Atividade de arte sobre lendas indígenas para o 4º ano e 5º ano com texto e gabarito.
Habilidade BNCC:
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
LENDAS INDÍGENAS
Você sabia que as lendas fazem parte da nossa cultura desde o descobrimento do Brasil? Elas possuem origem na civilização indígena em conjunto com os mitos trazidos pelos portugueses. Elas estão sempre interligadas à natureza, podendo ter detalhes ou nomes diferentes conforme cada região brasileira.
As lendas indígenas têm como objetivo ajudar a retratar histórias contadas pelos índios mais velhos sobre animais e plantas, falar sobre a origem do mundo, além de contar histórias do seu povo, de seus costumes, crenças e culturas.
Que tal conhecermos algumas delas?
LENDA DO BOITATÁ
Diz a lenda que Boitatá é uma gigantesca cobra-de-fogo que durante o dia é quase cega e à noite vê tudo. Boitatá era uma espécie de cobra que sobreviveu a um grande dilúvio onde cobriu a terra, e para escapar, entrou num buraco que ficou escuro, assim, seus olhos cresceram.
LENDA DO SACI-PERERÊ
Diz a lenda que Saci é uma criança negra que possui apenas uma perna. Usa na cabeça um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser. Ele é muito brincalhão e agitado, por isso, anda sempre fazendo travessuras por onde passa.
LENDA DA IARA
Segunda a lenda, Iara é uma jovem que atrai os homens com sua beleza e voz. Ela sai do fundo das águas linda, metade mulher, metade peixe, com longos cabelos enfeitados com flores. Quem ouve seu cântico, logo se apaixona e cai em seu feitiço, atraindo-se para o fundo do mar e nunca mais volta.
Refletindo
Essas lendas são narrativas usadas pelos índios para doutrinação. Muitas dessas histórias se estabeleciam em um ambiente misterioso e fantasioso da floresta e descreviam a bravura dos ancestrais para defender a preservação da cultura indígena.
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.
Isso ajudou muito
ResponderExcluirAs atividades são excelentes! Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirFicamos felizes por seu comentário! Gratidão!
ExcluirmUITO BOM! aJUDA PARA PROFESSORES! pOR FAVOR CONTINUEM. lÍVIA fARIAS
ExcluirMuito obrigado!
ExcluirÓtimo! Gratidão...
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirCom certeza, em termos de qualidade em conteúdos e organização das atividades, nota 1.000!!! Parabéns
ResponderExcluirGratidão pelas palavras conte sempre conosco!
ExcluirMuito bom, mas como sabemos que em 1500 quando os portugueses chegaram ao Brasil, já existia os povos indígenas. Seria bom retirar da introdução “ desde o descobrimento do Brasil? “ e colocar: “desde a chegada dos portugueses ao Brasil?”
ResponderExcluir