As Festas Juninas são uma das celebrações mais tradicionais e animadas do calendário brasileiro. Por isso, é importante que desde cedo os estudantes compreendam a importância cultural dessas festividades. Pensando nisso, desenvolvemos uma excelente atividade de interpretação e compreensão de texto sobre Festas Juninas para os alunos do 6º e 7º ano.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Interpretação de texto.
Objetivo da Aula: Desenvolver habilidades de interpretação de texto, compreendendo as origens, influências culturais e tradições das Festas Juninas.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
AS FESTAS JUNINAS
Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festa Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. De acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.
Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.
Com a popularização das festas juninas no Brasil, a difusão dos elementos ligados à festa tornou-se cada vez mais comum. As comidas típicas da Festa Junina são um exemplo disso. Em todas as regiões, o produto utilizado para preparar as guloseimas da festa é basicamente o mesmo: o milho. Pipoca, canjica, pamonha, bolo de milho e curau são algumas das iguarias servidas.
Atualmente, há uma grande valorização das festas juninas na região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, acontece o maior festejo do país, com queima de fogos, fogueira gigante, concurso de quadrilhas e diversas barracas típicas com jogos e comidas.
A decoração de Festa Junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros. Nesse período de festas, alguns supersticiosos aproveitam para realizar simpatias de Festa Junina. Existem rituais para pedir namorado, para afastar a inveja e até para se livrar de verrugas.
Além do Brasil, as celebrações da festa junina são notáveis em diversos países. Reino Unido, França, Itália, Portugal, Espanha, Noruega, Estados Unidos, Porto Rico, Canadá e Austrália são alguns exemplos de lugares que celebram essas tradições.
Fonte do texto: https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina
Atividades
1. De acordo com as informações do texto, as Festas Juninas no Brasil tiveram sua origem
a) no carnaval brasileiro, adaptado para o mês de junho.
b) no culto aos deuses pagãos, mas com influências do catolicismo.
c) nas tradições indígenas, com influências europeias e africanas.
d) no cristianismo, como uma forma de celebrar os santos católicos.
2. Segundo o texto, quais são os santos católicos associados às Festas Juninas?
3 Quais são as influências culturais presentes nas Festas Juninas brasileiras?
4. No trecho: “… mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos…”, as palavras destacadas estabelecem, respectivamente, relação de
a) adição e explicação.
b) oposição e causa.
c) oposição e adição.
d) comparação e explicação.
5. Em: “… foram se misturando com elementos próprios…”, o pronome destacado retoma a expressão
a) “portugueses”
b) “elementos próprios”
c) “típicas”
d) “festas”
6. Quais são algumas das comidas típicas servidas nas Festas Juninas?
7. Qual região do Brasil valoriza especialmente as Festas Juninas?
8. Observes as palavras destacadas nos trechos a seguir e identifique a ideia (tempo, comparação, limite, intensidade ou finalidade) que elas empregam no texto.
a) “Existem rituais para pedir namorado…”
b) “… tornou-se cada vez mais comum.”
c) “Atualmente, há uma grande valorização…”
d) “… a inveja e até para se livrar de verrugas.”
e) “… os santos católicos, como Santo Antônio…”
f) “… e hoje há forte associação com os santos…”
9. Cite algumas das brincadeiras e práticas tradicionais nas Festas Juninas segundo o texto. Se possível, cite outras que você conhece.
10. No contexto das Festas Juninas, quais elementos são característicos da sua decoração?
a) Comidas típicas e bebidas, que também fazem parte da decoração, com suas cores e apresentações especiais.
b) Lanternas, velas, flores e outros elementos que criam uma atmosfera aconchegante e romântica.
c) Fogueira e fogos de artifício, que representam a tradição de acender fogueiras e realizar queimas de fogos durante as festividades.
d) Bandeirolas e balões, que dão um aspecto festivo e colorido ao ambiente de comemoração.
11. Além do Brasil, quais outros países celebram as Festas Juninas?
12. Você costuma participar das festas juninas? Se sim, em que práticas culturais juninas você costuma se envolver?
+ Conteúdos de Português para o 6º e 7º ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Maurício Araújo
Licenciado em Língua Portuguesa, com especialização em Marketing Digital e em Gramática de Revisão Textual.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.