Atividade de ciências sobre a evolução dos seres vivos para o 7º ano, 8º ano e 9º ano com gabarito.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Evolução.
Objetivo da Aula: Compreender alguns mecanismos da evolução.
Habilidades da BNCC: (EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
1. A Evolução dos seres vivos é um processo que ocorre as mudanças ou transformações ao longo do tempo, originando novos seres. Essas transformações são passadas aos descendentes futuros. Dentre os estudiosos abaixo, quem é considerado um dos pioneiros dos estudos em evolução?
- a) Lamarck.
- b) Louis Pasteur.
- c) Isaac Newton.
- d) Spallanzani.
2. O lamarckismo é uma teoria evolucionista criada pelo francês Lamarck que se baseava em duas leis elementares no qual evidenciou suas explicações sobre a evolução das espécies. Diante disso, identifique quais são elas:
- a) lei da evolução no tempo e seleção das melhores espécies.
- b) lei de uso e desuso e herança dos caracteres adquiridos.
- c) lei uso de caracteres e herança evolucionista.
- d) lei seletiva e lamarckista.
3. Observe o cladograma abaixo que representa a evolução humana:
De acordo com os estudos sobre a evolução do ser humano e análises que comprovam uma semelhança do seu material genético (DNA) com do Chimpanzé, marque a alternativa CORRETA:
- a) o chimpanzé é uma espécie ancestral do homem.
- b) o chimpanzé e o homem possuem um ancestral comum.
- c) o homem e o chimpanzé não se assemelham em nada.
- d) os chimpanzés possuem inteligência igualitária a do homem.
4. Observe a imagem abaixo e determine a alternativa CORRETA sobre a lei do uso e desuso.
- a) O pescoço da girafa era curto. Ela habitava em ambientes cuja alimentação (vegetação) era escassa a sua altura, por isso, evoluiu de acordo com a necessidade de se alimentar, adquirindo o pescoço alongado.
- b) O pescoço da girafa sempre foi longo. Ela habitava em ambientes cuja alimentação (vegetação) sempre foi farta. Assim sendo, evoluiu mais o pescoço, tornando-o alongado.
- c) O pescoço da girafa era maleável e não se sustentava em pé, com isso, o ambiente que habitava permitiu evoluir mais o pescoço, tornando sua estrutura rígida.
- d) O pescoço da girafa era pequeno e no ambiente que habitava existia a competição por alimento entre outras girafas e, para vencerem a disputa, precisaram evoluir mais o pescoço, tornando-o alongado.
5. Qual das evidências citadas abaixo NÃO permite confirmar os estudos evolucionistas e garantir a sustentação de sua tese?
- a) Espécies atuais aparentadas a uma espécie extinta (homologia).
- b) Fósseis de espécies pré-históricas encontrados.
- c) Espécies que apresentam material genético semelhante, indicando um parentesco próximo.
- d) Espécies extintas sem comprovação existencial.
6. Charles Darwin foi outro colaborador importantíssimo para os estudos e comprovações evolucionistas. Atualmente, sua teoria é uma das mais defendidas. Dentre as teorias abaixo, qual foi proposta por Darwin?
- a) Lamarckismo.
- b) Fixismo.
- c) Seleção natural.
- c) Seleção natural.
7. A seleção natural atualmente é considerada um dos importantes mecanismos evolucionistas. Numa contextualização básica, a seleção natural é
- a) um processo pelo qual os seres vivos sofrem transformações influenciadas pelo meio e deixam de existir nas próximas gerações.
- b) um processo pelo qual os seres vivos que melhor se adaptam ao meio são selecionados, reproduzem-se e repassam seus caracteres às próximas gerações.
- c) um processo em que os seres vivos são selecionados pela natureza sem sofrer transformações nas futuras gerações.
- d) um processo pelo qual os seres vivos são influenciados por outras espécies mutantes e nas próximas gerações são modificadas.
8. Na imagem abaixo, observam-se algumas espécies de aves diferentes de tentilhões, estudadas por Charles Darwin. Estas aves habitavam as ilhas dos Galápagos. Uma das observações notadas pelos naturalistas foram as diferenças no formato do bico. Diante disso, qual a melhor explicação para essas espécies terem adquirido diferentes estruturas auxiliares para alimentação?
- a) As espécies se adaptaram ao meio e suas funções. As que se alimentavam de sementes maiores evoluíram seus bicos para um formato largo e bem rígido, enquanto as que se alimentavam de insetos teriam bicos longos e finos.
- b) As espécies se adaptaram ao meio, mas não sofreram transformações exageradas. O formato dos bicos tendia a ser diferente pela competição que existia por alimento e por parceiro.
- c) As espécies se adaptaram ao meio escasso em alimento e evoluíram seus bicos para garantir uma alimentação diferente.
- d) As espécies se adaptaram ao meio escasso em alimento e evoluíram seus bicos para garantir uma alimentação diferenciada das demais, para não haver competição.
9. Qual dos estudiosos abaixo foi chamado o pai da evolução pelas grandes contribuições no percurso histórico evolucionista?
- a) Lineu.
- b) Lamarck.
- c) Louis Pasteur.
- d) Charles Darwin.
10. Observe a imagem abaixo que trata sobre as duas teorias: Fixismo e Evolucionismo e identifique a alternativa CORRETA.
- a) o fixismo defendia que as espécies não se modificavam ou sofriam transformações ao longo das gerações, eram “fixas”. Já o evolucionismo explica que ao longo das gerações, as espécies sofriam transformações ocasionadas pela necessidade adaptativa ao meio.
- b) o fixismo defendia que as espécies passavam por transformações simples ao longo das gerações. Já o evolucionismo, transformações mais complexas para se adaptar ao meio.
- c) o fixismo defendia que as espécies se transformavam em outros seres adquirindo novas características visíveis, já o evolucionismo explica que ao longo das gerações, as espécies não sofriam transformações e continuavam as mesmas.
- d) o fixismo defendia que as espécies sofriam modificações mais significativas na questão alimentar e não influenciavam na geração futura, já o evolucionismo explica que ao longo das gerações, as espécies sofriam transformações ocasionadas pela necessidade de reproduzir.
+ Conteúdos de Ciências para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Raila Kércia
Tem licenciatura em Ciências Biológicas e é especialista em Psicopedagogia Institucional.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.