Atividade de história sobre a Primeira República – A República da Espada – Para o 9º ano do ensino fundamental, com gabarito.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
1. Observe o trecho abaixo.
“A Proclamação da República no Brasil ocorreu no dia 15 de novembro de 1989, quando o ________________________, com o apoio dos militares, dos grandes fazendeiros e da Igreja depôs o então Imperador ______________________, que juntamente com a família foram exilados na Europa.”
Os termos que completam corretamente as lacunas são:
a) D. Pedro I e D. Pedro II
b) D. Pedro I e Marechal Deodoro da Fonseca
c) Marechal Deodoro da Fonseca e D. Pedro II
d) D. Pedro I e Dona Leopoldina.
2. Leia o texto abaixo:
“A vista da representação que me foi entregue hoje, às três horas da tarde, resolvo, cedendo ao império das circunstâncias, partir com a minha família para a Europa, amanhã, deixando assim a pátria, de nós estremecida, à qual me esforcei por dar constante testemunhos de entranhado amor e dedicação durante meio século que desempenhei o cargo de Chefe do Estado. Na ausência, eu, com todas as pessoas da minha família, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo ardentes votos, por sua grandeza e prosperidade”.
O texto acima é um trecho da Carta escrita por D. Pedro II e endereçada ao Marechal Deodoro da Fonseca, em razão da proclamação da República. Através da leitura, podemos considerar que:
a) D. Pedro II se mostra revoltado com a situação e se recusou a deixar o trono de Imperador.
b) D. Pedro II aceita deixar o trono, mas pede que os republicanos deixem sua família e ele permanecerem no Rio de Janeiro por 20 anos.
c) D. Pedro II aceita deixar o trono sem grande confusão e faz votos por grandeza e prosperidade para o Brasil.
d) D. Pedro I informa que deixará o Brasil juntamente com sua família para viver na Europa.
3. Os dois primeiros presidentes a governar o Brasil foram militares, Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto, devido ao fato destes pertencerem ao exército, a primeira fase da chamada Primeira República ficou conhecida como:
a) República da Espada.
b) Ditadura Militar.
c) República dos Canhões.
d) Estado Novo.
4. Um dos principais fatores que levaram ao fracasso do governo de Marechal Deodoro da Fonseca foram as questões relacionadas à economia, uma das ações mais criticadas foi a política monetária adotada pelo ministro Rui Barbosa, onde foram estimuladas as concessões de crédito, criação de empresas e bancos. Política essa que obrigou os governos a fazer várias injeções de crédito, afetando diretamente a economia como um todo. Essa política monetária ficou conhecida como:
a) Enciclopédia.
b) Capitalismo.
c) Socialismo.
d) Encilhamento.
5. Após a renúncia de Deodoro da Fonseca, outro Marechal assumiu a presidência do Brasil, Marechal Floriano Peixoto. Dentre as ações mais conhecidas do seu governo estão sua postura diante das revoltas da Armada, no Rio de Janeiro, e a Federalista, ocorrida no Rio Grande do Sul.
O fato de não poupar mecanismos para combater essas revoltas, o fizeram ficar conhecido historicamente como:
a) Marechal Prudente.
b) Marechal de Ferro.
c) Marechal de Aço.
d) Marechal de Pedra.
Leia o trecho do Hino da Proclamação da República para responder às questões 6 e 7.
1. Liberdade! Liberdade! / Abre as asas sobre nós
2. Das lutas na tempestade / Dá que ouçamos tua voz
3. Nós nem cremos que escravos outrora / Tenha havido em tão nobre País
4. Hoje o rubro lampejo da aurora / Acha irmãos, não tiranos hostis
5. Se é mister que de peitos valentes / Haja sangue em nosso pendão
6. Sangue vivo do herói Tiradentes /Batizou neste audaz pavilhão! (…)
diante das revoltas da Armada, no Rio de Janeiro, e a Federalista, ocorrida no Rio Grande do Sul.
6. Sobre a relação do Hino da Proclamação da República e a real situação vivida no dia 15 de novembro de 1889, pode-se afirmar que
a) o termo liberdade, presente na linha 1, foi utilizado de maneira que somente com a proclamação da República houve a libertação dos escravos no Brasil.
b) o termo “Das lutas na tempestade”, linha 2, pode ser utilizado de maneira correta, tendo em vista a Guerra Civil ocorrida entre os apoiadores de D. Pedro II e Deodoro da Fonseca que deixou 5 mil mortos.
c) na linha 4 afirma que com a Proclamação da República os brasileiros passarão a se ver como irmãos e não tiranos hostis.
d) a luta pela Proclamação da República foi uma obra completamente ligada ao governo português e que não houve nenhum tipo de participação dos brasileiros.
7. Com o surgimento da República, iniciou-se a construção de uma historicidade do Brasil, sob o ponto de vista nacionalista, buscando principalmente heróis nas várias tentativas de libertação da influência portuguesa e posteriormente da monarquia. Um desses heróis é citado no próprio Hino da República. Assinale a alternativa que corresponde a esse herói nacional e o momento histórico do qual fez parte:
a) Tiradentes, Guerra de Canudos.
b) Antônio Conselheiro, Guerra de Canudos.
c) Tiradentes, Inconfidência Mineira.
d) Antônio Conselheiro, Inconfidência Mineira.
8. Após a Proclamação da República, o Brasil teve a sua bandeira modificada e por apenas 4 dias essa foi a bandeira oficial da República, sendo trocada pelo modelo que utilizamos até hoje. A bandeira abaixo traz uma referência clara à bandeira de outro país do continente americano.
Que país é esse?
a) Chile.
b) Canadá.
c) México.
d) Estados Unidos.
9. Uma das principais novidades trazidas pela Proclamação da República em 1889 foi a divisão dos poderes em apenas três, ou seja, a exclusão do poder moderador, com isso os poderes existentes no Brasil, de acordo com a Constituição de 1891, foram:
a) Executivo, Legislativo e Judiciário.
b) Executivo, Partidário e Judiciário.
c) Partidário, Legislativo e Judiciário.
d) Executivo, Legislativo e Partidário.
10. Observe a charge abaixo:
A Proclamação da República e a sua Constituição Republicana trouxeram várias mudanças para as leis brasileiras com avanços indiscutíveis. A charge, porém, trata de forma cômica que
a) a sociedade brasileira foi para a rua, pois considerava o Império como melhor forma de governo.
b) a maioria da sociedade brasileira não compreendia as mudanças políticas trazidas pela República.
c) a grande maioria da sociedade brasileira era contra o casamento civil.
d) a grande maioria da sociedade brasileira estava atuante na luta pela abolição da escravatura no Brasil.
+ Conteúdos de História para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Primeira República.
Habilidade da BNCC: (EF09HI01) Analisar as causas da queda do império e interpretar criticamente as mudanças e permanências quanto aos aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da implantação da República no Brasil.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Cássia Alves
Licenciada em História e especialista em Gestão Escolar, com extensão em Formação Cidadã e Transversalidade.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.