Atividade sobre o carnaval com texto para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Carnaval
Habilidade da BNCC: (EF69AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. (EF69AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
TEMA: O CARNAVAL DO BRASIL
Quando se fala em Brasil, costuma-se dizer que somos o país do carnaval. Mas você conhece o significado desta festividade que caracteriza o povo brasileiro? Por isso, vamos estudar e compreender esta prática tão comum que nos representa como país e poder perceber sua importância para nosso povo.
O SURGIMENTO
O Carnaval é uma festa popular que chegou ao Brasil por volta do século XVI e XVII. É uma das principais festas populares do mundo ocidental e considerada a maior festividade brasileira. O carnaval veio para o Brasil através de duas formas. Uma delas foi por meio dos escravos africanos, mediante seus cantos e danças, contrabandearam, inconscientemente, a semente do carnaval. A outra, veio da Europa, através das festas tradicionais de Portugal, como o entrudo (festa um tanto grosseira, em que as pessoas jogavam de tudo, até urina, umas nas outras). A união destas duas culturas nos deu, além da mulata, o carnaval.
IDENTIDADE
O Carnaval, assim como todas as festas móveis que temos durante o ano, é determinado a partir da Páscoa, que deve ser celebrada no primeiro domingo seguinte à lua cheia, depois do dia 21 de março. O Carnaval acontece geralmente 47 dias antes da Páscoa. Cada região do Brasil desenvolveu seu estilo próprio de “brincar” o carnaval, contribuindo e dando identidade a este festejo, transformando esta manifestação cultural com os traços marcantes de cada região.
CARACTERÍSTICAS
Marchinha de Carnaval
Marcha de Carnaval, também conhecida como “marchinha”, é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século passado. Depois disso, as marchinhas começaram a ser substituídas, na preferência do público, pelo samba-enredo.
Máscaras
As máscaras foram inicialmente fabricadas e ornamentadas para serem usadas em celebrações, cultos e rituais de povos primitivos. No Teatro Ocidental, as máscaras traduziam as expressões de alegria e de tristeza, representando os sentimentos do personagem de um rei ou de um guerreiro.
No século XV, houve o surgimento do “Ball Masquê” como o primeiro baile de máscaras, sendo seu uso obrigatório nesse período devido a constantes conflitos políticos. Os cortesãos mascarados faziam brincadeiras, confiantes no anonimato, extravasando todos os seus impulsos reprimidos, libertando-os das normas sociais. Dessa maneira, a máscara começou a representar o espírito do Carnaval, onde todos podem utilizá-las para se divertir.
Samba-enredo
Na entrada dos anos 60, a popularização dos desfiles de carnaval marcou o início da ascensão do samba-enredo e o declínio da marchinha e dos blocos. Atualmente, ele é um subgênero do samba utilizado para puxar o desfile das escolas de samba durante o Carnaval.
CONCLUSÃO
O Carnaval é a principal festa popular brasileira onde as pessoas dançam, comem e bebem alegremente em festas, bailes de máscaras e de fantasias, desfiles de blocos, escolas de samba, trios elétricos e até na própria rua. O carnaval começou como celebração pagã e hoje pertence ao nosso calendário, fazendo parte da identidade nacional, chegando a atrair milhares de turistas de vários países.
Texto: Tudo Sala de Aula
Atividades
1. Como as pessoas costumam se divertir durante o carnaval?
2. As batidas, os ritmos, os instrumentos, cantos e danças, que hoje se tornaram presença marcante no Carnaval, chegaram ao Brasil por influência dos:
a) americanos.
b) portugueses.
c) espanhóis.
d) africanos.
3. Quando é comemorado o carnaval no Brasil?
4. Sobre o Carnaval, assinale a alternativa FALSA:
a) É a principal festa popular brasileira.
b) É um evento que atrai muitos estrangeiros.
c) Há traços culturais dos povos europeus.
d) Permite festas sem responsabilidade.
5. Conforme relatos históricos, o carnaval brasileiro tem sua origem nas culturas de:
a) Portugal e Estados Unidos.
b) Espanha e França.
c) África e Portugal.
d) África e Espanha.
Leia ou cante a música abaixo e resolva às questões 6 e 7:
ABRE ALAS
Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar
Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar
6. A música “Ó Abre Alas” foi composta em 1899 pela musicista brasileira Chiquinha Gonzaga e tem por gênero musical:
a) o samba-enredo.
b) a marchinha.
c) o forró nordestino.
d) a cantiga de roda.
7. É possível concluir que a expressão “abre alas” significa:
a) vedar passagem.
b) cantar em roda.
c) furar a fila.
d) permitir acesso.
8. Da prática do entrudo popular e do entrudo familiar, onde as pessoas jogavam coisas umas nas outras, surgiu o hábito, atualmente, de brincar o carnaval jogando uns nos outros:
a) Doces e balas.
b) Frutas e pães.
c) Confetes e Serpentinas.
d) Arroz e trigo.
9. Que gênero musical substituiu as marchinhas de carnaval no Brasil?
10. Sobre as máscaras carnavalescas e sua história, assinale a alternativa FALSA:
a) É um dos principais elementos do carnaval, pois mostra a figura do sambista, manifestando a música e a dança carnavalesca.
b) Foram fabricadas e ornamentadas para serem usadas em celebrações, cultos e rituais de povos primitivos.
c) Os nobres usavam máscaras enfeitadas para manter o anonimato e aproveitar o carnaval junto com o povo.
d) A tradição de usar máscaras é mantida até os dias de hoje, principalmente nas festas carnavalescas de salão.
11. Você costuma participar das festas carnavalescas? O que você acha dessa cultura brasileira?
+ Conteúdos de Arte para os anos finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.