Atividade de Ensino Religioso sobre diálogo inter-religioso para o 7° ano, 8° ano e 9° ano com texto de apoio e gabarito
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
Após o século XX, acentuou-se um processo de grandes transformações no mundo. Assim, a preocupação pela paz entre as grandes nações, a consciência ambiental e a busca pelo diálogo inter-religioso tornaram-se questões amplamente debatidas entre as sociedades. Essas transformações em curso são impulsionadas por dois elementos prementes: o receio de que a humanidade caminhe rumo à sua própria extinção e a crescente interconexão global. Deste modo, cabe a reflexão: como o diálogo inter-religioso pode contribuir para a paz no mundo?
A busca pela Paz
O diálogo inter-religioso é uma prática fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante. Por meio dele, as diferentes religiões podem se conhecer e estabelecer um diálogo baseado no respeito mútuo, contribuindo para uma convivência pacífica entre seus seguidores. A amizade entre as diferentes religiões é um resultado direto desse diálogo construtivo, uma vez que se estabelece a convicção de que todas as religiões têm algo para contribuir com a construção de um mundo melhor. Dessa forma, o preconceito e a intolerância perdem espaço, permitindo que as pessoas alcancem um nível mais profundo de compreensão do outro, independentemente das crenças que professam.
Além do diálogo inter-religioso (ação que promove a boa relação entre todas as religiões), há também outras iniciativas que favorecem a paz entre as pessoas: o Ecumenismo, que busca a aproximação entre as diferentes denominações do Cristianismo e o Diálogo Interconviccional, que busca aproximação com aqueles que não possuem religião definida.
Desafios do Diálogo Inter-religioso
Estabelecer um diálogo inter-religioso não é uma tarefa fácil, especialmente em um mundo onde muitas vezes se glorifica a própria religião em detrimento das outras. No entanto, é preciso lembrar que a tolerância e o respeito são valores fundamentais para a construção de uma sociedade justa e equilibrada. Nesse sentido, o diálogo inter-religioso é um meio importante para atingir essa meta. Assim, destaca-se que esse diálogo não é somente uma questão de interesse religioso, mas sim, uma questão de interesse geral. Afinal, a amizade entre as diferentes religiões contribui diretamente para a paz, a harmonia e a convivência pacífica entre as pessoas, independentemente de suas crenças.
União na Diversidade
Ouvir e entender a crença do outro não significa que concordamos com o que está sendo dito, entretanto, é uma oportunidade de coexistirmos e aprendermos juntos, sem perdermos nossa identidade individual. Nenhuma religião tem o monopólio da verdade absoluta, já que o mistério que as envolve é universal. Desse modo, o objetivo do diálogo inter-religioso não é a conversão de pessoas ou a união de todas as crenças em uma só, mas sim a busca por uma convivência pacífica.
Texto: Tudo Sala de Aula.
Atividades
1. O diálogo inter-religioso é uma prática que visa promover a compreensão e o respeito mútuo entre diferentes crenças. Assim sendo, o diálogo inter-religioso pode ser definido como
a) a ideia de que as diferentes religiões do mundo devem buscar pela supremacia mundial.
b) a união de doutrinas e crenças das mais diferentes religiões em uma única fé.
c) um intercâmbio respeitoso entre indivíduos e grupos com diferentes crenças religiosas.
d) a única forma para promover a paz e a cooperação entre as sociedades no mundo.
2. Os meios de comunicações e transportes quebraram várias fronteiras e permitiram às pessoas conhecerem outras culturas e religiões. Com tanta diversidade religiosa no mundo, há necessidade do diálogo inter-religioso? Justifique sua resposta.
3. Segundo o texto, após o século XX, acentuou-se um processo de grandes transformações no mundo. Diante dessas transformações, que questões são atualmente debatidas amplamente entre as sociedades?
4. Sabe-se que as religiões orientam a humanidade desde a sua origem. Desse modo, para você, quais compromissos todas as religiões devem assumir atualmente visando a relação pacífica entre as nações?
5. Assinale as afirmativas em (F) para Falso e (V) para Verdadeiro.
a. ( ) O diálogo inter-religioso busca o respeito mutuamente, procurando evitar conflitos com motivação religiosa.
b. ( ) Dialogar é abrir espaço para o outro, deixar que pessoas diferentes adentrem nosso território de ideias.
c. ( ) As religiões precisam dialogar e se respeitar mutuamente, entretanto, o diálogo inter-religioso não evita conflitos de natureza religiosa.
d. ( ) O diálogo inter-religioso é um dos elementos fundamentais mais efetivos para suprir a busca da humanidade pela paz.
e. ( ) Demonstrar superioridade de uma religião em relação a outras contribui para um diálogo inter-religioso proveitoso.
6. É um dos objetivos do diálogo inter-religioso
a) converter as pessoas a uma determinada religião.
b) demonstrar superioridade de uma religião em relação a outras.
c) isolar e excluir aqueles que praticam uma religião diferente.
d) promover o entendimento e a cooperação entre diferentes religiões.
7. Segundo o texto, em que contribui a amizade entre as diferentes religiões?
8. Defina com suas palavras as seguintes expressões:
a) Ecumenismo.
b) Diálogo Interconviccional.
c) Intolerância religiosa.
d) Convivência pacífica.
Leia a tirinha e responda às questões 9 e 10.
9. Para você, como seria o Brasil caso não houvesse a garantia das liberdades individuais?
10. Você se considera mentalmente preparado para respeitar e considerar uma religião diferente da sua? Por quê?
+ Conteúdos de Ensino Religioso para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Crenças, convicções e atitudes.
Objetivo da Aula: Promover a reflexão sobre a importância da unidade entre igrejas e religiões, compreendendo que, embora existam diferenças, é possível a convivência e o respeito.
Habilidade da BNCC: (EF08ER02) Analisar filosofias de vida, manifestações e tradições religiosas destacando seus princípios éticos.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.