Atividade de História sobre os Povos indígenas Brasileiros para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano com gabarito.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Os Povos Indígenas Brasileiros
Habilidade da BNCC: (EF06HI08) – Identificar e analisar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas (povos originários pré-colombianos) que habitaram e habitam o território do Paraná atual e do Brasil.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
1. A teoria mais aceita para o surgimento dos povos indígenas brasileiros é a que eles seriam descendentes de povos asiáticos que teriam atravessado o Estreito de Bering há cerca de 60 mil anos e se espalhado por todo o território.
Sobre os indígenas brasileiros, é correto afirmar que
- a) já ocupavam todo o território brasileiro antes da chegada dos europeus.
- b) nunca conseguiam sobreviver sem a ajuda dos povos europeus.
- c) viviam em total harmonia com a natureza e com os povos europeus.
- d) viviam apenas da coleta e não sabiam caçar, nem praticar agricultura.
Veja o mapa abaixo e responda às questões 2, 3 e 4:
2. De acordo com o mapa, o povo indígena com maior área de abrangência é:
- a) Jê.
- b) Tucano.
- c) Tupi-guarani.
- d) Goitacás.
3. Assinale a alternativa que corresponde a um dos povos indígenas que habitavam a região da Amazônia.
- a) Carijó
- b) Caeté
- c) Tabajara
- d) Karib
4. Através da análise do mapa é possível afirmar que:
- a) existiam somente duas tribos no território brasileiro, causando um imenso conflito, o que foi o principal motivo da queda na população indígena do Brasil desde 1500
- b) as tribos indígenas do Brasil ocuparam apenas o litoral, devido à facilidade de encontrar pesca e frutas da estação, principal base para a sua subsistência.
- c) não existia nenhuma tribo que ocupava a região amazônica, devido à dificuldade de se locomover pelos rios e montanhas, características daquela região.
- d) os povos indígenas estimados em 1500 ocuparam todo o território brasileiro, eram tribos diversas que continham cultura, língua e características próprias.
5. Antes da chegada dos europeus, os indígenas viviam em harmonia com a natureza, conseguiam sobreviver com dignidade e desenvolver-se de acordo com as necessidades que surgissem. Existem vestígios históricos que evidenciam que os indígenas já utilizavam utensílios fabricados com ossos, pedaços de madeira e fibras vegetais. Para conseguir alimentos, eles recorriam à caça, coleta, pesca e até mesmo à agricultura.
Debret: Família de chefe Camacã se preparando
para um festejo, c. 1820-1830
Com base nas informações acima e no conhecimento já adquirido, crie um breve relato de um personagem indígena fictício com no mínimo 5 linhas, comente como era o cotidiano desse índio no Brasil antes da chegada dos portugueses.
Leia os textos abaixo para responder às questões 6, 7 e 8.
TEXTO I
É impossível saber com certeza quantos índios habitavam o país quando Pedro Álvares Cabral aportou no sul da Bahia. As estimativas variam de 3,5 milhões a 8 milhões, mas o número mais aceito é 5 milhões.
O extermínio da população indígena é atribuído a vários motivos, como a escravidão promovida pelos portugueses, epidemias, deslocamentos, confinamentos e, mais recentemente, conflitos com fazendeiros e garimpeiros e até suicídios.
Em cinco séculos, 700 das 1.200 nações indígenas foram exterminadas. Segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, 55 povos desapareceram somente na primeira metade do século 20.
https://www.bbc.com/portuguese/esp_bra_indios
TEXTO II
Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), acredita-se que existam pelo menos 100 grupos de indígenas isolados na parte brasileira da floresta amazônica. A decisão desses indígenas de não manter contato com outros povos e com não-indígenas é possivelmente resultado de violentos encontros do passado e da contínua invasão e destruição de sua floresta.
Por exemplo, os indígenas isolados que hoje vivem no estado do Acre são provavelmente os sobreviventes do ciclo da borracha, quando muitos indígenas foram escravizados e mortos. É provável que os sobreviventes escaparam, fugindo até os rios. Memórias das atrocidades que seus antepassados viveram ainda podem estar presentes.
survivalbrasil.org
6. Conforme o Texto I, é correto afirmar que
- a) a diminuição da população indígena está ligada às práticas como o extermínio, a escravidão promovida pelos europeus, doenças, entre outros aspectos.
