Atividade de história sobre a proclamação da república para o 4º ano, 5º ano e 6º ano.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Proclamação da República.
Objetivo da Aula: Reconhecer a importância histórica da proclamação da República no Brasil.
Habilidade da BNCC: (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
TEMA: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889. Um dia memorável, pois a Monarquia chegava ao fim e a Era Republicana se iniciava em nosso país, instaurando um regime presidencialista. Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil. A Primeira República foi o período da história do Brasil que se estendeu da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até a revolução de 1930.
O brasão nacional é um dos mais importantes símbolos oficiais da República brasileira. O símbolo acima foi criado sob encomenda de Marechal Deodoro da Fonseca.
Mas, afinal de contas, o que é uma República? O que significa dizer que, atualmente, vivemos em um regime republicano?
A partir de 1889, o Brasil deixou de ser um país monárquico e passou a ser um país republicano, onde os governantes passaram a ser eleitos periodicamente pelo voto. O Brasil já teve 37 pessoas que exerceram a chefia de governo e de estado da nação desde a Proclamação da República até os dias atuais. Atualmente, o presidente é Jair Bolsonaro, sendo o 38º presidente do Brasil eleito pelo voto popular. Após a proclamação da república em 1889, grandes transformações ocorreram no Brasil, especialmente na industrialização e urbanização, que levaram ao nascimento de novos movimentos e a entrada em cena de novos atores sociais, como operários e militares. Portanto, a República é caracterizada como uma forma de governo onde o Chefe de Estado é eleito pelos representantes dos cidadãos ou pelos próprios cidadãos, e exerce a sua função durante um tempo limitado.
A HISTÓRIA
A Proclamação da República representou o fim do Brasil Império que durara quase 70 anos. Dom Pedro II, que era o imperador, foi deportado do Brasil com a sua família para a Europa na madrugada do dia 17 de novembro. A Proclamação da República sobreveio porque a elite estava insatisfeita com o reinado de D. Pedro II. Marechal Deodoro da Fonseca era o principal chefe do exército brasileiro quando foi escolhido para liderar um grupo de militares que prepararam um levante militar. Deodoro estava doente e não sabia que o objetivo principal dos militares era derrubar a monarquia, já que ele era amigo do então imperador Dom Pedro II. Somente depois, após chegar em sua casa, que vários políticos insistiram que assinasse um documento declarando o fim da monarquia. Marechal Deodoro assinou a moção da república e passou a ser o Chefe Provisório do governo brasileiro.
O Marechal Deodoro estabeleceu os símbolos da República como a Bandeira do Brasil, o Hino Nacional brasileiro e também a política nacional. Esse período ficou conhecido como República da Espada, pois o Brasil foi governado por Marechal Deodoro da Fonseca e, depois, por Floriano Peixoto, dois militares. Foi nessa época que houve alguns avanços importantes no Brasil, como: a separação entre Estado e Igreja, a promulgação da nova Constituição de 1891 e o sufrágio universal masculino (direito de o homem votar). É importante ressaltar que o café continuava sendo na Primeira República o mais importante produto de exportação do Brasil.
CONCLUSÃO
Portanto, no dia 15 de novembro é comemorado no Brasil o dia da Proclamação da República. Um evento histórico, pois a monarquia foi derrubada no país e a república foi instaurada. Logo, a forma republicana de se governar garante que a população tenha, por meio do seu voto, autonomia para participar e decidir os rumos do país, sendo um fator importante para a consolidação da democracia.
Texto: Tudo Sala de Aula
Atividades
1. Que tipo de poder antecedeu a Era Republicana?
2. Qual o primeiro presidente do Brasil que foi responsável pela Proclamação da República ocorrida em 15 de novembro de 1889?
3. Como é chamado a forma de governo onde o Chefe de Estado é eleito pelos representantes dos cidadãos ou pelos próprios cidadãos, e exerce a sua função durante um tempo limitado?
a) Imperialismo.
b) Ditadura.
c) Monarquia.
d) República.
4. A partir de 1889, o Brasil deixou de ser um país monárquico e passou a ser um país republicano, onde os governantes passaram a ser eleitos. Que ferramenta é importante para a consolidação de uma República?
a) O exército.
b) O presidente.
c) O voto.
d) O parlamentar.
5. Encurralado e temendo que o país se enfiasse em uma guerra civil, o presidente Deodoro da Fonseca acabou renunciando em 23 de novembro de 1891. Quem governou em seu lugar?
6. O período republicano que se estende de 1889 a 1894 é conhecido como República da Espada. Por que esse período recebeu esse nome?
7. Segundo o texto, que avanços importantes ocorreram na República da Espada?
8. NÃO é uma característica de uma República:
a) poder centralizado.
b) tempo político limitado.
c) participação popular.
d) garantia constitucional.
9. Durante a Primeira República (1889-1930), qual foi o principal produto da economia brasileira?
a) Pau-Brasil.
b) Cana-de-açúcar.
c) Café.
d) Borracha.
10. Observe as imagens abaixo e assinale a afirmação que melhor representa a República.
a) A sucessão da República pode acontecer no Brasil através do parentesco e da amizade
b) A República não é o governo de um só. No Brasil, por exemplo, existem dois presidentes.
c) No Brasil, os governantes são eleitos periodicamente pelo voto, tendo a sua chefia uma duração limitada.
d) No Brasil, o Presidente da República desempenha o seu cargo por toda a vida.
11. Conforme o texto, o que garante à população a forma republicana de governar?
12. Liste três assuntos que você aprendeu na aula de hoje.
+ Conteúdos de História para o 4°, 5° e 6° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.