Atividade sobre o dia da Consciência Negra para o 4º ano, 5º ano e 6º ano com texto de apoio e gabarito.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Dia da Consciência Negra
Objetivo da Aula: Compreender a origem e relevância do Dia da Consciência Negra
Habilidade da BNCC: (EF05ER05) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo país. Essa data homenageia Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos. Zumbi foi assassinado em 20 de novembro de 1695. Assim, esse dia representa a luta dos negros e a busca da consciência negra.
O que é consciência negra?
Essa expressão significa reconhecer e valorizar a luta dos negros, sua cultura e suas contribuições para a formação do povo brasileiro. A data de 20 de novembro que, além de homenagear as culturas e lutas dos povos negros, reforça a importância da sociedade como um todo refletir e agir para combater o racismo que ainda existe no país.
Qual o objetivo de comemorar esse dia?
O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância dos negros no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. Afinal, a música, a política, a religião e várias outras áreas sociais foram fortemente influenciadas por essa cultura.
História da consciência negra
No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os africanos. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. Localizado no atual estado de Alagoas, o Quilombo dos Palmares, que era liderado por Zumbi, formava a resistência ao sistema escravocrata que vigorava. Ali, os negros escravizados recuperavam sua liberdade, preservavam a cultura africana na colônia e viviam do plantio e do comércio realizado com cidades próximas.
O assassinato de Zumbi o transformou num mito entre os africanos escravizados e sua história foi passando de geração em geração. Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só terminaria em 13 de maio de 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil. A abolição ocorreu cerca de 193 anos após a morte de Zumbi.
Oficialização da data
Já o Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei que instituiu a data o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, sem obrigatoriedade de feriado. No entanto, atualmente, a data é feriado em mais de mil municípios.
REFLETINDO
Assim sendo, o dia 20 de novembro é a ocasião perfeita para refletir sobre a inclusão do negro na sociedade brasileira e da igualdade racial. Além de comemoração histórica, a data foi instituída para marcar e abrir o debate sobre políticas públicas de ação para o acesso dos negros ao que o Estado Democrático de Direito deve oferecer a todo cidadão: direito à educação, saúde e justiça social.
Fonte:
https://educacaointegral.org.br
(Texto adaptado por Tudo Sala de Aula, 2022)
Atividades
1. Por que o dia 20 de novembro foi escolhido para comemorar o dia da consciência negra?
2. O dia 20 de novembro tem a finalidade de apresentar
a) o fim da escravidão e do preconceito no Brasil.
b) o dia do nascimento do Zumbi dos Palmares.
c) o reconhecimento das conquistas dos negros.
d) a valorização de todas as culturas brasileiras.
3. Observe a imagem e responda à questão:
A imagem acima visa representar
a) a escravidão.
b) o preconceito.
c) a educação.
d) a liberdade.
4. Um trecho do Artigo 5º da Constituição Federal garante que todos os brasileiros são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Você concorda com esse artigo da lei? Por quê?
5. O artigo 3º da Constituição Federal constitui os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. Qual alternativa abaixo NÃO se refere a um desses fundamentos?
a) Construir uma sociedade livre, justa e solidária.
b) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem.
c) Ampliar as desigualdades sociais e regionais.
d) Garantir o desenvolvimento nacional.
6. Conforme o texto, o que significa comemorar o dia da consciência negra?
7. Cite áreas sociais onde elementos da cultura negra podem ser identificados.
8. O que foi o Quilombo dos Palmares?
9. Observe a imagem e responda:
Essa imagem visa representar principalmente
a) o fim da violência urbana e social.
b) o combate a todo tipo de preconceito
c) a erradicação da discriminação racial.
d) o reconhecimento de um erro cometido.
10. Assinale as alternativas que revelam atitudes CORRETAS para combater o racismo estrutural.
a.( ) Silenciar, ainda que constrangido, diante de “brincadeiras” preconceituosas.
b.( ) Incentivar o envolvimento de pessoas negras em trabalhos sociais importantes.
c.( ) Ler produção de autores negros e disseminar as boas ideias de pensadores negros.
d.( ) Denunciar os episódios racistas e discursos de ódio observados na internet.
e.( ) Reproduzir comportamentos preconceituosos, até serem denunciados.
f. ( ) Não incentivar apelidos que caracterizam alguns estereótipos.
11. Para você, que ações podem ser desenvolvidas em sua comunidade que visem combater práticas racistas ainda existentes na sociedade?
+ Conteúdos de Ensino Religioso para 4° e 5° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.