- b) os povos indígenas não sofreram nenhuma restrição com a chegada dos povos europeus, principalmente dos portugueses no Brasil, pois eles eram pessoas pacíficas e religiosas.
- c) o extermínio dos povos indígenas foi ocasionado pelas guerras internas e pela conquista de territórios entre Tupis e Tupinambás.
- d) a maioria dos povos indígenas de 1500 ainda existe nos seus locais de origem, com seu território demarcado legalmente e todos os seus direitos garantidos pelo governo federal.
7. Segundo Texto II, qual o provável motivo de algumas tribos indígenas do Brasil preferirem se manter isoladas, sem contato com a civilização?
- a) Questões relacionadas a seus costumes religiosos baseados no silêncio e na reflexão.
- b) Medo embasado nas memórias das atrocidades e violência que seus antepassados viveram.
- c) Negação à tecnologia, a quem os indígenas relacionam a todo o mal sofrido pela humanidade.
- d) A busca pelo autoconhecimento através da construção de um elo com a natureza.
8. Sobre os textos acima é correto afirmar que:
- a) tanto o texto I como o texto II tratam da cultura e da religião indígena.
- b) o texto I trata das teorias de origem dos povos indígenas do Brasil e o texto II trata das lutas entre as tribos isoladas da Amazônia.
- c) o texto I trata do desaparecimento dos povos indígenas desde 1500 e o texto II trata dos povos isolados da Amazônia, destacando os motivos desses indígenas terem escolhido o isolamento.
- d) ambos os textos fazem críticas à política de demarcação de terras indígenas promovida pela Fundação Nacional do Índio – FUNAI.
9. Leia o texto e observe as figuras abaixo sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil.
FALTA DE DEMARCAÇÃO DE TERRITÓRIO INDÍGENA NA BAHIA PROVOCA TENSÃO ENTRE AGRICULTORES E LÍDERES INDÍGENAS
Por Jornal Nacional – 03/01/2022 22h37
Atualizado há um ano
O território indígena Tupinambá de Olivença foi reconhecido e delimitado pela Funai em 2009. Mas até hoje não foi demarcado. Indígenas e agricultores relatam casos de violência nos dois lados. A disputa pela terra está parada aguardando o fim da pandemia. Em maio de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a suspensão de todos os processos de demarcação e pedidos de reintegração de terras indígenas por causa do coronavírus. Mas, em dezembro de 2020, a juíza federal da Bahia, Letícia Danieli, concedeu uma liminar de reintegração de posse à empresa. A liminar foi derrubada em março do ano passado pelo STF.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
planalto.gov.br/ccivil
Os indígenas tiveram suas terras tomadas desde 1500. Eles necessitam de espaço para a prática de caça, pesca, coleta e agricultura, sendo que a falta desse espaço ocasiona pobreza e fome. Assim sendo, comente a importância da demarcação das terras indígenas para evitar conflitos e a influência da ausência dessa demarcação para as más condições de vida dos indígenas na atualidade.
10. Leia os dois textos abaixo:
TEXTO I
A PRÁTICA DA ANTROPOFAGIA TUPI
A antropofagia se configura como um ritual de guerra praticada pelos Tupis-guaranis após as guerras, onde os índios das tribos vencedoras assavam e consumiam a carne dos principais guerreiros da tribo perdedora, acreditando que assim passariam a adquirir suas qualidades e poderes, como força, coragem, beleza e inteligência. Ou seja, um inimigo fraco e covarde nunca seria consumido em um ritual antropofágico.
TEXTO II
CANIBALISMO COMO RELAÇÃO ECOLÓGICA DESARMÔNICA.
Pode-se caracterizar o canibalismo pela relação ecológica intraespecífica desarmônica, na qual o animal se alimenta de outro da mesma espécie com o intuito de matar a fome, chama-se desarmônica porque um dos animais (o devorado) sofre algum dano. O louva-a-deus é um exemplo de animal que pratica canibalismo, a fêmea após fecundada alimenta-se do macho para ter nutrientes que garantam a sua reprodução.
Após a leitura dos textos, apresente a principal diferença no consumo de carne de seres da mesma espécie entre canibalismo e antropofagia.
+ Conteúdos de História para os anos finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Cássia Alves
Licenciada em História e especialista em Gestão Escolar, com extensão em Formação Cidadã e Transversalidade.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.