Português 4° e 5° ano

Atividade com Textos Pequenos - Com gabarito

Atividade de língua portuguesa para trabalhar interpretação, localização e inferência de informações a partir da leitura de textos curtos.

Atividade de Língua Portuguesa de Interpretação com Textos Pequenos para o 4º ano, 5º ano ou 6º ano com gabarito.

Planejamento para o professor

Leia e resolva.

Leia e resolva.

Leia e resolva.

REQUENTADO

Um rapaz vai à padaria e pergunta se o salgado era de hoje.
– Não, é de ontem.
– E como faço para comer o de hoje?
– Volte amanhã!

Fonte: www.dicionariopopular.com

Leia e depois resolva.

BRINCADEIRAS

Cães adoram brinquedos de morder: ossos de borracha, plástico ou náilon. Não dê a ele objetos que soltem lascas ou pedaços que possam ser engolidos. Os filhotes precisam ainda mais desses brinquedos, porque o crescimento dos dentes os incomoda. Por isso mesmo, não deixe ao alcance do filhote sapatos, chinelos e afins.

Fonte: nutricolalimentos.com.br

Leia e resolva.

Leia e resolva.

A MULA-SEM-CABEÇA

Marcelo Xavier

     Dizem que é uma mulher que namorou um padre e, por isso, foi castigada.  Toda passagem da noite de quinta para sexta-feira, ela vai até uma encruzilhada e ali acontece encantamento.  Depois, tem que percorrer sete freguesias ao longo daquela noite.  

     Mas veja que estranho: “Mula-sem-Cabeça é só o nome desse mito.  Na verdade, de acordo com as histórias que o povo conta, ela aparece como um animal inteiro, forte, lançando fogo pelas narinas e pela boa, onde tem freios de ferro.  Nas noites de cumprir sua punição, ouve-se o seu galope violento, acompanhado de longos relinchos.  Em alguns momentos, soluça como uma pessoa quando chora.  Ninguém põe o pé fora de casa nessas noites.

     Se alguém, bastante corajoso, tirar os freios de sua boca, o encanto se quebrará, e a Mula-sem-Cabeça voltará a ser gente, livre para sempre da maldição que a castiga. 

Xavier, Marcelo. Mitos: O folclore do Mestre André. Belo Horizonte: Formato 

Leia e resolva.

A RAPOSA E A MÁSCARA

Uma raposa conseguiu invadir a casa de um ator e começou a remexer nos seus pertences. Foi aí que encontrou uma máscara linda, repleta de ornamentos e decorações. Segurou o objeto e exclamou: “Que cabeça bonita! Pena que não tem um cérebro lá dentro”.

www.culturagenial.com

Maurício Araújo
Inscrever-se
Notificar de
8 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários