Atividade de Arte sobre a Organização das Danças Populares com texto de apoio para o 6º ano, 7º ano 8º ano e 9º ano com gabarito.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Organização das Danças.
Habilidade da BNCC: (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
A ORGANIZAÇÃO DAS DANÇAS POPULARES
As danças populares brasileiras são manifestações culturais que, por meio de movimentos, narram trechos da história do país e de suas respectivas localidades. Em alguns estados do Brasil, elas são tão emblemáticas que se tornaram símbolos populares e impulsionam o turismo, especialmente durante os períodos festivos. Como brasileiros, somos conhecidos pela nossa alegria e animação, e é difícil resistir à tentação de se juntar à roda quando os instrumentos começam a tocar. Que tal conhecer um pouco mais sobre como as danças populares podem ser organizadas?
A organização das Danças
Solo
É quando apenas um participante dança ou, quando em grupo, somente um dos participantes se destaca para dançar sozinho. Esse tipo de organização de dança pode se manifestar no frevo, no break dance, no samba, na dança contemporânea, dentre outros.
Par enlaçado
São chamadas também de danças de casal. Nessa organização, as danças acontecem a partir de pares de dançarinos que se movimentam, mantendo-se abraçados. A valsa, o forró e o samba de gafieira são exemplos dessa modalidade.
Par solto
Nessa organização, os pares de dançarinos realizam a dança em conjunto, mas mantendo seus corpos afastados. Algumas vezes durante a execução dessa dança, os dançarinos tocam, na maior parte das vezes, apenas as palmas das mãos. A chimarrita e o balaio são exemplos da dança de par solto.
IMPORTANTE: Algumas formas de dança podem mesclar os estilos acima, já que os pares enlaçam e se separaram, como as quadrilhas juninas, onde há coreografias individuais e de par.
Fileiras
Nesse estilo de dança, os participantes se organizam em fileiras durante toda a dança, geralmente, duas filas, podendo ser compostas de homens, mulheres e crianças, onde também pode haver competições. A catira (a tradicional dança sertaneja) é um exemplo dessa organização.
Dança de Roda
São danças circulares e coletivas que têm como finalidade a integração do grupo. Geralmente, os participantes formam uma roda e um ou mais podem dançar no centro dela. No samba de roda e na dança da capoeira, os participantes que estão em círculo cantam e batem palmas enquanto acontecem as apresentações no centro da roda.
Os movimentos corporais
Os movimentos corporais podem ser classificados em diversas formas, principalmente em movimentos simétricos e assimétricos. Um elemento simétrico é aquele que possui duas metades que são correspondentes, assim, as duas partes do corpo se movem da mesma maneira. No movimento assimétrico, as duas metades do corpo se movem de formas diferentes. Portanto, na dança, os termos “simétricos” e “assimétricos” são utilizados para indicar como os dois lados do corpo se movimentam no espaço.
Refletindo
As danças populares podem se configurar como uma forma de expressar os costumes, as tradições e as histórias de diferentes povos. Com movimentos corporais precisos e uma exploração inteligente do espaço, essas danças são profundamente enraizadas em aspectos culturais, como a religiosidade, as festividades locais, as lendas e as brincadeiras populares. Assim, a dança é uma verdadeira celebração da diversidade cultural, uma forma única de expressão que merece ser valorizada e preservada.
Texto: Tudo Sala de Aula
Atividades
1. Segundo o texto, o que são danças populares brasileiras?
2. Classifique as imagens abaixo, conforme a organização da dança representada, em: solo, par enlaçado, par solto, fileiras ou dança de roda.
3. A dança possui três elementos fundamentais que são: movimento corporal, tempo e espaço. Cada dança é organizada a partir desses elementos. A dança de solo acontece quando
a) apenas um participante executa a dança.
b) os dançarinos realizam a dança em conjunto.
c) os participantes se organizam em fileiras.
d) os dançarinos se movimentam abraçados.
4. Quais são as duas modalidades abaixo que se enquadram na organização par enlaçado?
a) Frevo e balaio.
b) Catira e samba de roda.
c) Valsa e samba de gafieira.
d) Quadrilha e dança contemporânea.
5. Os movimentos corporais são classificados como simétricos e assimétricos na dança. Como esses termos são definidos para indicar os movimentos do corpo no espaço?
a) Movimentos simétricos e assimétricos são usados indistintamente na dança, sem diferença de significado ou função.
b) Movimentos simétricos envolvem movimentos diferentes entre as duas metades do corpo, enquanto movimentos assimétricos envolvem duas metades correspondentes do corpo.
c) Movimentos simétricos envolvem o uso de apenas um lado do corpo, enquanto movimentos assimétricos envolvem o uso dos dois lados do corpo.
d) Movimentos simétricos envolvem duas metades correspondentes do corpo, enquanto movimentos assimétricos envolvem movimentos diferentes entre as duas metades do corpo.
6. Defina com suas palavras as seguintes organizações da dança.
a) Par solto.
b) Fileiras.
7. Você gosta de dançar? Qual organização das danças apresentadas na aula de hoje você mais gosta de participar ou assistir?
+ Conteúdos de Arte para Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.