QUIZ DE PORTUGUÊS - GRAMÁTICA - FORMAÇÃO DE PALAVRAS II

QUIZ DE PORTUGUÊS - GRAMÁTICA - FORMAÇÃO DE PALAVRAS II

Prova online de Português sobre Formação de Palavras.

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de Português sobre Formação de Palavras

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

(IBADE) No trecho: Em “Após a palestra sobre Segurança no Trabalho, iniciou-se o debate.”, a palavra em destaque é formada por derivação:

(FUNCAB) O substantivo FELICIDADE foi formado pelo processo de:

Assinale a alternativa que apresenta uma palavra com derivação prefixal.

(IBADE) Em “Antigamente não existia água no mundo.” a palavra em destaque foi formada pelo mesmo processo que:

(INSTITUTO AOCP) Em “saudável”, palavra derivada de “saúde”, ocorre o processo de derivação sufixal. Assinale a alternativa em que a palavra é formada por esse mesmo processo de derivação.

(FUNDEP) 

 Boateiro 

    Diz que era um sujeito tão boateiro, que chegava a arrepiar. Onde houvesse um grupinho conversando, ele entrava na conversa e, em pouco tempo, estava informando: “Já prenderam o novo Presidente”, “Na Bahia os comunistas estão incendiando as igrejas”, “Mataram agorinha o Cardeal”, enfim, essas bossas. O boateiro encheu tanto, que um coronel resolveu dar-lhe uma lição. Mandou prender o sujeito e, no quartel, levou-o até um paredão, colocou um pelotão de fuzilamento na frente, vendou-lhe os olhos e berrou: “Fogoooo!!!”. 
    Ouviu-se aquele barulho de tiros e o boateiro caiu desmaiado. Sim, caiu desmaiado porque o coronel queria apenas dar-lhe um susto. 
    Quando o boateiro acordou, na enfermaria do quartel, o coronel falou pra ele: 
    — Olhe, seu pilantra. Isto foi apenas para lhe dar uma lição. Fica espalhando mais boato idiota por aí, que eu lhe mando prender outra vez e aí não vou fuzilar com bala de festim não. 
    Daí soltou o cara, que saiu meio escaldado pela rua e logo na primeira esquina encontrou uns conhecidos: 
    — Quais são as novidades? — perguntaram os conhecidos. 
    O boateiro olhou pros lados, tomou um ar de cumplicidade e disse baixinho: 
    — O nosso Exército está completamente sem munição. 

 A palavra “boateiro”, do título do texto, é derivada de

(IBFC) O vocábulo “emburrado” é resultado do seguinte processo de formação de palavras:

(CONSULPAM) Marque o item onde só constam palavras derivadas:

(COPEVE-UFAL) 

O princípio do futebol 

Da cabeça humana que era chutada em campo à atual bola perfeitamente esférica, o futebol ganhou o imaginário popular. O termo football (de foot, pé + ball, bola) por muito tempo sofreu resistência antes de ser adotado no país. O filólogo Antônio de Castro Lopes (1827-1901), indignado com os estrangeirismos, propôs “balípodo”, formada com dois vocábulos gregos: ballo, lançar + poús, podós, pé. Em vão. Houve quem propusesse também “pedíbola” (do latim pedis [pé] + bulla [bola], “pébola” e “bolapé”. Essas criações artificiais se perderam. O povo preferiu o anglicismo futebol, disputado em campo retangular de 90 m a 120 m de comprimento por 45 m a 90 m de largura. No centro de cada lado menor, a meta com dois postes verticais a 7,32 m de distância um do outro, unidos por uma barra horizontal a 2,44 m de altura. É a arena cercada pela multidão que sofre, geme e explode de alegria. No texto, há uma reflexão sobre a formação e o uso do termo futebol. 

As proposições apresentadas para o uso desse termo constituem o processo de

(INSTITUTO EXCELÊNCIA) A língua portuguesa dispõe de diferentes processos de combinação de morfemas para formar novas palavras. Os principais processos de formação de palavras são a derivação e a composição, sendo assim assinale a alternativa CORRETA a respeito destes processos e duas especificidades.

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:



12 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem