Atividades de arte sobre o grafite com texto de apoio para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano com gabarito.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Grafite.
Habilidades da BNCC: (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
O GRAFITE
A arte do Grafite é uma manifestação artística que acontece principalmente em espaços públicos. A definição mais difundida é que o grafite é um tipo de inscrição realizada em paredes, havendo relatos e vestígios desde a época do Império Romano. O Grafite está relacionado a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Nesse movimento, o Grafite é a forma de expressar toda a opressão que a sociedade vive, especialmente os menos favorecidos, assim, o Grafite, quase sempre, reflete a realidade das ruas. Portanto, essa arte surge das realidades das periferias e enfatiza a crítica social. Os materiais mais utilizados pelas pessoas que praticam essa arte vão desde tradicionais latas de spray até o látex.
O Grafite chegou ao Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros, por outro lado, não ficaram satisfeitos com o grafite norte-americano, então, começaram a desenvolver essa arte com um “toque” brasileiro, assim, esse estilo é atualmente reconhecido entre os melhores do mundo.
Expressões comuns utilizadas no Grafite:
– Grafiteiro/writter: o artista que produz.
– Stencil: o grafite feito através de um molde.
– Bite: copiar um estilo de outro grafiteiro.
– Crew: é o grupo de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos.
– Tag: é assinatura do próprio grafiteiro.
– Spot: lugar onde a arte do grafite é praticada.
– Toy: é o grafiteiro que ainda está iniciando.
Grafite X Pichação
Há muitas polêmicas que giram em torno desse movimento artístico, já que muitas vezes, ele é confundido com a pichação. Entretanto, a pichação é definida como uma ação de vandalismo, caracterizada pelo ato de escrever em muros, apartamentos, placas de trânsito, monumentos religiosos e vias públicas, sem a permissão do órgão ou do proprietário, provocando poluição visual. Assim, a pichação contribui para a degradação do espaço urbano, sendo considerada um vandalismo sem valor artístico. Já o grafite é uma arte contemporânea e, para ser realizada em ambientes públicos, deve ter autorização do responsável.
Estilos do Grafite
A arte do grafite é constituída por diferentes estilos e técnicas e possui características específicas.
3D style
São desenhos realizados com efeitos de preenchimento de luz, sombra, borda e profundidade, criando assim, a ideia de movimento e realidade na imagem.
Throw up ou Bombs
São pinturas rápidas com letras cheias, arredondadas e engraçadas.
Wild style
É uma forma muito difícil de entender o texto, pois se utiliza letras entrelaçadas e com cores diversas, dificultando o entendimento por pessoas que não estão familiarizadas com essa arte.
Free style
É um estilo livre, realizado da forma como o grafiteiro preferir.
Grafiteiros mais conhecidos no Brasil
No Brasil, são muitos grafiteiros famosos, entre eles estão os gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo, o paulista Eduardo Kobra que contribuiu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e o Fabio de Oliveira, conhecido como Cranio.
Refletindo
O grafite é uma forma de modelar as letras e realizar pinturas, dando mais cor e vida aos espaços urbanos, envolvendo o processo de criação produzido, com autorização, com a finalidade de tornar os espaços em um ambiente de reflexão para quem os vê, possibilitando a democratização desses espaços através da crítica social.
Texto: Tudo Sala de Aula
Atividades
1. Os grafiteiros se utilizam de textos e desenhos para passar informações. Assim sendo, qual o principal objetivo da arte do grafite?
- a) Despertar a reflexão com crítica social.
- b) Mobilizar a criação de um partido político.
- c) Promover o vandalismo em prédios públicos.
- d) Realizar a competição de grupos sociais.
2. O que o grafite visa expressar?
3. O grafite é considerado uma arte
- a) rural.
- b) individual.
- c) urbana.
- d) política.
4. O grafite pode ser definido como
- a) um estilo que só usa letras extravagantes em suas produções nas paredes.
- b) uma arte que se manifesta principalmente em locais onde há pouca movimentação.
- c) uma arte americana que manifesta a cultura de pessoas de outros países.
- d) uma expressão artística que se manifesta em espaços públicos, principalmente nas paredes.
5. Qual a diferença entre grafite e pichação?
6. Classifique as imagens abaixo como pichação ou grafite.
7. Observe a imagem abaixo e responda.
A arte do grafite é constituída por diferentes estilos e técnicas. Nessa imagem, o estilo utilizado foi
- a) wild style.
- b) bombs.
- c) 3D style.
- d) throw up
8. Complete corretamente conforme o texto.
O artista já experiente que produz o grafite é chamado _____________, já aquele iniciante é o ____________. O __________ é o lugar onde o grafite é praticado e conta, muitas vezes, com o ___________, grupo de praticantes dessa arte. Quando um grafiteiro imita uma obra já existente, essa prática é chamada ______________. No final da obra, o grafiteiro coloca sua assinatura, também chamada _____________.
9. Já que você compreendeu a teoria do Grafite, chegou a hora de praticar. Vamos tentar? Para isso, siga os comandos abaixo.
a) Crie uma frase que leve a um pensamento positivo e que poderia ser expressa em um muro da sua cidade.
b) Pesquise na internet exemplos de letras, palavras ou frases de grafite.
c) Agora, crie um desenho abaixo ou no seu caderno, nos moldes do grafite, utilizando a frase que você escreveu. Não se esqueça de que o seu desenho será apreciado.
+ Conteúdos de Arte para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.