Prova online de Língua Portuguesa 8º ano e 9º ano com diversas habilidades
É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!
Exibir respostas somente após resolver todas as questões:
— O humor produzido na tirinha é resultante
— A expressão “desapegar”, no contexto do anúncio, estimula
Leia os textos abaixo.
Texto 1
Mapa da Devastação
Texto 2
Há qualquer coisa no ar do Rio, além de favelas
— Uma declaração do segundo texto que CONTRADIZ o primeiro é
— A finalidade dos textos é
Leia o texto abaixo.
Biotecnologia contra a seca
Para verificar se o gene escolhido estava realmente relacionado à adaptação da planta ao estresse hídrico, as equipes de Marcio Alves Ferreira, do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Eduardo Romano, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), submeteram mudas da espécie Coffea arabica, a mais usada comercialmente, a longos períodos sem água. Eles observaram que, quanto mais seco ficava o ambiente, maior era a contribuição desse gene na proteção da planta.
O passo seguinte foi transferir o gene para uma planta de laboratório e testar nela essa característica. Nessa etapa, os resultados também foram positivos. “As análises mostraram que o gene não só confere a característica como pode transmiti-la às futuras gerações”, conta Ferreira.
O grupo adianta que pretende testar em campo a resistência à seca em plantas como soja, cana-deaçúcar e algodão, mudas mais fáceis e rápidas de serem manipuladas que o café. “Se responderem como a modelo, não deve demorar muito para que essas plantas cheguem ao mercado. Algo como de cinco a 10 anos”, estima Ferreira.
— Qual é a informação principal desse texto?
— No trecho “… quanto mais seco ficava o ambiente, maior era a contribuição…” (ℓ. 9-10), as expressões destacadas indicam
Leia o texto abaixo.
Fantoches
Um dia as crianças estavam jogando bola na quadra, e a bola passou por cima do muro. Ninguém se atreveu a ir atrás: ela tinha caído no jardim do velho. Então o professor foi até lá. Bateu na porta do velho e, quando ele atendeu, cumprimentou-o com rispidez. “E então, professor, o que aconteceu?” – perguntou o velho. O professor explicou o que tinha acontecido. “Siga-me” – murmurou então.
Para ter acesso ao jardim, era preciso atravessar a casa inteira. Era uma casa estranha, cheia de objetos surpreendentes. Cheirava à madeira e tinta. Quando entrou na sala, o professor olhou ao redor e viu que estava cheia de fantoches, bonecos de madeira esculpidos lindamente. O velho homem devolveu a bola para o professor. “São muito bonitos os seus fantoches, onde você os comprou?” – quis saber o professor. “Eu não os comprei.” – respondeu o velho. “Quer dizer… sim” – explicou o velhinho – “Sou eu quem os faço. Também faço show às vezes.” O professor, admirado, disse: “Muito interessante! Gostaria que o senhor mostrasse isso para as nossas crianças.”
Dias depois, o professor organizou um espetáculo para que o velho homem apresentasse suas marionetes para as crianças. Elas ficaram fascinadas. Desde então, a cada semana, o velho homem dá aulas de escultura e ensina as crianças a fazerem lindos fantoches.
— No trecho “Ele era misterioso,…” (ℓ. 2), o termo em destaque refere-se à palavra
Sua nota:
Você acertou de questões
Nível de aprendizagem: