Portugues 8° e 9° ano

Atividade sobre Regras de Jogo - 7º Ano - 8º Ano - 9º Ano - Com gabarito

Fonte: https://sites.google.com/site/terrordascartas/regras

(Adaptado por Tudo Sala de Aula)

Atividades

1. Qual a finalidade principal do texto?
a) Mostrar como se brinca com os amigos em roda.
b) Instruir sobre o funcionamento de uma brincadeira.
c) Convencer as pessoas a participarem de um jogo.
d) Estimular o uso de cartas como atividade competitiva.

2. Qual o público-alvo do jogo apresentado pelo texto?



4. O texto “Regras de Jogo – UNO” revela 
a) uma opinião sobre um jogo em grupo.
b) um fato sobre assuntos de interesse público.
c) um procedimento sobre uma atividade lúdica.
d) um argumento sobre o que os jogadores gostam.

5. Conforme o texto, a carta
a) curinga só pode ser lançada sobre uma carta da mesma cor.
b) bloqueio impossibilita o jogador anterior de jogar novamente.
c) +2 exige o jogador subsequente pegar cartas e ainda passa a vez.
d) curinga +4 permite ao jogador que a recebeu escolher uma cor.

6. Localize uma consequência dada ao jogador, caso não fale UNO quando jogar sua penúltima carta.


7. No trecho: “Caso a jogada tenha sido legal…”, a palavra grifada indica relação de
a) causa.
b) oposição.
c) concessão.
d) condição.

8. Assinale o trecho cuja palavra grifada indica circunstância de tempo.
a) “todos passem o baralho para o jogador a esquerda”
b) “virada para baixo e então vira-se uma carta do monte.”
c) “dessa vez valendo como base a carta colocada pelo jogador”
d) “pode ser jogada durante qualquer momento do jogo”

9. Em: “devem ficar em silêncio até que a pessoa que a jogou”, a preposição até, nesse trecho, indica sentido de
a) limite.
b) quantidade.
c) continuação.
d) espaço.

10. O uso das aspas na palavra “blefando” foi empregado para marcar uma
a) gíria dos estudantes.
b) expressão popular.
c) linguagem formal.
d) palavra estrangeira.

11. No texto, o que a palavra “blefando” significa?


12. Localize no texto uma palavra que transmite relação de:
a) Tempo: ________________
b) Oposição: ______________
c) Alternância: _____________
d) Intensidade: _____________
e) Negação: ________________
f) Conclusão: _______________
g) Adição: __________________

13. No trecho: “uma carta idêntica”, a palavra grifada poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por:
a) parecida.
b) semelhante.
c) simular.
d) igual.

14. Segundo o texto, em que momento é possível um participante jogar sua carta sem ser sua vez e o jogo recomeçar a partir dele?




Gabarito
  • 1B / 2. Recomenda-se para pessoas a partir dos 7 anos. / 3. Quando zerar as suas cartas na mão. / 4C / 5C / 6. Se não fizer isso, os demais jogadores podem obrigá-lo a comprar mais duas cartas. / 7D / 8D / 9A / 10B / 11. Significa enganar, mentir, ludibriar. (Professor, considere outras respostas) / 12. a) quando, b) porém, c) ou, d) mais, e) não, f) então, g) e. (Professor, considere outras palavras) / 13D / 14. Quando um jogador possui uma carta idêntica (número ou símbolo + cor) a última descartada, ele poderá jogá-la antes que o próximo jogador descarte. / 15. Resposta Pessoal.
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