Atividade de educação física sobre ginástica artística com texto de apoio para o 6º ano e 7º ano com gabarito.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Ginástica artística.
Habilidades da BNCC: (EF67EF08) Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática.(EF89EF10) Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
A GINÁSTICA ARTÍSTICA
A Ginástica Artística, também conhecida como Ginástica Olímpica, teve suas origens na Grécia Antiga e foi uma das primeiras modalidades a serem incluídas nos Jogos Olímpicos. A ginástica artística é uma forma de exercício físico que envolve uma série de movimentos acrobáticos, como saltos, giros e equilíbrios, realizados em aparelhos como barras paralelas, argolas e trampolins.
O surgimento
Os antigos gregos foram os primeiros a praticar a ginástica como atividade esportiva e não somente para treinamento militar. Para eles, os exercícios físicos sempre foram motivos de competição. Assim sendo, a ginástica conseguiu um lugar de destaque na sociedade, tornando-se uma atividade essencial no desenvolvimento cultural do indivíduo. Logo, a ginástica na Grécia tornou-se numa atividade de preparação tanto do corpo como para a prática de outros esportes. Já no começo do século XIX, o alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn foi um dos responsáveis por transformar e sistematizar a ginástica artística em uma modalidade esportiva.
Características
Esta modalidade é resultado da evolução técnica de diversos exercícios físicos, sendo um conjunto de atividades corporais sistematizadas onde se unem a força, a agilidade e a elasticidade.
O domínio corporal é uma das principais características desses atletas.
Popularidade
Com a popularidade da Ginástica Artística, surgiram os clubes internacionais que com o tempo, formaram associações nacionais para controlar os treinamentos e as competições. Foi assim que surgiu a Federação Internacional de Ginástica (FIG), fundada em 1881, na Bélgica, sendo incluída 5 anos depois nos primeiros Jogos Olímpicos modernos.
Aparelhos da Ginástica Artística
Os aparelhos fazem parte das diferentes provas em que os ginastas executam suas séries de exercícios. Geralmente, para cada prova, existem equipamentos específicos.
Principais aparelhos Masculinos
Principais aparelhos Femininos
Salto e Solo
Tanto os homens como as mulheres realizam movimentos no solo e saltos. Através de uma corrida inicial curta, os atletas conseguem um impulso necessário para dar um salto. Por fim, eles pousam os pés num colchão. No teste de solo, ambos os grupos realizam giros, saltos, passos e movimentos acrobáticos. Eles não podem cruzar o limite de um campo quadrado com lados de 12 metros, em um tempo de 70 segundos para homens e 90 segundos para as mulheres.
A Prática
Desse modo, a ginástica artística, assim como outros esportes, é uma modalidade que pode trazer inúmeros benefícios, além de contribuir para uma melhor coordenação motora e flexibilidade. Entretanto, sua prática artística deve ser realizada de forma segura e adequada, com a supervisão de profissionais capacitados e equipamentos adequados. Portanto, é possível que a execução de movimentos dessa ginástica possa ser praticada desde os pequenos até os mais velhos.
Texto: Tudo Sala de Aula
Atividades
1. Segundo o texto, como a ginástica artística pode ser definida?
2. Alguns elementos básicos costumam caracterizar determinadas atividades esportivas. No futsal, é o domínio da bola com os pés. Já na ginástica artística, quais são os elementos essenciais para a boa execução dos movimentos ginásticos?
3. Toda modalidade esportiva houve alguém que primeiro a organizou de forma que outros a pudessem praticar. Qual o nome do professor que organizou as regras e adaptou os aparelhos da ginástica olímpica, agora ginástica artística?
4. Observe as imagens abaixo e as associe com a principal habilidade desenvolvida pelo atleta para sua realização.
(1) Força
(2) Agilidade
(3) Elasticidade
5. Observe as imagens e responda.
a) Qual dos aparelhos acima é utilizado apenas nas competições femininas de ginástica artística?
b) Qual aparelho acima de competição masculina, visto como um dos mais difíceis da competição, é composto por alças?
6. Sobre a aula, assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso
a. ( ) A ginástica olímpica surgiu na Grécia e foi uma das primeiras modalidades dos Jogos Olímpicos.
b. ( ) Para os antigos gregos, os exercícios físicos sempre foram motivos de competição.
c. ( ) (FIG) foi fundada em 1891, sendo incluída 5 anos depois, nos primeiros Jogos Olímpicos.
d. ( ) Ao praticarmos atividade física, devemos respeitar nossas características e limites.
e. ( ) Somente as mulheres realizam movimentos em barras de equilíbrio e assimétricas; e movimentos no solo e saltos.
7. Qual atleta brasileira abaixo NÃO faz / fez parte da modalidade Ginástica Artística?
8. Muitas vezes, quando queremos muito alguma coisa, acabamos extrapolando limites, sejam eles físicos, mentais ou morais. Entretanto, precisamos compreender que para atingir nossas metas, devemos aceitar nossos limites. Você concorda com isso? Justifique sua resposta.
+ Conteúdos de Educação Física para o Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.