QUIZ DE PORTUGUÊS - 11 - DIVERSAS HABILIDADES - 8º ANO E 9º ANO
PorTudo Sala de Aula-
3
Prova online dePortuguês 8° e 9° ano com diversas habilidades.
É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!
Exibir respostas somente após resolver todas as questões:
Leia o texto abaixo.
—
(TSA) Esse texto aborda principalmente sobre
Leia o texto abaixo.
Mercado do tempo
Natal já tá aí. O ano passou voando. É a vida, cada vez mais corrida. Vinte e quatro horas é pouco – precisava um dia maior para pôr tudo em dia.
Contra esses lugares-comuns, boa parte dos manuais prescreve doses regulares de priorização, planejamento, marketing, lembretes, listas e agendas, analógicos e digitais.
Mas a ciência tem uma receita diferente: você não vai aprender a controlar seu tempo encarando um calendário. Antes, é necessário olhar para outros lugares. [...] É no dia a dia que se revela nossa habilidade de cumprir planos.
Não é algo que você nasce sabendo. A forma como você gasta e às vezes ganha tempo é influenciada por fatores culturais, geográficos e econômicos.
Tudo isso resulta na sua orientação temporal, uma fórmula pessoal de encarar passado, presente e futuro. Mas uma coisa vale para todos nós: o tempo passa. Melhor aprender seu ritmo, antes que ele acabe ultrapassando você.
URBIM, Emiliano
—
(Spaece) Esse texto trata principalmente da necessidade de
Leia o texto abaixo.
O futebol evocado na
Europa
A bola não é a inimiga como o touro, numa corrida; e embora seja um utensílio caseiro e que se usa sem risco, não é o utensílio impessoal, sempre manso, de gesto usual: é um utensílio semivivo, de reações próprias como bicho, e que, como bicho, é mister [...] usar com malícia e atenção dando aos pés astúcias de mão.
MELO NETO, João Cabral de; MACHADO, Luiz
—
(Spaece) No trecho “A bola não é a inimiga/ como o touro, numa corrida;” o termo destacado dá a ideia de
—
(TSA) Em: “... e embora seja um utensílio caseiro...” a expressão abaixo que substitui a palavra destacada, sem alteração de sentido, é:
Leia o texto abaixo.
Poema
Oh! Aquele menininho que dizia “Fessora, eu posso ir lá fora? ” Mas apenas ficava um momento Bebendo o vento azul... Agora não preciso pedir licença a ninguém. Mesmo porque não existe paisagem lá fora: Somente cimento. O vento não mais me fareja a face como um cão amigo... Mas o azul irreversível persiste em meus olhos.
QUINTANA, Mário.
—
(Spaece) Nesse texto, conclui-se que o eu lírico
—
(TSA) A palavra “Fessora” é um exemplo de linguagem:
Leia o texto abaixo.
Idioma ajuda a criar marcas de identidade
A língua é patrimônio de uma coletividade, seja ela a língua oficial de um Estado constituído, seja ela a língua materna de uma comunidade minoritária de imigrantes em um país estrangeiro, [...] e assim por diante. De qualquer modo, a língua constitui marca identitária da comunidade que a usa [...].
Entretanto, nenhuma língua compõe um bloco de formas e construções cristalizadas, usadas sempre do mesmo modo por todos os falantes, isto é, nenhuma língua é cristalizada, sem variações, imutável. Aliás, imaginar uma língua que assim fosse é imaginar algo completamente impossível. Uma língua cumpre suas funções em uma comunidade exatamente porque: ela é moldável, para satisfação dos propósitos da fala; ela é variável, para oferta às escolhas dos falantes; ela é dinâmica, para servir às necessidades de expressão nas diferentes situações, nos diferentes lugares, nos diferentes momentos. Só assim ela revela as identidades individuais que se constroem no espaço simbólico que ela própria identifica e marca, no conjunto. [...] Significa isso que se esteja negando a existência de padrões? Não, pelo contrário. Nessa variabilidade e nesse dinamismo naturalmente se formam “padrões” de uso, que, por sua vez, identificam grupos, e, numa apuração mais fina, identificam os próprios indivíduos.
NEVES, Maria Helena de Moura.
—
(Spaece) A ideia defendida nesse texto está no trecho:
—
(TSA) Em: “...ela é variável, para oferta às escolhas dos falantes; ” a palavra destacada refere-se
Leia o texto abaixo.
Exercícios
Os exercícios são um componente essencial para uma vida saudável, e normalmente são obrigatórios no currículo escolar de todos os adolescentes. Contudo, algumas aulas de ginástica por semana não são suficientes, e é uma boa ideia fazer mais exercícios fora da escola – quanto mais, melhor! Aulas de aeróbica e step podem ser uma boa escolha para a adolescente pouco esportista, mas existem centenas de outras atividades para escolher. Se você não sabe por qual delas optar, tente natação: é excelente como exercício geral, sendo famosa por trabalhar todos os músculos do corpo. [...]
RUGEN, Samantha.
—
(SAEPI). No trecho, “Contudo, algumas aulas de ginástica por semana não são suficientes...”, a palavra destacada estabelece relação de
—
(TSA) O uso dos dois pontos em: “... tente natação: é excelente como exercício geral...” tem a função de:
gostei bastante
ResponderExcluiramei
ResponderExcluirmuito bm demais
ResponderExcluir