Os movimentos migratórios são um fenômeno complexo e presente na história da humanidade desde os primeiros registros. Nesta publicação, preparamos uma excelente atividade de história sobre os movimentos migratórios para os alunos do 7º e 8º ano. Com o objetivo de promover a reflexão sobre as razões e consequências das migrações no mundo, bem como oferecer uma visão ampla sobre as diferentes formas de movimentação de pessoas ao longo da história.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Movimentos migratórios.
Habilidade da BNCC: (EF08HI20) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravização no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas, relacionando e problematizando o movimento paranista.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
1. A população de um país é formada não somente pela diferença entre falecimentos e nascimentos, as questões relacionadas às migrações também têm seu papel na construção de uma nação. Todos os dias, pessoas chegam e outras vão embora do país, caracterizando o que se chama de fluxo migratório. Sobre as questões relacionadas ao fluxo migratório, é INCORRETO afirmar que
a) no processo de migração, as pessoas que deixam seus países são chamadas de emigrantes.
b) as pessoas que chegam aos países estrangeiros para viver são chamadas de imigrantes.
c) o processo de imigração é muito rápido, pois não exige documentos e nem autorizações.
d) as pessoas migram, em geral, em busca de melhorias de vida, fugindo de guerras ou perseguições.
2. As migrações humanas ocorrem desde a Pré-História, a ocupação do planeta é fruto desse processo. A teoria mais aceita afirma que os seres humanos surgiram na África e a partir desse continente, espalharam-se pelo restante do mundo. Observe o mapa abaixo que trata sobre esse processo.
Com base nas informações acima, assinale a alternativa correta.
a) De acordo com o mapa, o ser humano surgiu no continente africano.
b) O mapa aponta que o continente asiático foi ocupado por último.
c) De acordo com o mapa e o texto, cada nação nasceu em seu próprio continente.
d) Analisando as rotas de ocupação do mundo, vemos que a Oceania foi ocupada antes da Europa.
3. A formação do povo brasileiro é conhecida pela sua diversidade. Somos frutos da miscigenação entre europeus, africanos e indígenas. Partindo desse ponto de vista, pode-se afirmar que
a) tanto europeus como indígenas podem ser considerados povos originários do Brasil.
b) apenas os indígenas são povos originários, europeus e africanos são povos imigrantes.
c) apenas indígenas e africanos são considerados povos originários, pois foram escravizados pelos colonizadores europeus.
d) apenas os europeus são considerados povos originários, pois foram os únicos responsáveis pelo processo de colonização do Brasil.
4. Observe o trecho abaixo do poema “Navio Negreiro” escrito em 1869 poeta brasileiro Castro Alves.
Ontem plena liberdade,
A vontade por poder…
Hoje… cúm’lo de maldade,
Nem são livres p’ra morrer.
Prende-os a mesma corrente
— Férrea, lúgubre serpente —
Nas roscas da escravidão.
E assim zombando da morte,
Dança a lúgubre coorte
Ao som do açoute… Irrisão!…
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus,
Se eu deliro… ou se é verdade
Tanto horror perante os céus?!…
Ó mar, por que não apagas
Co’a esponja de tuas vagas
Do teu manto este borrão?
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão! …
[…]
O trecho do poema acima se refere a uma das formas de migração para o Brasil. Assim sendo, assinale a alternativa que se refere ao tema principal desse poema.
a) A imigração dos europeus durante a Primeira Guerra.
b) O povoamento das capitanias hereditárias.
c) A imigração asiática devido à Guerra da Coreia.
d) O comércio de escravos no Brasil Colonial.
O Mapa 01 trata de como as pessoas se classificaram ao CENSO de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, já o Mapa 02 traz os nomes e os limites das Regiões do Brasil. Observe-os atentamente para responder às questões 5 e 6.
5. O povo brasileiro é formado pela miscigenação entre africanos, indígenas e europeus. Essa mistura fez com que a maioria da população tivesse características físicas dessas três origens, denominados pardos, principalmente nas regiões onde houve grande incidência de escravização de africanos. De acordo com o mapa, qual a região brasileira com a maior quantidade de pessoas que se classificam como pardos?
a) Centro-Oeste.
b) Sul.
c) Nordeste.
d) Sudeste.
6. De acordo com as informações contidas nos mapas, é correto afirmar que
a) na Região Nordeste, a maioria da população se declara branca.
b) o maior número de pessoas que se declaram pardos está na Região Sul.
c) a Região Norte tem pouco território marcado, devido à baixa densidade populacional.
d) a Região Centro-Oeste possui o maior número de pessoas que se declaram brancas.
