O site Tudo Sala de Aula preparou uma excelente atividade envolvendo duas músicas juninas para você aplicar em suas turmas dos anos finais (6º, 7º, 8º e 9º ano) dos grandes compositores Alceu Valença e Luiz Gonzaga. Uma oportunidade imperdível para mergulhar na riqueza musical da cultura nordestina e animar ainda mais suas aulas de Língua Portuguesa.
Professor, acesse o link da música abaixo e apresente aos alunos para tornar este momento da aula ainda mais interessante. Ver música AQUI.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Interpretação com músicas juninas.
Objetivo da Aula: Analisar e interpretar músicas juninas tradicionais, identificando seus elementos culturais, líricos e musicais, e compreendendo suas letras.
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Leia ou cante a música para responder às questões 1 – 8.
O XOTE DAS MENINAS
Canção de Luiz Gonzaga
Mandacaru quando fulora na seca
É um sinal que a chuva chega no sertão
Toda menina que enjoa da boneca
É sinal de que o amor já chegou no coração
Meia comprida não quer mais sapato baixo
O vestido bem cintado, não quer mais vestir timão
Refrão:
Ela só quer, só pensa em namorar (Repete)
De manhã cedo já tá pintada
Só vive suspirando, sonhando acordada
O pai leva ao doutor a filha adoentada
Não come e nem estuda, não dorme e nem quer nada
Mas o doutor nem examina
Chamando o pai de lado, lhe diz logo em surdina
Que o mal é da idade e que, pra tal menina
Não tem um só remédio em toda medicina
Fonte: https://www.letras.mus.br/luiz-gonzaga/47104/
1. A primeira estrofe menciona o mandacaru, uma planta típica do sertão que floresce durante a seca, indicando a chegada da chuva. Nesse contexto, qual palavra abaixo melhor está relacionada com o florescer do Mandacaru?
a) Esperança.
b) Concepção.
c) Cuidado.
d) Ternura.
2. A letra “O Xote das Meninas” utiliza expressões simbólicas e imagens da natureza para transmitir suas mensagens sobre o despertar do amor e as transformações emocionais. Assim sendo, observando os elementos verbais empregados, qual o nível de linguagem predominante no texto?
a) Linguagem formal e subjetiva.
b) Linguagem cotidiana e coloquial.
c) Linguagem culta e regional.
d) Linguagem padrão e popular.
3. Escreva um verso da música que comprova a resposta da questão anterior.
4. Segundo a música, quais são as transformações físicas da personagem que refletem o despertar do amor?
5. Qual é o impacto do amor na vida da personagem, conforme mencionado na música?
6. Assinale o verso abaixo onde há uma palavra que denota intensidade.
a) “É um sinal que a chuva chega no sertão”
b) “É sinal de que o amor já chegou no coração”
c) “Meia comprida não quer mais sapato baixo”
d) “Não come e nem estuda, não dorme e nem quer nada”
7. Qual é a relação entre a menina enjoando da boneca e o amor que chega ao coração?
a) É um sinal de que a menina não se interessa mais por brinquedos infantis.
b) Indica que a menina está experimentando mudanças emocionais.
c) Mostra a falta de interesse da menina pela vida cotidiana.
d) Reflete a transição da infância para a adolescência.
8. De que forma a música “O Xote das Meninas” reflete a incompreensão dos adultos em relação aos sentimentos e transformações da juventude?
Professor, acesse o link da música abaixo para que seus alunos cantem em sala de aula. Veja AQUI.
Leia ou cante a música a seguir e responda às questões 9 – 17.
CABELO NO PENTE
Canção de Alceu Valença
Refrão
Ah, iaiá, ô ioioiô
Ah, iaiá, eu também quero, quero pisar na fulô
Andei pisando pelas ruas do passado
Criando calo no meu pé caminhador
Dançando xote, tropecei com harmonia
Na melodia de Pisa na Fulô.
Andei passando como as águas, como o vento
Como todo sofrimento que enfim me calejou
Terei futuro deslizando no presente
Como cabelo no pente que penteia meu amor
Feito cabelo no pente que penteia meu amor
Como cabelo no pente que penteia meu amor
Fonte: https://www.letras.mus.br/alceu-valenca/188410/
9. Qual é o tema principal abordado na música “Cabelo no Pente” de Alceu Valença?
a) A celebração da cultura popular.
b) O encontro do amor verdadeiro.
c) O amadurecimento emocional.
d) A preservação das memórias.
10. Escreva um trecho da música que denota a experiência vivenciada pelo eu lírico.
11. A música traz uma narrativa sobre a experiência de caminhar pelas ruas do passado e encontrar harmonia na dança do xote. O verso “Andei pisando pelas ruas do passado, criando calo no meu pé caminhador” evoca a ideia de uma jornada pessoal, marcada
a) por vivências e experiências que deixaram marcas físicas e emocionais.
b) pelo encontro de pessoas significativas ao longo do caminho.
c) pela nostalgia e saudade das memórias passadas.
d) pelo desejo de se libertar das amarras do passado.
12. No verso: “tropeçar com harmonia” sugere uma habilidade em transformar:
a) obstáculos em desafios superáveis.
b) facilidades em conquistas imediatas.
c) desafios em frustrações constantes.
d) dificuldades em oportunidades.
13. No verso: “Criando calo no meu pé caminhador”, há a repetição do som da letra “c”, criando um efeito sonoro que enfatiza a ação de caminhar e traz um ritmo musical à frase. Como é chamada essa figura de linguagem?
a) Assonância.
b) Aliteração.
c) Paronomásia.
d) Onomatopeia.
14. Para você, o que significa “Pisar na fulô”?
15. Em: “Como todo sofrimento que enfim me calejou”, a palavra destacada indica relação de
a) oposição.
b) adição.
c) explicação.
d) conclusão.
16. No verso: “Feito cabelo no pente que penteia meu amor”, a expressão destacada se refere
a) ao pente.
b) ao cabelo.
c) ao amor.
d) ao presente.
17. Retire um verso da música “Cabelo no Pente” que apresenta uma figura de linguagem chamada “comparação”.
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Redação Tudo Sala de Aula
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