Atividade, exercícios com texto sobre a Independência do Brasil para o 6º ano, 7º ano, 8º ano ou 9º ano.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Independência do Brasil.
Objetivo da Aula: Compreender os acontecimentos que resultaram na Independência do Brasil e sua importância para a democracia e liberdade do país.
Habilidade da BNCC: (EF08HI12) Compreender e caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira, articulando as influências e consequências ao tempo presente.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
TEMA: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
“Independência ou morte!” Certamente você já ouviu essa expressão. Quem pronunciou essa frase tão famosa foi Dom Pedro I no momento da proclamação de independência do nosso país. Todavia, você já parou para pensar se tão somente dizer uma frase como esta torna um país livre? O que foi necessário para que o Brasil se emancipasse de Portugal de forma efetiva e consolidasse a sua independência?
A DATA
A Independência do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1822. Logo após esse dia, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I às margens do riacho do Ipiranga em São Paulo. Após o dia 7 de setembro de 1822, o Brasil precisou lidar com diversos conflitos que surgiram em seu território. Nem todas as províncias concordavam com a independência do país. As guerras de independência mostram como a emancipação do Brasil foi construída e as questões a serem enfrentadas a partir do momento em que se separa de Portugal sob o comando de Dom Pedro I.
IMPORTANTE
Em 1822, Dom Pedro foi coroado imperador do Brasil. É interessante analisar que o Brasil foi o único país da América a se tornar uma Monarquia após sua emancipação. Em todos os outros países americanos, a independência foi realizada para romper com a metrópole, adotando uma forma de governo republicana. No Brasil, não houve participação popular, e sim, uma aliança entre a aristocracia rural e Dom Pedro, que representava a partir daquele momento a figura central de poder.
A COROAÇÃO
A imagem acima representa a cerimônia de coroação de Dom Pedro I, efetivada no dia 1º de dezembro de 1822, na Igreja Nossa Senhora do Carmo. O quadro foi feito pelo artista francês Jean-Baptiste Debret. Ao produzi-lo, o pintor teve a preocupação em mostrar a grandiosidade do momento, afirmando Dom Pedro como o rei do Império Brasileiro.
JOSÉ BONIFÁCIO
O novo rei teria muito trabalho pela frente. Deveria manter o país unido, consolidar a independência e ser reconhecido no panorama internacional. Nesse contexto, Dom Pedro contou com a ajuda de José Bonifácio. Ele influenciou muito o projeto político adotado pelo novo rei. De cunho autoritário, temia a participação popular e acreditava que o rei deveria ter maiores poderes. Apoiava o combate aos portugueses e aos republicanos.
A IMPORTÂNCIA DA INDEPENDÊNCIA
A data foi um ponto de partida para algo muito maior: a nossa democracia (que precisa ser cada vez mais justa e respeitada), para uma liberdade, não só de um povo, mas uma liberdade de expressão e de pensamento. Precisamos passar bons ensinamentos, contar nossa própria história, reforçar a nossa cultura e fazer do Brasil uma grande nação consciente e sublime.
Texto: Tudo Sala de Aula, 2021
Atividades
1. Que frase foi proclamada que marca o momento inicial da independência do Brasil?
2. Sobre a Independência do Brasil, escolha a alternativa VERDADEIRA:
a) Não houve conflitos, tudo ocorreu de forma pacífica.
b) Portugal declara guerra contra o Brasil e acontecem diversos confrontos.
c) Várias províncias do Brasil entraram em guerra após a independência.
d) Apesar de as províncias discordarem de Dom Pedro assumir o trono, elas aceitaram sem questionar.
3. Segundo o texto, logo após a sua independência, qual o tipo de governo foi estabelecido no Brasil?
a) Democracia.
b) Aristocracia
c) Monarquia.
a) República.
4. Que país europeu estava sobre o comando do Brasil antes da sua independência?
5. Leia o trecho abaixo de Boris Fausto e depois resolva à questão:
“… admitido o uso da força e as mortes daí resultantes, a consolidação da Independência se fez em poucos anos, sem grandes desgastes. Mais do que isso, a emancipação do Brasil não resultou em maiores alterações da ordem social e econômica, ou da forma de governo.”
De acordo com o trecho acima é possível concluir que:
a) a independência não derivou em mudanças sociais e econômicas profundas.
b) a concretização da independência foi rápida, mesmo sem guerras.
c) com a independência, ocorreram muitas transformações sociais positivas.
d) após a independência do Brasil, adotou-se um regime de governo republicano.
6. A respeito da emancipação na América, responda:
a) Todos os países adotaram a monarquia como forma de governo.
b) Todos os países adotaram a república como forma de governo.
c) Somente o Brasil não adotou a monarquia como forma de governo.
d) Somente o Brasil adotou a monarquia como forma de governo.
7. Observe novamente o quadro que representa a cerimônia de coroação de Dom Pedro na Igreja Nossa Senhora do Carmo em 1º de dezembro de 1822. Sobre ele, é possível concluir que a imagem revela
a) um cenário popular, com elementos visuais simplórios e indivíduos menos favorecidos.
b) características da nobreza, mostrando um rei com grande autoridade para governar.
c) uma visão simples de um país sem grandes perspectivas de avanços na economia.
d) uma descontinuidade de traços culturais dos países mais nobres da Europa.
8. Durante a independência, Dom Pedro foi auxiliado por José Bonifácio de Andrada e Silva, denominado patrono da independência. Marque a alternativa que evidencia as ideias de José Bonifácio:
a) Acreditava que o rei deveria delegar maiores poderes.
b) O rei tinha que concentrar seu poder e evitar a participação popular.
c) Democratização e eleições por voto aberto.
d) A população deveria opinar para que o rei governasse.
9. A independência do Brasil foi um marco muito importante para que o nosso país hoje vivencie:
a) um autoritarismo político.
b) um governo antidemocrático.
c) uma soberania popular.
d) um regime absolutista.
10. Agora que você estudou sobre a Independência do Brasil, faça uma lista com cinco tópicos frasais que demonstram o que você aprendeu na aula de hoje.
+ Conteúdos de História para Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.