Atividade, questões de História sobre a Era Vargas para o 8º ano e 9º ano com gabarito.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: A Era Vargas.
Habilidade da BNCC: (EF09HI06) Identificar e discutir o conceito de trabalhismo e seu papel como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, local).
Download do conteúdo disponível no final da publicação
1. Sobre o início do governo provisório de Getúlio Vargas (1930-1934), pode-se afirmar que:
- a) Getúlio Vargas chegou ao poder por vencer as eleições diretas em 1929 com o seu vice, o paraibano João Pessoa.
- b) iniciou-se com um levante em vários estados do Brasil, que culminou com a deposição do presidente Washington Luiz.
- c) teve início com a proclamação da República em 1989, quando Getúlio juntamente com militares retirou D. Pedro II do poder.
- d) com a Revolta dos Tenentes, que ficou conhecida como Tenentismo, uma junta militar tomou o poder do presidente Washington Luiz
2. Uma das grandes mudanças trazidas pelo Governo Vargas foi o Código Eleitoral de 1932, que trouxe várias mudanças positivas para o processo das eleições brasileiras. Assinale a alternativa abaixo que NÃO corresponde a um desses avanços.
- a) A fiscalização das eleições, que antes eram acompanhadas pelo poder legislativo, passou a ser de responsabilidade de órgãos ligados ao poder judiciário.
- b) Foi instituído o voto secreto nas eleições, com o intuito de dificultar as fraudes e as pressões de políticos no intuito de influenciar o voto de outros eleitores.
- c) Estendeu o direito às mulheres a votar nas eleições, permitindo que elas também participassem da escolha de seus representantes.
- d) As eleições passaram a ocorrer a cada dois anos, com a possibilidade de se ampliar por mais três anos sem novas eleições.
3. Observe a imagem abaixo que retrata a postura de Getúlio Vargas durante o período de seu governo conhecido como “Estado Novo” ou Ditadura Varguista:
Através dessa imagem e dos seus conhecimentos sobre a era Vargas, é correto afirmar que:
- a) Getúlio Vargas sempre cuidou do povo sem pensar nos interesses políticos.
- b) Getúlio Vargas sempre usou o exército para se manter no poder.
- c) para se manter no poder, Getúlio Vargas mudou de postura várias vezes.
- d) Getúlio Vargas usou a ditadura para se manter no poder por exatos 15 anos.
Leia os dois trechos a seguir para responder às questões 4 a 6.
CARACTERÍSTICAS DA CONSTITUIÇÃO DE 1934
• República Federativa como forma de governo;
• Incorporou o voto feminino;
• Determinou que o sufrágio eleitoral fosse universal, secreto, direto e por maioria dos votos;
• Estabeleceu o ensino primário gratuito e obrigatório;
• A Câmara dos Deputados era eleita de forma direta, mas também havia representantes eleitos por organizações profissionais;
• O Poder Executivo era exercido pelo presidente da República com o mandato de quatro anos e sem direito à reeleição;
• Estabeleceu a Justiça Eleitoral e a Justiça do Trabalho;
• Previa o Mandado de Segurança;
• Instituiu a Ação Popular.
https://www.todamateria.com.br
CARACTERÍSTICAS DA CONSTITUIÇÃO DE 1937
• Caberia ao presidente nomear os interventores (governadores estaduais) e estes deveriam nomear as autoridades municipais,
• A Justiça Eleitoral e os partidos políticos foram extintos,
• Suspenso o direito de Mandado de Segurança ou Ação Popular,
• Instituição da censura prévia aos meios de comunicação,
• Os meios de comunicação estavam obrigados a publicar e/ou transmitir os comunicados do governo,
• Proibição do direito de greve,
• Previsão de pena de morte para crimes políticos.
• O poder Legislativo, em todos os níveis, foi extinto. Assim não existiam mais as Câmaras de Vereadores ou de Deputados Estaduais.
https://www.todamateria.com.br
4. Os trechos acima se referem
- a) às leis trabalhistas de 1932.
- b) à única constituição da Era Vargas.
- c) às duas constituições da Era Vargas.
- d) à lei eleitoral da Era Vargas.
5. Sobre as duas constituições citadas acima, pode-se afirmar que:
- a) a Constituição de 1937 tinha características fascistas, como a censura dos meios de comunicação.
- b) a Constituição de 1937 teve como ponto principal a criação da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho.
- c) a Constituição de 1934 decretou a extinção da Justiça Eleitoral criada no Período conhecida como República Oligárquica.
