Atividade sobre tolerância religiosa para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano com texto para interpretação e gabarito.
Download do conteúdo e planejamento disponíveis no final da publicação
TEMA: TOLERÂNCIA RELIGIOSA
Você sabia que liberdade religiosa é um direito constitucional de todos os brasileiros e estrangeiros que vivem em nosso país? A Constituição Federal, no artigo 5º, inciso VI, garante ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.
A tolerância religiosa é a capacidade de o ser humano respeitar e permitir a liberdade de crença, garantindo direitos fundamentais da sociedade. Discriminar alguém por pensar ou atuar conforme sua crença religiosa e desmoralizar publicamente imagens de objetos de culto religioso caracterizam violações a este direito.
Segundo a Ministra da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves (2022) “Todas as expressões religiosas devem ser igualmente respeitadas e protegidas, assim como a opção de não ter nenhuma religião”. Essa frase permite ratificar que todas as crenças e não crenças precisam ser consideradas pela coletividade.
ESTADO LAICO
Vale ressaltar que o Estado brasileiro não pode adotar nenhuma religião de forma oficial e, esse fato, é amparado em Lei, desde a primeira Constituição republicana. A ideia de religião oficial deixou de ter previsão legal. Podemos, inclusive, afirmar que a laicidade é uma vitória a partir do Iluminismo, o que fez as religiões serem consideradas como algo íntimo do ser humano.
UM PAÍS PLURAL
Somos um país multicultural, logo, a diversidade religiosa é uma marca do povo brasileiro. No Censo de 2010 foi constatado pelo IBGE que existem aqui cerca de 40 grupos religiosos. No referido ano, 64,6% dos brasileiros afirmaram ser católicos, 22,2% declararam ser evangélicos e 2% eram espíritas. O levantamento ainda registrou que 0,3% eram seguidores da umbanda e do candomblé. Essa diversidade demanda que o respeito à crença religiosa seja a tônica das relações sociais. Se vivemos em um país tão plural no campo religioso, qual a necessidade de ainda contemplarmos a violência com as pessoas que possuem uma crença diferente de outros? Pense nisso!
REFLEXÃO
Portanto, a tolerância religiosa é definida como a permissão dada pelos adeptos de uma religião dominante para que outras religiões existam, mesmo que estas sejam vistas com desaprovação, inferiores, equivocadas ou prejudiciais. Roberto Mistrorigo escreveu: “A verdadeira liberdade é a que resulta de uma justa indignação contra a opressão, com disposição para acolher o diferente, aceitar aquilo que nos parece exótico, dialogar com pessoas que escolheram métodos diferentes de amar e conviver com o Divino”. Por isso, tolerar é um ato de cidadania.
Texto: Tudo Sala de Aula
Atividades
1. Sobre a tolerância, assinale a alternativa FALSA:
a) A tolerância reconhece a individualidade e a diversidade, enquanto remove máscaras divisoras e neutraliza a tensão criada pela ignorância.
b) Aceitar os outros e apreciar as diferenças é um ato de tolerância, logo, acolher os sentimentos das pessoas é sempre superior a si próprio.
c) A tolerância é um ato de humanidade que devemos sustentar e promover no dia a dia, pois a diversidade nos torna fortes e os valores unificados.
d) Através da compreensão e receptividade, uma pessoa tolerante aproxima alguém diferente e, ao aceitar e acomodar, demonstra tolerância de forma prática.
2. Conforme o texto, o que é tolerância religiosa?
3. O que a Constituição Federal garante em relação à liberdade religiosa? Para você, por que essa lei é importante no Brasil?
4. Assinale a alternativa que mostra uma prática de intolerância religiosa.
a) Deve-se promover o respeito e o apreço pela diversidade em todos seus âmbitos.
b) Possuir a capacidade de respeitar e aceitar outras religiões é um ato de cidadania.
c) O governo deve apoiar, acatar e incentivar a realização de liturgias e cultos na sociedade.
d) Numa situação de conflito, é importante sempre defender sua religião como superior.
5. No dia 16 de novembro é comemorado o Dia Internacional da Tolerância, e essa data é uma ótima oportunidade para a reflexão. Para você, que atividades sociais podem ser realizadas em sua comunidade visando o respeito a toda prática religiosa?
6. Segundo a Constituição Federal, é CRIME:
a) não participar de nenhuma crença religiosa.
b) garantir os direitos fundamentais das pessoas.
c) impor uma fé religiosa para alguém da família.
d) incentivar familiares a desenvolverem uma fé.
7. Associe a primeira coluna com a segunda:
(1) Garantia de participação em missas ou cultos.
(2) Separação entre Estado e Religião.
(3) Pluralidade de pensamentos sociais.
(4) Múltiplas crenças ocupando um mesmo lugar.
(5) Conversar e se respeitar mutuamente.
(6) Ofender e rechaçar religiões.
( ) Intolerância religiosa.
( ) Tolerância religiosa.
( ) Laicidade.
( ) Diálogo inter-religioso.
( ) Multiculturalismo.
( ) Diversidade religiosa.
8. Em sua opinião, é possível conviver com alguém que possui uma religião diferente da sua? Justifique sua resposta.
9. Releia a frase de Roberto Mistrorigo no texto e escreva com suas palavras qual a principal mensagem deixada por ele para todos os religiosos.
10. Qual atitude abaixo NÃO é uma forma de combater a violência religiosa?
a) Não é necessário concordar com todas as religiões, mas é preciso respeitá-las.
b) Todos são livres para ter suas convicções religiosas, mas todos devem aceitar a liberdade do outro.
c) A informação é a principal ferramenta na luta pelo fim da intolerância religiosa no Brasil e no mundo.
d) Tentar convencer alguém com intimidações é uma forma de aproximá-lo ao Ser Transcendente.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Tolerância Religiosa
Objetivo da Aula: Explorar a diversidade de crenças religiosas no Brasil e analisar a legislação que viabiliza a expressão da fé.
Habilidades da BNCC: (EF07ER05) Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa entre as religiões. (EF08ER06) Analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções. (EF07ER08) Reconhecer o direito à liberdade de consciência, crença ou convicção, questionando concepções e práticas sociais que a violam.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.