Atividade de Artes sobre jogo dramático para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano com texto e gabarito.
O JOGO DRAMÁTICO: A CENA
Você já assistiu a uma apresentação teatral? Se sim, o que você achou dessa experiência? Compartilhe com seus colegas!
Geralmente, quando uma pessoa compra um ingresso para assistir a uma peça teatral, está almejando diversão ou alívio para as tensões do cotidiano. Foi para isso que surgiu o teatro na sociedade. Entretanto, atualmente, o teatro vai além dessas possibilidades, pois estimula o conhecimento, a comunicação e a criatividade. O teatro permite que as pessoas desenvolvam sua consciência social e individual para uma vivência melhor na comunidade. Ele sempre encantou as pessoas desde a Grécia Antiga, pois possui a capacidade de transmitir os principais sentimentos humanos.
O JOGO DRAMÁTICO
Esse jogo deve acontecer de forma espontânea e seus integrantes essenciais são: o prazer, a alegria e o lúdico. Essa atividade é uma maneira de levar os participantes a pensar, relaxar, trabalhar, ousar, experimentar e a criar novas possibilidades. Uma peça de teatro se divide basicamente em cenas e atos. Os atores são os elementos mais importantes e necessários de uma peça de teatro.
ATOS
Eles são constituídos de uma série de cenas interligadas por uma linha temática da apresentação. Entende-se também como capítulos da peça de um teatro. O intervalo que acontece entre os atos é uma forma estratégica da história, isso acontece quando as cortinas são fechadas e o espectador se reconstitui emocionalmente para o próximo ato. Geralmente, o começo de um novo ato (capítulo) é marcado por um som forte no assoalho do palco, atrás das cortinas.
TIPOS DE CENAS
Cena dramática
Cada apresentação no palco mostra um conflito ou atrito na narrativa. Essa cena dramática é cheia de peripécias, encontros e desencontros. Resumindo: o protagonista (personagem principal) deseja algo e o antagonista tenta impedir a realização dessa aspiração.
Cena cômica
A comédia também pode fazer parte do teatro. Nessas apresentações, a utilização do humor permite provocar o riso do público. O ator deve mobilizar a construção da comicidade, através de gestos e falas.
Cena melodramática
É um tipo de cena teatral dramática caracterizada pelo exagero das situações representadas. A cena melodramática surgiu na Grécia antiga que marcou a união da ação e da música, ao drama. O melodrama visa intensificar as virtudes e vícios dos personagens, sejam heróis ou vilões. Seu objetivo é impressionar e comover o público relacionando o fictício com a realidade.
Cena trágica
É uma forma de texto dramático caracterizada pela seriedade e pelo sofrimento interpretado pelos atores.
REFLETINDO
O teatro é capaz de proporcionar vários benefícios para o ser humano, como o estímulo ao autoconhecimento e a capacidade de melhor interação entre outras pessoas. Quem participa de teatro aumenta o interesse pela literatura e do senso de responsabilidade.
1. Qual a função do teatro na sociedade?
________________________
a) toda forma de apresentação no palco.
b) a exposição lúdica e espontânea da cena.
c) a capacidade de realizar ações cômicas.
d) toda parte de realização do enredo escrito.
3. Observe a imagem e depois responda:
Qual o tipo de cena mais se aproxima à reação do público da imagem?
a) Cena dramática.
b) Cena melodramática.
c) Cena trágica.
d) Cena cômica.
4. Assinale a alternativa FALSA:
a) O teatro permite transmitir os principais sentimentos humanos.
b) O teatro promove a interação e o autoconhecimento entre as pessoas.
c) O teatro se caracteriza basicamente pelos movimentos previamente estabelecidos.
d) O teatro proporciona às pessoas o interesse pela literatura.
6. Na cena melodramática, é possível perceber principalmente a existência de
a) humor e brincadeiras.
b) exageros emocionais.
c) músicas durante a fala.
d) aflição e profunda agonia.
7. No teatro, como o ato pode ser definido?
___________________
8. Segundo o texto, por que os intervalos são necessários entre as apresentações dos atos teatrais?
___________________