Atividade de história sobre memória e história para o 2º ano e 3º ano com texto e gabarito.
Planejamento para o professor:
Objetivo: Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário, a fim de reconhecer a importância da preservação da memória individual e coletiva para a compreensão da história e da identidade cultural. Habilidade da BNCC: (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
MEMÓRIA E HISTÓRIA
Você sabia que nós fazemos parte da história e estamos constantemente a construí-la através de nossas ações? Quando escrevemos textos, tiramos fotos e gravamos vídeos, estamos estabelecendo registros que os historiadores podem estudar no futuro para entender como vivemos hoje.
Sempre sabemos o que aconteceu no passado através de registros antigos, sejam eles escritos ou fotografados. Eles guardam a memória dos fatos antigos e são transferidos pela família, pela escola ou comunidade a qual pertencemos.
Um historiador é definido como um pesquisador que estuda os registros que as pessoas deixaram ao longo do tempo para entender como conviviam no passado. Esses documentos são chamados de fontes históricas.
TIPOS DE FONTES HISTÓRICAS:
As fontes históricas são classificadas em:
- Fontes escritas: são bilhetes, agendas, livros, revistas, jornais, documentos oficiais, dentre outros.
- Fontes orais: são as memórias contadas pelas pessoas e não possuem registros escritos, como cantigas, lendas, entrevistas e depoimentos.
- Fontes visuais: são imagens, fotografias, pinturas, artes, desenhos, mapas e filmes.
FONTES MATERIAIS E IMATERIAIS
Fontes materiais:
São registros que possuem uma base física, como papel, madeira, pedra ou até em um meio digital. São objetos como pinturas, esculturas, fotografias, roupas, móveis, livros e construções, que arquivam informações sobre o passado.
Fontes imateriais:
São aquelas fontes que não possuem um registro físico, mas estão na memória das pessoas. São as tradições das comunidades, como as festas, as cantigas, as danças, os costumes, as lendas e os mitos. Logo, esse conhecimento é repassado oralmente de geração em geração e sendo aprendidos no dia a dia.
Excelente atividade, vai me ajudar muito com os meus alunos!
ResponderExcluirCom a professora eliziane
ExcluirExcelente
ResponderExcluirObrigado!!
ExcluirGostei muito dessa atividade e já usei várias outras com a minha turma!
ResponderExcluirFicamos felizes em ajudar!
ExcluirApaixonada por todas as atividades do seu Blog. Muito obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirNós que agradecemos Jozélia!
ExcluirEstou encantada com a exposição dos conteúdos. Vocês merece muito sucesso.
ResponderExcluirGratidão por seu feedback!
ExcluirMuito obrigada por estas atividades, pois sou iniciante e essas atividades me ajuda muito e gosto delas porque tem gabarito, obrigada.
ResponderExcluirFicamos muito felizes em ajudar! Conte sempre conosco.
Excluir