Atividade de ensino religioso sobre o Budismo para o 6º ano e 7º ano com texto de apoio e gabarito.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
O BUDISMO
O Budismo é uma religião que surgiu na Índia no século VI a.C. que tem como base a busca pela iluminação. O budismo se baseia nos ensinamentos de Buda, também chamado de “Iluminado”. Os que praticam o budismo não adoram deuses e não tem uma organização hierárquica bem definida, apenas seguem os ensinamentos daquele que consideram seu líder: o Buda.
Como filosofia de vida, os budistas buscam se desapegar daqueles defeitos que consideram erros do ser humano, como o egoísmo, a inveja, o apego aos bens materiais, dentre outros. Simultaneamente, buscam desenvolver virtudes humanas, como a sabedoria, a bondade e a generosidade.
Com o desenvolvimento espiritual, os seguidores do Budismo acreditam que chegarão ao estado de libertação e evolução ideal, o chamado Nirvana, cheio de paz, em pleno desapego aos defeitos e aos desejos mundanos. Esse estágio, porém, pode ser apenas adquirido e não ensinado. Outro tema pertinente ao Budismo é o Carma, este seria o conjunto de ações boas ou más praticadas pelo ser humano.
Os budistas acreditam que essas ações atraem reflexões para a vida do ser humano e dos seus relacionamentos. Assim, ações boas trariam carmas bons e ações ruins carmas ruins, mas isso poderia ser mudado pelo próprio ser humano, na busca pelo seu desenvolvimento e perfeição. Dessa forma, o Budismo defende a ideia da reencarnação, também chamada de renascimento. Essa prática é intitulada “Samsara”.
BUDA: O ILUMINADO
Buda, para os adeptos do budismo, não é pessoa específica, seria um título dado a todos os que conseguem se realizar espiritualmente, alcançando a iluminação. Por isso, Buda em hindu significa “Iluminado” ou “Desperto”. O primeiro Buda foi Siddhartha Gautama, um príncipe indiano criado em meio ao luxo, mas que ao conhecer o sofrimento humano da pobreza e da doença, decidiu deixar toda a riqueza e prestígio para trás e passou a se dedicar somente às questões espirituais, desejando conhecer e entender o porquê de tanto sofrimento. Gautama experimentou sete anos de privações e, por fim, decidiu meditar à sombra de uma figueira até esclarecer todas as suas dúvidas, assim conseguiu o chamado “despertar espiritual”, passando a divulgar essas ideias a outros e conseguindo cada vez mais seguidores.
Atualmente existem adeptos do Budismo no mundo inteiro, entretanto, em alguns países, principalmente da Ásia, o número de budistas é bem significativo, como na Coreia do Sul, Camboja, Vietnã, Sri Lanka, Myanmar, Japão, Tailândia e China.
Cássia Alves / Tudo Sala de Aula 2023
Atividades
1. Segundo o texto, onde surgiu o Budismo?
a) Na Índia.
b) No Japão.
c) Na China.
d) Na Coreia do Sul.
2. Sobre o Budismo, é CORRETO afirmar que:
a) os budistas são politeístas, pois acreditam em vários deuses.
b) os budistas são monoteístas, já que acreditam em um único deus.
c) os que praticam o budismo não adoram deuses.
d) os que praticam o budismo adoram apenas deuses ligados à natureza.
3. O estado de libertação e evolução ideal cheio de paz e pleno desapego aos defeitos e apegos mundanos, conseguido através do desenvolvimento espiritual, é chamado pelos budistas de
a) carma.
b) nirvana.
c) darma.
d) samsara.
4. Sobre o estágio do Nirvana, pode-se afirmar que
a) esse estágio pode ser apenas adquirido e não ensinado.
b) esse estágio pode ser apenas ensinado e não adquirido.
c) esse estágio pode ser apenas comprado e não doado.
d) esse estágio pode ser apenas doado e não comprado.
5. Segundo o Budismo, o conjunto de ações, boas ou más, praticado pelo ser humano é chamado de
a) benção.
b) carma.
c) darma.
d) experiência.
6. Liste três ensinamentos budistas que são transmitidos para os seus fiéis.
7. Assinale a alternativa que corresponde a um país asiático onde a maioria da população é budista.
a) Argentina.
b) França.
c) Inglaterra.
d) Tailândia.
8. Como Siddhartha Gautama conseguiu o “Despertar espiritual”? Você acredita ser importante para o ser humano ter uma experiência semelhante? Por quê?
+ Conteúdos de Ensino Religioso para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Tradição escrita: registro dos ensinamentos sagrados.
Objetivo da Aula: Aprimorar o conhecimento sobre os princípios essenciais do budismo e desenvolver habilidades para reconhecer e apreciar a riqueza da diversidade religiosa. Dessa forma, buscamos promover o respeito pelas diferenças entre indivíduos de diferentes crenças.
Habilidades da BNCC: (EF06ER02) Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros). (EF07ER01) Reconhecer e respeitar as práticas de comunicação com as divindades em distintas manifestações e organizações religiosas, como os ritos de passagem, purificação, mortuário, entre outros.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.