Atividade sobre arte urbana com gabarito e texto de apoio para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Arte Urbana.
Habilidades da BNCC: (EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
A ARTE URBANA
Muitas pessoas acreditam que as obras artísticas só podem ser apreciadas em galerias ou museus. Entretanto, a arte vem ocupando cada dia as ruas, os muros, as praças e tantos outros espaços urbanos. Desse modo, as cidades têm se tornado cada vez mais em verdadeiros museus a céu aberto, onde é possível contemplar obras de artes das mais diferentes formas, linguagens e tipos. A arte urbana se refere a toda forma de expressão artística que ocorre em espaços públicos, seja em muros, paredes, calçadas ou áreas abandonadas da cidade. Ela engloba diversos estilos, como, por exemplo, grafites, apresentações teatrais, cartazes, esculturas, estêncil, dentre outros. Ela pode ter diferentes objetivos, desde a crítica social até a simples ornamentação da cidade.
A imagem acima foi realizada por um artista francês que deixou sua marca no Rio de Janeiro em 2008. Essa obra retrata uma arte instalada em uma comunidade carente. Para você, qual seria a intenção do artista? Quem seriam as pessoas retratadas em sua obra? Que técnicas o artista utilizou para realizar essa arte? Reflita.
Ao percorrer pelas ruas de uma cidade, é comum se deparar com obras de arte que interagem com o ambiente e integram a paisagem. Até o começo do século XX, a arte urbana brasileira teve um caráter apenas oficial, pois sua principal função era preparar os monumentos, geralmente obras grandiosas, as quais homenageavam personalidades famosas. Ao público, cabia somente contemplar e reconhecer a identidade daquele lugar.
Entretanto, ao longo das décadas seguintes, ocorreram inúmeras mudanças na forma de considerar fazer arte. Logo, a arte urbana passou a promover a interação entre obra e o público, e entre a obra e o ambiente. No Brasil, essas experiências iniciaram-se em meados de 1950, quando muitos artistas introduziram aqui novas tendências artísticas oriundas da Europa.
O Preconceito Artístico
No entanto, a arte urbana nem sempre é observada com bons olhos, muitas vezes, é vista como vandalismo e sujeira. Apesar disso, muitos artistas têm conquistado espaço e reconhecimento por suas obras e contribuem para a valorização da cultura urbana contemporânea.
A Arte Urbana Brasileira
A arte de rua é composta de significados sociais que vão além do desenho e passou a ocupar museus, galerias e livros de arte. Com o tempo, apareceu também dentro das casas, na forma de painéis pintados diretamente na parede e obras que proporcionam mobilidade, como letreiros, telas e esculturas.
Natalia Rak
Atualmente, alguns artistas desta categoria de arte se destacam, entre eles estão: André Mogle, Cadumen, Eduardo Srur, Cripta Djan, Alex Senna, Lel1n, Subtu, Shock Maravilha, Eduardo Kobra, Toys e Omik. Houve também artistas que se destacaram no passado, como Amílcar de Castro. Seguindo seus próprios estilos, esses artistas brasileiros produzem obras que comunicam diversas mensagens, como crítica social, aspectos da natureza, arte abstrata, política e caos da sociedade. Obras que atravessam fronteiras e quebram barreiras para conduzir um pensamento próprio do artista.
O Grafite
Uma das intervenções mais comuns observadas nas ruas é o grafite. Ele tem caráter temporário, pois essa manifestação se caracteriza pela elaboração de desenhos, letras e símbolos em paredes, muros, painéis ou em outros espaços da cidade. Geralmente, são utilizados pelos grafiteiros: spray, pincel, látex e carimbos (estêncil) como materiais para conduzir suas técnicas artísticas.
Refletindo
Portanto, a arte urbana é considerada uma manifestação artística e está presente em espaços públicos com o objetivo de tornar a cidade mais bonita e interessante, além de estimular a reflexão e a crítica social. Você já observou se em sua comunidade há esses tipos de manifestação? Descubra!
Texto: Tudo Sala de Aula
Atividades
1. Qual a manifestação artística é realizada em grandes metrópoles e interfere no olhar de quem trafega, cotidianamente, pelo espaço onde ela é exposta ou apresentada?
2. Cite lugares onde a arte urbana pode se manifestar.
3. Há uma forma de intervenção urbana, que é realizada a partir de um molde de desenho, que se faz num papel resistente ou numa lâmina de plástico, onde é recortada uma das partes deste desenho, para que se aplique tinta na parte vazada. Como é chamada essa técnica artística?
- a) Látex.
- b) Lambe-lambe.
- c) Grafite.
- d) Estêncil.
4. Qual alternativa abaixo melhor resume o significado de arte urbana?
- a) É uma forma de expressão artística que utiliza os espaços públicos como suporte.
- b) É uma forma de expressão artística que é exclusiva de galerias de arte.
- c) É considerada uma forma de expressão artística, pois envolve apenas a criação de murais.
- d) É uma arte que utiliza elementos digitais para realizar suas criações nas ruas.
5. Cite três exemplos de estilos de arte urbana.
6. Qual das técnicas abaixo é muito comum ser usada na arte urbana?
- a) Fotografia.
- b) Instalação de esculturas.
- c) Grafite.
- d) Pintura a óleo.
7. Quais os principais objetivos da arte urbana?
8. Observe a imagem e responda.
Para você, qual a mensagem que essa arte urbana visa transmitir?
9. Qual a importância da arte urbana?
- a) Difundir a marca de uma empresa na cidade.
- b) Criar belos murais em paredes desgastadas.
- c) Promover o respeito pelas questões urbanas.
- d) Apenas enfeitar a cidade e diminuir seus defeitos.
10. Por que ainda existem pessoas com preconceitos nas produções da arte urbana? O que você acha dessa arte?
11. Escolha um artista que produz arte urbana apresentado na aula de hoje, pesquise sobre ele na internet e descubra suas principais obras. Depois, compartilhe com seus colegas e professor (a). Registre abaixo o que você descobriu.
+ Conteúdos de Arte para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.