntos de textos considerados de inspiração divina ou recebidos diretamente de um Ser Transcendente, também são chamados de sagradas escrituras. Vamos conhecer nesta aula, alguns destes livros sagrados.
BÍBLIA SAGRADA
O grande volume que hoje conhecemos como Bíblia, na verdade, é um conjunto de diversos livros que foram escritos por mais de 40 autores no período aproximado de 1.500 anos. Ele é dividido em duas partes: o velho testamento e o novo testamento. O velho testamento é chamado pelos judeus de Torá, e é seguido tantos por judeus, como por cristãos. Algumas denominações religiosas no Brasil acreditam que apenas o novo testamento é válido, outras confiam que toda a Bíblia deve ser seguida. Desse modo, a Bíblia é o livro sagrado de todos que seguem o Cristianismo.
ALCORÃO
O Alcorão é o livro sagrado de todos que seguem a religião islâmica. Segundo a tradição, é o registro das mensagens reveladas por Deus, chamado de Allah, por intermédio do anjo Gabriel a Maomé, o profeta, que o memorizou e ditou aos seus companheiros cada palavra ouvida. Seu texto é seguido atualmente por um quarto da população do mundo, cerca de 1,4 bilhão de pessoas. O livro dos muçulmanos é considerado a própria revelação e a manifestação de Deus. O texto é muito repetitivo e em árabe as palavras ganham musicalidade.
TRIPITAKA
É conhecido como o principal Texto Sagrado Budista, que significa “Cesto Triplo” ou “Os Três Cestos da Sabedoria”. O livro possui regras para orientar a conduta diária dos seguidores de Buda, uma coletânea de discursos atribuídos a Buda e seus discípulos, e o ” Abidarma “, uma investigação filosófica sobre a natureza da mente e da matéria humana. Conta a vida de Buda, o “Iluminado”, o príncipe Sidharta Gautama, e reúne seus sermões. Foi escrito entre 500 a.C. e o início da era cristã.
CONCLUSÃO
A literatura religiosa, além de ser uma das mais antigas da história da humanidade, é até hoje um instrumento poderoso e influente em todo o planeta. Diversos livros foram escritos e ressignificados ao longo dos anos na tentativa de registrar temas relacionadas às diferentes divindades. Portanto, o respeito a qualquer livro considerado sagrado é uma virtude humana necessária para viver em sociedade de forma harmoniosa.
Texto: Tudo Sala de Aula, 2021
Atividades
1. O que determinou o surgimento dos livros religiosos?
a) O aumento da fé humana.
b) A chegada de novas gerações.
c) A invenção da escrita.
d) A necessidade de doutrinas.
2. O que motivou os antepassados a registrarem através da escrita os ensinamentos religiosos?
3. Sobre a Bíblia, assinale a alternativa FALSA.
a) Ela é considerada sagrada para os cristãos de todo o mundo.
b) A Bíblia foi escrita por diversos autores durante muito tempo.
c) A Bíblia é composta por dois livros: o novo e o velho testamento.
d) Ela é um conjunto de livros sagrados dividida em duas partes.
4. Qual parte da Bíblia é considerada sagrada para os judeus? Que nome recebe essa parte?
5. Segunda a tradição islã, quem foi o responsável em registrar o Alcorão?
6. Sobre o livro sagrado dos mulçumanos, assinale a opção VERDADEIRA.
a) O livro foi uma revelação do próprio anjo Gabriel.
b) O livro contém todas as verdades de Jesus Cristo.
c) Maomé é considerado um ser divino no Alcorão.
d) O Alcorão é uma revelação do Ser Transcendente.
7. O que significa o Tripitaka para o Budismo?
8. Assinale a opção FALSA sobre o livro sagrado dos budistas.
a) O livro contém mensagens filosóficas sobre o universo.
b) O livro possui um conjunto de leis e mensagens de Buda.
c) O livro traz a história da vida de Buda e seus discursos.
d) O livro determina o estilo de vida dos seguidores do budismo.
9. Escreva o nome do principal representante de cada livro religioso abaixo:
a) Bíblia Sagrada: _____________________
b) Alcorão: ___________________________
c) Tripitaka: __________________________
10. Para você, por que é importante respeitar os livros religiosos?
+ Conteúdos de Ensino Religioso para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.