Atividade de Interpretação e Compreensão de texto sobre o gênero notícia, abordando o tema Chat GPT para o 8º ano, 9º ano e Ensino Médio com gabarito.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Interpretação textual.
Habilidade da BNCC: (EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
Leia e responda às questões 1 – 15.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O ALERTA DE MIL ESPECIALISTAS SOBRE ‘RISCO PARA A HUMANIDADE’
Por BBC, 30/03/2023. Publicado no G1
Um grupo de especialistas em inteligência artificial e executivos da indústria de tecnologia pediu uma pausa de seis meses no treinamento de poderosos sistemas de inteligência artificial, argumentando que eles representam uma potencial ameaça à humanidade. Em carta aberta, eles alegam que os laboratórios que trabalham com essa tecnologia estão em “uma corrida fora de controle para desenvolver e implementar mentes digitais cada vez mais poderosas que ninguém, nem mesmo seus criadores, pode entender, prever ou controlar com segurança”. A declaração foi assinada por mais de mil pessoas, incluindo o empresário Elon Musk, o cofundador da Apple.
O GPT-4 é a versão mais avançada do ChatGPT, um dos sistemas de inteligência artificial mais poderosos do mundo, desenvolvido pela empresa OpenAI. “Esta pausa deve ser pública e verificável, e incluir todos os principais atores. Se essa pausa não puder ser implementada rapidamente, os governos devem intervir e instituir uma suspensão”, acrescenta o texto. Emitido pelo Instituto sem fins lucrativos Future of Life, que conta com Elon Musk entre seus consultores externos, o comunicado adverte que esses sistemas podem representar “riscos profundos para a sociedade e a humanidade”. O instituto argumenta que poderosos sistemas de inteligência artificial podem gerar desinformação e substituir empregos por automação.
Um relatório recente do banco de investimentos Goldman Sachs diz que a inteligência artificial poderia substituir o equivalente a 300 milhões de empregos em tempo integral. Esta tecnologia pode substituir um quarto das tarefas laborais nos EUA e na Europa, acrescenta, mas também pode gerar novos postos de trabalho que não existiam até agora e acarretar em um aumento da produtividade. Especialistas ouvidos pela BBC dizem que por ora é muito difícil prever o efeito que essa tecnologia terá no mercado de trabalho.
A carta assinada pelos especialistas faz a seguinte pergunta: “Devemos criar mentes não humanas que possam eventualmente nos superar, ser mais inteligentes, nos tornar obsoletos e nos substituir?” Em um post recente citado na carta, a OpenAI, empresa por trás do GPT-4 (um dos sistemas de linguagem usados pelo ChatGPT), também alertou sobre os potenciais riscos da tecnologia. “A superinteligência desalinhada pode causar sérios danos ao mundo; um regime autocrático com superinteligência decisiva também pode fazer isso”, escreveu a empresa em um blog.
Elon Musk foi cofundador da OpenAI, embora tenha renunciado ao conselho de administração da organização há alguns anos e postado mensagens críticas no Twitter sobre a direção da empresa. Os recursos de direção autônoma desenvolvidos por sua montadora Tesla, como a maioria dos outros sistemas similares, usam tecnologia de inteligência artificial.
Recentemente, várias propostas de regulamentação de tecnologia foram apresentadas nos EUA, no Reino Unido e na União Europeia. No entanto, o Reino Unido descartou a criação de um órgão regulador dedicado à inteligência artificial.
https://g1.globo.com (Acesso em: 30/03/2023)
1. A notícia é um gênero textual não literário. Ela é considerada um texto jornalístico veiculado pelos meios de comunicação. Qual a finalidade desse texto?
a) Anunciar acontecimentos recentes e relevantes para a população.
b) Informar dados científicos descobertos pela população acadêmica.
c) Apresentar resultados de pesquisas e opiniões sobre a tecnologia.
d) Defender um ponto de vista sobre algo importante para a sociedade.
2. O Chat GPT é uma solução digital que surgiu em novembro de 2022. Você já ouviu falar dessa nova tecnologia? O que você já sabe sobre essa ferramenta?
3. Qual o fato responsável que incentivou a publicação dessa notícia?
4. No texto, é possível perceber que executivos da indústria tecnológica demonstram preocupação com a inteligência artificial. Por qual motivo eles alegam essa preocupação?
5. O Chat GPT 4 é considerado a inteligência artificial mais poderosa do mundo no momento, resolvendo problemas e substituindo ações anteriormente realizadas apenas por humanos. Em sua opinião, quais os benefícios e malefícios que essa nova tecnologia pode trazer para a sociedade?
6. Conforme o texto, o que os especialistas em tecnologia estão sugerindo para diminuir o impacto negativo da inteligência artificial na humanidade?
7. O instituto Future of Life adverte que esses sistemas de inteligência artificial podem representar riscos profundos para a sociedade. Que argumento foi utilizado pelo instituto para sustentar essa tese?
a) O rompimento da humanidade com o passado e o presente.
b) O aumento de empregos formais substituídos pela informalidade.
c) A geração de dados deturpados para a população em geral.
d) A ganância pelo dinheiro afeta o progresso da humanidade.
8. O trecho abaixo que apresenta uma opinião está em:
a) “Esta tecnologia pode substituir um quarto das tarefas laborais nos EUA…”
b) “… dizem que por ora é muito difícil prever o efeito que essa tecnologia terá no mercado…”
c) “… a inteligência artificial poderia substituir o equivalente a 300 milhões de empregos…”
d) “… várias propostas de regulamentação de tecnologia foram apresentadas nos EUA…”
9. No trecho: “Elon Musk foi cofundador da OpenAI, embora tenha renunciado ao conselho…”, a palavra grifada denota relação de
a) tempo.
b) oposição.
c) concessão.
d) causa.
10. Releia: “… a OpenAI, empresa por trás do GPT-4 (um dos sistemas de linguagem usados pelo ChatGPT) também alertou sobre os potenciais riscos da tecnologia.” Nesse trecho, qual a função dos parênteses?
a) Delimitar um discurso direto do redator da notícia.
b) Apresentar uma opinião sobre a informação anterior.
c) Conceituar uma expressão talvez desconhecida pelo leitor.
d) Trazer uma informação considerada dispensável.
11. Em: “… mas também pode gerar novos postos de trabalho…”, a expressão grifada estabelece relação de
a) adição.
b) oposição.
c) alternância.
d) explicação.
12. Que instituição garante que a inteligência artificial pode substituir milhões de empregos?
13. A carta apresentada no texto traz o seguinte título: “Devemos criar mentes não humanas que possam eventualmente nos superar, ser mais inteligentes, nos tornar obsoletos e nos substituir?” Em sua opinião, você acredita na possibilidade da inteligência artificial substituir a inteligência humana? Justifique sua resposta.
14. No trecho: “… eles alegam que os laboratórios…” (1º parágrafo), a palavra grifada retoma qual (quais) expressão?
a) Laboratórios.
b) Sistemas de inteligência.
c) Indústrias de tecnologia.
d) Especialistas e executivos.
15. Localize no texto uma palavra que significa:
a) Atemorização: ______
b) Fundadores: _______
c) Suspensão: ________
d) Ocasionar: _________
e) Complexo: _________
f) Ultimamente: _______
g) Independente: ______
+ Conteúdos de Português para o 8° e 9° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.