Atividade sobre tolerância religiosa para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano com texto para interpretação e gabarito.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Tolerância Religiosa
Objetivo da Aula: Explorar a diversidade de crenças religiosas no Brasil e analisar a legislação que viabiliza a expressão da fé.
Habilidade da BNCC: (EF07ER05) Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa entre as religiões. (EF08ER06) Analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções. (EF07ER08) Reconhecer o direito à liberdade de consciência, crença ou convicção, questionando concepções e práticas sociais que a violam.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
TEMA: TOLERÂNCIA RELIGIOSA
Você sabia que liberdade religiosa é um direito constitucional de todos os brasileiros e estrangeiros que vivem em nosso país? A Constituição Federal, no artigo 5º, inciso VI, garante ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.
A tolerância religiosa é a capacidade de o ser humano respeitar e permitir a liberdade de crença, garantindo direitos fundamentais da sociedade. Discriminar alguém por pensar ou atuar conforme sua crença religiosa e desmoralizar publicamente imagens de objetos de culto religioso caracterizam violações a este direito.
Segundo a Ministra da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves (2022) “Todas as expressões religiosas devem ser igualmente respeitadas e protegidas, assim como a opção de não ter nenhuma religião”. Essa frase permite ratificar que todas as crenças e não crenças precisam ser consideradas pela coletividade.
ESTADO LAICO
Vale ressaltar que o Estado brasileiro não pode adotar nenhuma religião de forma oficial e, esse fato, é amparado em Lei, desde a primeira Constituição republicana. A ideia de religião oficial deixou de ter previsão legal. Podemos, inclusive, afirmar que a laicidade é uma vitória a partir do Iluminismo, o que fez as religiões serem consideradas como algo íntimo do ser humano.
UM PAÍS PLURAL
Somos um país multicultural, logo, a diversidade religiosa é uma marca do povo brasileiro. No Censo de 2010 foi constatado pelo IBGE que existem aqui cerca de 40 grupos religiosos. No referido ano, 64,6% dos brasileiros afirmaram ser católicos, 22,2% declararam ser evangélicos e 2% eram espíritas. O levantamento ainda registrou que 0,3% eram seguidores da umbanda e do candomblé. Essa diversidade demanda que o respeito à crença religiosa seja a tônica das relações sociais. Se vivemos em um país tão plural no campo religioso, qual a necessidade de ainda contemplarmos a violência com as pessoas que possuem uma crença diferente de outros? Pense nisso!
REFLEXÃO
Portanto, a tolerância religiosa é definida como a permissão dada pelos adeptos de uma religião dominante para que outras religiões existam, mesmo que estas sejam vistas com desaprovação, inferiores, equivocadas ou prejudiciais. Roberto Mistrorigo escreveu: “A verdadeira liberdade é a que resulta de uma justa indignação contra a opressão, com disposição para acolher o diferente, aceitar aquilo que nos parece exótico, dialogar com pessoas que escolheram métodos diferentes de amar e conviver com o Divino”. Por isso, tolerar é um ato de cidadania.
Texto: Tudo Sala de Aula
Atividades
1. Sobre a tolerância, assinale a alternativa FALSA:
- a) A tolerância reconhece a individualidade e a diversidade, enquanto remove máscaras divisoras e neutraliza a tensão criada pela ignorância.
- b) Aceitar os outros e apreciar as diferenças é um ato de tolerância, logo, acolher os sentimentos das pessoas é sempre superior a si próprio.
- c) A tolerância é um ato de humanidade que devemos sustentar e promover no dia a dia, pois a diversidade nos torna fortes e os valores unificados.
- d) Através da compreensão e receptividade, uma pessoa tolerante aproxima alguém diferente e, ao aceitar e acomodar, demonstra tolerância de forma prática.
2. Conforme o texto, o que é tolerância religiosa?
3. O que a Constituição Federal garante em relação à liberdade religiosa? Para você, por que essa lei é importante no Brasil?
4. Assinale a alternativa que mostra uma prática de intolerância religiosa.
- a) Deve-se promover o respeito e o apreço pela diversidade em todos seus âmbitos.
- b) Possuir a capacidade de respeitar e aceitar outras religiões é um ato de cidadania.
- c) O governo deve apoiar, acatar e incentivar a realização de liturgias e cultos na sociedade.
- d) Numa situação de conflito, é importante sempre defender sua religião como superior.
5. No dia 16 de novembro é comemorado o Dia Internacional da Tolerância, e essa data é uma ótima oportunidade para a reflexão. Para você, que atividades sociais podem ser realizadas em sua comunidade visando o respeito a toda prática religiosa?
6. Segundo a Constituição Federal, é CRIME:
- a) não participar de nenhuma crença religiosa.
- b) garantir os direitos fundamentais das pessoas.
- c) impor uma fé religiosa para alguém da família.
- d) incentivar familiares a desenvolverem uma fé.
7. Associe a primeira coluna com a segunda:
- (1) Garantia de participação em missas ou cultos.
- (2) Separação entre Estado e Religião.
- (3) Pluralidade de pensamentos sociais.
- (4) Múltiplas crenças ocupando um mesmo lugar.
- (5) Conversar e se respeitar mutuamente.
- (6) Ofender e rechaçar religiões.
- ( ) Intolerância religiosa.
- ( ) Tolerância religiosa.
- ( ) Laicidade.
- ( ) Diálogo inter-religioso.
- ( ) Multiculturalismo.
- ( ) Diversidade religiosa.
8. Em sua opinião, é possível conviver com alguém que possui uma religião diferente da sua? Justifique sua resposta.
9. Releia a frase de Roberto Mistrorigo no texto e escreva com suas palavras qual a principal mensagem deixada por ele para todos os religiosos.
10. Qual atitude abaixo NÃO é uma forma de combater a violência religiosa?
- a) Não é necessário concordar com todas as religiões, mas é preciso respeitá-las.
- b) Todos são livres para ter suas convicções religiosas, mas todos devem aceitar a liberdade do outro.
- c) A informação é a principal ferramenta na luta pelo fim da intolerância religiosa no Brasil e no mundo.
- d) Tentar convencer alguém com intimidações é uma forma de aproximá-lo ao Ser Transcendente.
+ Conteúdos de Ensino Religioso para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.