7. Leia os textos a seguir e responda.
A Organização das Nações Unidas (ONU) chama de refugiadas as pessoas que saem do seu país de origem para outros países, fugindo de guerra, perseguição ou fome. Para avaliar as questões relacionadas aos refugiados, a ONU criou o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). No ano de 2021, a Acnur mapeou cerca de 26,6 milhões de refugiados. Eles saíram, na maioria, de cinco países: Síria, Venezuela, Afeganistão, Sudão do Sul e Mianmar. Para chegarem ao seu destino, muitos migrantes pagam altos valores a traficantes para tentar entrar ilegalmente, conhecidos como “coiotes”, colocando-os em situações degradantes, como frio, fome e perigo de morte. Nos últimos anos, vários casos onde migrantes atravessavam oceanos em embarcações lotadas e sem nenhuma segurança foram noticiadas, principalmente no que se referem às tragédias ocorridas nessa travessia.
Por: Cássia Alves (Licenciada em História)
Sobre os textos lidos, assinale a alternativa correta.
a) O texto e a notícia expõem as dificuldades vividas pelos refugiados na viagem aos países de destino.
b) A notícia traz informações a respeito de como ocorre a travessia dos refugiados com destino à Europa.
c) O texto analisa a origem dos refugiados e a notícia expõe um caso de xenofobia a refugiados.
d) A notícia critica o acolhimento de refugiados por países europeus e as formas como são transportados.
8. Leia o trecho abaixo.
As migrações no mundo tiveram vários momentos, durante o processo de colonização da América, os europeus se dirigiam ao continente americano no intuito de dominar territórios, seja por povoamento ou por exploração. Esse processo se intensificou durante a Primeira e a Segunda Guerra, por conta dos refugiados. Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), esse fluxo passou a ter o movimento inverso, a Europa passou a ser procurada cada vez mais por imigrantes de todo o mundo, em busca de melhores condições de vida e de emprego. No contexto interno, uma das formas mais conhecidas de migração é o chamado êxodo rural, onde as pessoas do campo buscam se mudar para a cidade em busca de emprego, por vezes, reflexo da influência do clima, como seca ou enchentes.
Através da leitura do trecho acima e os conhecimentos já adquiridos, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Uma das motivações da migração são as guerras.
b) Atualmente, a Europa passa por um momento onde recebe muitos imigrantes refugiados de guerra.
c) O êxodo rural é reflexo da colonização onde as pessoas das cidades decidem morar no campo.
d) A questão climática também é uma das motivações que levam às migrações.
Leia e responda.
Define-se com êxodo rural o movimento migratório da população da zona rural com destino à zona urbana. A maioria das pessoas que são das zonas agrícolas buscam melhores empregos e condições de vida, porém, acabam encontrando subemprego, más condições de moradia e ausência de serviços básicos como educação, saneamento e saúde.
9. O trecho acima expõe as condições a que são submetidas grande parte das pessoas que migram do campo para a cidade, entretanto, além dessas condições, esse movimento migratório impacta diretamente o ambiente agrário. Sobre esse processo, assinale a alternativa que não corresponde a uma das consequências do Êxodo Rural para o eixo agrícola.
a) Diminuição da mão de obra para os trabalhos no campo.
b) Vazios demográficos (cidades quase desaparecendo).
c) Cidades rurais com mais idosos que jovens.
d) Aumento da população das zonas rurais.
10. Observe a charge abaixo:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/iotti/noticia/2018/08/iotti-imigrantes cjlg9m2i305g301qkuvju49ib.html
Com base na charge e nos conhecimentos já adquiridos, pode-se afirmar que
a) a charge mostra que os imigrantes europeus que chegaram ao Brasil em 1875 eram vistos como pessoas que contribuiriam para o crescimento do país e os venezuelanos que chegaram em 2018 eram vistos como ameaça.
b) a charge mostra que os imigrantes europeus que chegaram ao Brasil em 1875 eram vistos como ameaça e os venezuelanos em 2018 eram vistos como pessoas que contribuíam para o crescimento do país.
c) de acordo com a charge, todos os imigrantes que chegam ao Brasil, independentemente do período e da origem, são tratados como pessoas que irão contribuir para o crescimento do país.
d) de acordo com a charge, todos os imigrantes que chegam ao Brasil, independentemente do período e da origem, são tratados como pessoas que tomam empregos dos brasileiros, por isso, devem ser expulsos.
+ Conteúdos de História para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Cássia Alves
Licenciada em História e especialista em Gestão Escolar, com extensão em Formação Cidadã e Transversalidade.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.