Atividade de Ciências sobre Gravidez na Adolescência para o 7º ano, 8º ano e 9º ano com gabarito e texto de apoio.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
Leia o texto para responder às próximas questões.
ANUALMENTE O PODER PÚBLICO E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL SE UNEM PARA DIFUNDIR INFORMAÇÕES A FIM DE PREVENIR A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.
Entre as adolescentes é maior a incidência de diabetes gestacional e parto prematuro, além de a gravidez motivar o abandono dos estudos.
Repórter Janaína Araújo.
A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, definida em lei como aquela que inclui o dia 1º de fevereiro, é dedicada anualmente a disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. As ações realizadas estão a cargo do poder público, em conjunto com organizações da sociedade civil, e são dirigidas prioritariamente ao público adolescente.
Os últimos dados do Ministério da Saúde sobre o tema revelam que, em 2020, cerca de 380 mil partos foram de mães com até 19 anos, o que corresponde a 14% de todos os nascimentos no Brasil. A legislação que incluiu a determinação da campanha anual no Estatuto da Criança e do Adolescente está em vigor desde 2019 e teve sua origem em proposta do Senado relatada pelo então senador Mozarildo Cavalcanti. Médico, ele destacou a importância da medida para preservar a saúde e garantir a educação das jovens. Tem muito a ver com a saúde e com a qualidade de vida dos adolescentes, portanto, das futuras adultas. Além de estar sujeita a maior ocorrência de complicações, como abortamento, diabetes gestacional, parto prematuro e depressão pós-parto, a gravidez na adolescência repercute negativamente na formação educacional das jovens, com elevado índice de abandono ou de interrupção dos estudos, refletindo-se de forma desfavorável em sua condição social e econômica.
A gravidez na adolescência configura-se como grave problema sanitário e social. Em 2020, o governo federal enviou um projeto de lei à Câmara dos Deputados para alterar a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência para aquela que inclui o dia 26 de setembro. Segundo o Poder Executivo, o início de fevereiro para a campanha foi eleito em razão da proximidade do carnaval, tendo como foco a adoção de comportamentos moderados e preventivos durante o período. Mas conforme a justificativa governamental, a data atual é o início do ano letivo, o que desfavorece a participação efetiva das escolas, locais onde estão os adolescentes, que são o público alvo da campanha.
Segundo informações do então Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2020 a campanha nacional não alcançou grande difusão no meio educacional, o que justificaria a necessidade da mudança da data para setembro a fim de que haja tempo hábil para planejar as ações. A alteração proposta está em análise na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados.
Da Rádio Senado, Janaína Araújo.
Disponível em:
https://www12.senado.leg.b
Atividades
1. A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência acontece sempre na semana que inclui o primeiro dia de fevereiro, de acordo com o texto, qual o objetivo atribuído a esta comemoração anual?
2. Identifique no texto acima, o trecho onde a autora apresenta os responsáveis pelas atribuições que envolvem a campanha sobre gravidez na adolescência.
3. Leia o trecho e responda à questão.
“Além de estar sujeita a maior ocorrência de complicações, como abortamento, diabetes gestacional, parto prematuro e depressão pós-parto, a gravidez na adolescência repercute negativamente na formação educacional das jovens, com elevado índice de abandono ou de interrupção dos estudos, refletindo-se de forma desfavorável em sua condição social e econômica.”
O trecho em destaque foi recortado do texto. Ele apresenta:
a) maneiras de prevenir a gravidez na adolescência.
b) situações e problemas consequentes da gravidez na adolescência.
c) o real objetivo do texto sobre gravidez na adolescência.
d) condições desfavoráveis e irrelevantes sobre gravidez na adolescência.
4. Segundo o texto, a escolha da data para a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência é estratégica, tendo em vista sua proximidade com os festejos de carnaval, uma vez que esta temporada é considerada o alvo para as ocorrências de casos de gravidez na adolescência. Mesmo assim, o governo alegou que a data da campanha não favorece com maior intensidade
a) o público-alvo que são os adultos.
b) os profissionais de saúde que estão à frente da campanha.
c) a participação efetiva das escolas.
d) o intuito informativo sobre a gravidez na adolescência.
5. Observe os dados que estão sendo apresentados na imagem abaixo, contendo a taxa de fecundidade por idade específica (TIEF) de cada região do país, desde 2000 a 2019.
Disponível em:
https://www.febrasgo.org.br
a) Qual região possui o maior índice de TIEF entre os jovens de 10 a 14 anos?
b) Qual região apresenta menor queda na ocorrência de gravidez na adolescência na faixa etária de 15 a 19 anos?
6. Para prevenir a gravidez, existem alguns métodos conhecidos, os mesmos não possuem 100% de segurança, assim todos possuem algumas falhas na eficácia. Qual método é menos eficaz?
a) Camisinha.
b) Injeção hormonal.
c) Diafragma.
d) Método da tabelinha.
7. A gravidez é um dos grandes impasses associados à adolescência, causando muitos danos físicos, sociais e emocionais. Todos os itens abaixo apresentam uma maneira de remediar a ocorrência da gravidez entre os jovens, EXCETO
a) a falta de orientação da família.
b) as campanhas preventivas em escolas.
c) a utilização de métodos anticoncepcionais.
d) os investimentos governamentais.
8. A imagem abaixo possui uma mensagem preocupante que afeta a sociedade atual, na qual, o autor realiza uma crítica. Determine que critica é essa e expresse sua opinião sobre o assunto.
_______________________
9. A imagem a seguir apresenta uma situação de gravidez na adolescência. Muitos jovens não possuem maturidade para lidar com as consequências e atribuições que vêm associadas a uma gravidez precoce.
No segundo quadrinho, qual a reação da jovem quando o rapaz expressa sua preocupação com a gravidez? Justifique sua resposta.
10. No último quadrinho, há um espaço de tempo posterior à ocorrência da gravidez. A fala da menina “Manhêêê… seu neto fez cocô de novo!!!” mostra que a menina está “vivendo sua vida de adolescente” e
a) fugindo da responsabilidade de ter um filho.
b) assumindo o papel adequado no comportamento.
c) preocupada com sua responsabilidade de ser mãe.
d) está somente informando o ocorrido à mãe.
+ Conteúdos de Ciências para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Gravidez na adolescência.
Objetivo da aula: Desenvolver a compreensão crítica sobre o impacto da gravidez na adolescência, analisando informações de saúde, políticas públicas e métodos de prevenção.
Habilidade da BNCC: (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Raila Kércia
Tem licenciatura em Ciências Biológicas e é especialista em Psicopedagogia Institucional.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.