Atividade de ensino religioso sobre o carnaval para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano com texto de apoio e gabarito.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
O CARNAVAL
O Carnaval é uma festa popular que chegou ao Brasil por suas rotas entre os séculos XVI e XVII. A primeira, partindo da África, de onde os negros, com seus cantos e danças, contrabandearam, inconscientemente, a semente do carnaval. A outra, veio da Europa, através das festas tradicionais de Portugal, como o entrudo. A união dessas duas culturas nos deu o carnaval.
No Brasil, o carnaval é um dos eventos mais importantes do ano, com muitas cidades realizando suas próprias celebrações. O Rio de Janeiro e São Paulo são conhecidos por seus desfiles de escolas de samba, que atraem turistas de todo o mundo. Salvador é famosa por seus trios elétricos, que percorrem as ruas com muita música e folia.
O carnaval é uma festa religiosa?
Por mais que muitos não considerem relação com o carnaval à religião, ele é tradicionalmente uma festa cristã popular, embora algumas de suas características remontam a celebrações realizadas por diferentes povos pagãos na antiguidade. A conexão entre carnaval e cristandade está na recomendação da igreja de canalizar os “ímpetos carnais” dos fiéis para uma única data, seguida de restrições e períodos de jejum.
O Carnaval e a Fé Católica
Por muito tempo, todas essas festas, com muita folia, bebedeira e outros tipos de prazeres, foram condenadas pela igreja Católica. Entretanto, a igreja decidiu permiti-las e resumi-las em um período do ano anterior à Quaresma. Em todo caso, a posição do carnaval antes da Quaresma foi estrategicamente deliberada pelo catolicismo, como forma de distinção entre o movimento das festividades mundanas e o movimento da solenidade religiosa.
O Carnaval e os Evangélicos
Por outro lado, há outro grupo de cristãos que considera a prática do carnaval como transgressão aos seus princípios religiosos. Eles acham que essa festa está disfarçada de alegria, entretanto, acreditam que sua realização promove a paixão da carne, com violência, promiscuidade sexual e consumo de drogas lícitas e ilícitas, além disso, eles entendem que o carnaval colabora para a desconstrução de valores primordiais ao bem-estar da família.
Cuidados durante o Carnaval
Apesar de ser uma festa muito divertida, o carnaval também exige cuidados com a saúde e com a segurança pessoal. É importante estar atento ao consumo de bebidas alcoólicas e drogas, como também à violência e assédio que podem ocorrer durante a festa. Ao participar desse evento, é necessário ter cuidado com o corpo: beber água, usar protetor solar, descansar, se alimentar bem, escolher bem as roupas, evitar bebidas alcoólicas e não fazer o uso de drogas ilícitas.
CONCLUSÃO
Por fim, é importante lembrar que o carnaval é uma celebração cultural importante, que valoriza a diversidade e a alegria, sendo uma oportunidade para as pessoas se divertirem e se expressarem, e para o mundo conhecer um pouco mais da cultura brasileira.
Texto: Tudo Sala de Aula
Atividades
1. Segundo o texto, como o carnaval chegou ao Brasil?
2. Leia as afirmativas abaixo e assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
a. ( ) O Carnaval é uma festa que teve sua origem no Brasil.
b. ( ) O Entrudo era um tipo de brincadeira de carnaval.
c. ( ) O Carnaval é sempre comemorado no mesmo dia em todo o Brasil.
d. ( ) As escolas de samba são grupos que competem em desfiles durante o carnaval.
e. ( ) O Carnaval é apenas uma festa de rua, sem eventos organizados.
f. ( ) O carnaval é uma festa nacional, pois acontece em todo o Brasil.
g. ( ) O carnaval inclui desfiles de escolas de samba, trios elétricos e blocos de ruas.
3. Qual a visão sobre o carnaval para os seguintes grupos religiosos?
a) Católicos.
b) Evangélicos.
4. Como você aprendeu na aula de hoje, o carnaval é um festival do cristianismo que ocorre antes da estação litúrgica da Quaresma. Entretanto, em sua opinião, o carnaval deveria ser considerado uma festa religiosa cristã? Por quê?
5. Em geral, durante o carnaval, muitas pessoas costumam dançar, comer e beber alegremente em festas, bailes de máscaras e participam de desfiles de blocos, escolas de samba ou festejam até na própria rua. Como você comemora os festejos carnavalescos?
6. Leia a propaganda e depois resolva.
O texto convida o interlocutor a uma reflexão sobre a importância da racionalidade durante as festividades carnavalescas. Que práticas humanas podem ser consideradas perigosas durante o carnaval?
7. Apesar de o carnaval ser uma festa divertida, é um evento que exige muito cuidados. Para você, que providências podem ser colocadas em práticas para que essa festividade aconteça de forma segura?
+ Conteúdos de Ensino Religioso para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Símbolos, ritos e mitos religiosos.
Objetivo da Aula: Conhecer as origens carnavalescas e seu papel na identidade do povo brasileiro; Analisar as diferentes manifestações artísticas, reconhecendo suas nuances nos cenários religiosos e sociais e percebendo o papel da arte na formação cultural e histórica de um povo.
Habilidade da BNCC: (EF06ER06) Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.