- d) a Constituição de 1937 deu o direito ao voto às mulheres, possibilitando o início da participação feminina na política.
6. Observando com criticidade as duas constituições citadas acima, pode-se afirmar que elas têm características opostas, pois:
- a) a Constituição de 1934 retirava direitos e criava novos mecanismos de combate às desigualdades e a corrupção, enquanto a de 1937 dava aos trabalhadores mais direitos e garantias, mais fiscalização nas eleições, entre outros aspectos.
- b) a Constituição de 1934 baseava-se na ampliação de direitos dos trabalhadores e mulheres, proporcionando meios de fiscalização do processo eleitoral, por sua vez, a Constituição de 1937 tinha características fascistas, através do controle dos meios de comunicação e da censura.
- c) a Constituição de 1934 seguia o modelo militar, pois tinha como base o combate ao comunismo e o endurecimento das políticas de controle da população, enquanto a Constituição de 1937 trazia vários aspectos que beneficiavam os cafeicultores e as importações como um todo.
- d) a Constituição de 1934 buscava reverter a Proclamação da República e criar mecanismo para a reimplantação da monarquia, enquanto a de 1937 era uma resposta popular a essa tentativa de Golpe de Estado.
7. Observe as imagens abaixo.
Fonte: https://acervo.oglobo.globo.com/
Com base nessas manchetes de jornal e nos conhecimentos adquiridos sobre a Ação Integralista Brasileira (AIB) e a Aliança Nacional Libertadora (ANL), assinale a alternativa correta:
- a) Ação Integralista Brasileira (AIB) era declaradamente comunista, enquanto a Aliança Nacional Libertadora (ANL) tinha tendências fascistas.
- b) Ação Integralista Brasileira (AIB) foi criada por Plínio Salgado e seus seguidores eram conhecidos como camisas verdes, já Aliança Nacional Libertadora (ANL) juntava tenentes descontentes com o governo, comunistas, socialistas e tentou tomar o poder com um ato malsucedido conhecido como Intentona Comunista.
- c) Ação Integralista Brasileira (AIB) buscar alcançar o poder com a chamada Intentona Comunista, porém foi detida com o auxílio da Aliança Nacional Libertadora (ANL) que segundo as orientações de seu líder Luiz Carlos Prestes buscava manter a hegemonia do governo Vargas e o combate ao comunismo.
- d) Ação Integralista Brasileira (AIB) e a Aliança Nacional Libertadora (ANL) eram partidos políticos criados por Getúlio Vargas a fim de aproximar-se de seu eleitorado e conseguir cada vez mais apoio popular.
8. Durante a campanha eleitoral de 1937, quando havia a real possibilidade de Getúlio Vargas deixar o poder, o presidente em exercício e seus aliados divulgaram na imprensa que haveria mais uma conspiração comunista para tomar o Brasil, plano esse que nunca foi confirmado e há indícios que teria sido forjado para garantir o poder para Vargas, o chamado Estado Novo, a Ditadura Varguista. Esse suposto plano ficou conhecido como
- a) plano Cohen.
- b) plano Vargas.
- c) plano Coreia.
- d) plano de Ação.
9. Apesar de governar por oito anos como ditador, Getúlio Vargas entrou para a história como “Pai dos Pobres”, principalmente devido aos avanços nas leis trabalhistas que ocorreram durante o seu governo. A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) foi um marco para a história do Brasil e garantiu muito apoio para ele.
Assinale abaixo o único item que não corresponde a um direito trabalhista criado pelo governo de Getúlio.
- a) Férias anuais remuneradas.
- b) Jornada de trabalho de 8 horas diárias.
- c) Criação do salário mínimo.
- d) Décimo Terceiro Salário.
10. Em 1939, durante o Estado Novo, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que tinha como principal objetivo promover a imagem do governo através de propagandas que trouxessem a ideia de união e desenvolvimento da nação sob o comando de Getúlio Vargas. Assinale a alternativa que corresponde a uma das ações do DIP que continua a existir até os dias atuais:
- a) Criação de cartilhas educativas que exaltavam o governo nas escolas.
- b) Produção de filmes, que exaltavam o nacionalismo e a ideologia do trabalhismo.
- c) Censura e controle dos meios de comunicação.
- d) Produção e veiculação do programa de rádio a Voz do Brasil.
+ Conteúdos de História para o 8° e 9° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Cássia Alves
Licenciada em História e especialista em Gestão Escolar, com extensão em Formação Cidadã e Transversalidade.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.