Atividade de arte sobre o teatro de bonecos com texto para interpretação para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Teatro de Bonecos.
Habilidade da BNCC: (EF69AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. (EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador. (EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
TEMA: TEATRO DE BONECOS
Você curte desenhos ou filmes de animação? Já percebeu que esses personagens animados vivem em um mundo de sonhos onde tudo é possível? Você já assistiu a uma apresentação de teatro de bonecos? O teatro de bonecos é muito fascinante porque a cena geralmente acontece bem diante dos nossos olhos, ao vivo e a cores. Quando entram em cena bonecos no lugar de atores, nos colocamos numa relação diferenciada com o personagem, nos encantamos com as inúmeras possibilidades criativas que o homem tem em criar bonecos das mais variadas formas e extrapolar os limites do possível em cena.
A ORIGEM
O Teatro de Bonecos surgiu há muito tempo no Antigo Oriente, entretanto, existem relatos que esse tipo de arte já tenha sido praticado pelos primitivos, pois foram encontrados desenhos nas paredes de cavernas que indicavam essa arte. Desde então, o homem não estagnou seu impulso criativo. Logo, surgem os bonecos moldados com barro, dotados de recursos artesanais e fantásticos. Eles eram criados com tamanha perfeição que se tornavam idênticos aos seres vivos, muitas vezes inspirados realmente em personagens reais. Evidências revelam que os egípcios utilizaram figuras de madeira operadas por barbantes para contar, possivelmente, histórias religiosas.
O TEATRO
O teatro de bonecos, de marionetes ou de fantoches, como hoje conhecemos, surgiu na Itália, no século XVII, porém, algo semelhante já era realizado desde a Grécia Antiga. Os fantoches, também conhecidos como bonecos de luva, são feitos com feltro ou outro tipo de material que o artista veste na mão.
Nessa categoria de arte, o boneco ganha existência nos palcos por meio do movimento das mãos do ator que o manipula e narra as histórias criativamente, com muita magia e sedução. Essas apresentações culturais possuem um alto potencial educativo, podendo se converter em um poderoso instrumento nas mãos de um bom educador. As mãos, os pés e a cabeça dos bonecos são presos por cordões a uma cruzeta, onde os bonequeiros seguram para movimentá-los. Cada fio é responsável pelos movimentos de um dos membros da marionete.
BUNRAKU
Bunraku é um teatro profissional de bonecos do Japão, criado no século XVII. Foi um entretenimento de rua, onde uma única pessoa manipulava os bonecos com as duas mãos, num palco que consistia numa caixa pendurada em seu pescoço. Hoje, a técnica do Bunraku consiste em três ou mais bonecos, manipulados por várias pessoas vestidas de preto para se confundirem com o fundo preto.
O TEATRO DE BONECOS NO BRASIL
No Brasil, o teatro de bonecos surgiu no tempo dos Vice-reis (governadores e representantes do rei numa província), sendo muito apreciados por essas autoridades. No Nordeste, o teatro de bonecos ganhou destaque, principalmente, em Pernambuco, onde até hoje é tradição. É o teatro Mamulengo, rico em situações cômicas e satíricas, que se difundiu por todo o país por intermédio de artistas mambembes (artistas amadores que percorriam cidades do interior).
CONCLUSÃO
O teatro de bonecos é considerado a arte de “dar vida” a seres inanimados fazendo com que esses exponham atitudes humanas em cenas. Desse modo, o teatro cumpre sua função artística, como uma crítica ou exposição da realidade da sociedade.
Texto: Tudo Sala de Aula
Atividades
1. Qual das imagens a seguir está relacionada ao tema da aula?
2. O Teatro de Bonecos pode ser definido como:
- a) um entretenimento voltado ao público infantil.
- b) uma forma de animar e comunicar ideias.
- c) um recurso utilizado apenas por animadores de festa.
- d) uma linguagem teatral nova criada no século XXI.
3. Segundo o texto, por que o público tem uma relação diferenciada com o boneco durante uma apresentação?
4. A pessoa responsável em dar vida ao boneco, produzindo seus movimentos, é chamada de:
- a) encenador.
- b) dublador.
- c) bonequeiro.
- d) animador.
5. Existem registros que, nos primórdios do teatro de bonecos, ele era utilizado para:
- a) contar histórias religiosas.
- b) divulgar festas e eventos.
- c) narrar os fatos cotidianos.
- d) entreter e animar crianças.
6. Como foram feitos os primeiros bonecos para serem utilizados em peças teatrais?
7. O Bunraku é um Teatro profissional de Bonecos do Japão, criado no século XVII, para:
- a) crianças.
- b) jovens.
- c) adultos.
- d) todas as idades.
8. Como são chamados os bonecos manipulados pelas mãos sem a utilização de cordões?
- a) Fantoches.
- b) Marionetes.
- c) Dedoches.
- d) Mamulengos.
9. Assinale a afirmativa FALSA:
- a) O teatro de bonecos também pode ser realizado por pessoas fantasiadas.
- b) O teatro mamulengo é rico em situações cômicas e satíricas.
- c) O teatro de bonecos é a arte de dar vida a seres inanimados.
- d) O teatro de bonecos cumpre sua função artística de criticar.
10. Explique como o teatro de bonecos é realizado pelo ator-manipulador causando animação.
+ Conteúdos de Arte para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.