O site Tudo Sala de Aula preparou uma excelente atividade de arte para os estudantes do 4º e 5º ano abordando o tema Arte Rupestre. A atividade com texto de apoio e questões formativas visa contribuir com a aprendizagem dos estudantes sobre uma arte remota que traz aspectos importantes de nossos antepassados.
ARTE RUPESTRE
Há milhares de anos, os povos antigos já se manifestavam através da arte, até mesmo antes do surgimento da escrita, eles já se comunicavam através de desenhos. Você já ouviu falar em Arte Rupestre?
A Arte Rupestre são criações artísticas desenvolvidas pelos homens pré-históricos no período paleolítico. Ela consiste em desenhos, pinturas e gravuras feitos em paredes ou tetos de cavernas, rochas ou abrigos naturais, composta por representações gráficas (desenhos, símbolos ou sinais). Essas representações artísticas são consideradas um dos primeiros registros visuais da humanidade e oferecem diversas informações da vida, crenças, rituais e descobertas do cotidiano dos povos antigos.
Características da Arte Rupestre
Essa arte costumava apresentar características específicas da cultura antiga que revelavam animais selvagens, como bisões, cavalos, cervos, cenas de caça, figuras humanas, símbolos geométricos, rituais religiosos, tipos de danças, dentre outros aspectos. As imagens surpreendem pelo tamanho e realismo. Os materiais utilizados para a produção dessas obras incluem carvão, argila, pigmentos naturais, ferramentas de pedra e fragmentos de rochas. Os pigmentos utilizados são materiais facilmente encontrados na natureza, como argilas, minerais, carvão e sangue de animais.
Arte Rupestre no Brasil
Locais no Brasil onde foram encontradas manifestações de arte rupestre: Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (Piauí), Parque Nacional Sete Cidades (Piauí), Cariris Velhos (Paraíba), Lagoa Santa (Minas Gerais), Rondonópolis (Mato Grosso), Peruaçu (Minas Gerais).
Importância
A importância da Arte Rupestre para a humanidade é imensa. Além de fornecer dados e informações sobre o estilo de vida e o desenvolvimento da arte do homem pré-histórico, essa forma de representação artística nos fornece informações valiosas sobre a vida cotidiana desses povos, suas atividades de subsistência, crenças espirituais e rituais e para a preservação da memória histórica. Por meio dessas representações, temos a oportunidade de conectar-nos com nossos antepassados distantes, compreender sua relação com o ambiente natural e reconhecer a continuidade da experiência humana ao longo dos tempos.
Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😉
Uma crítica construtiva, talvez vocês não saibam que um dos maiores painéis de pinturas rupestres gravados na pedra, com 650 pinturas datadas de 3.500 anos estão no Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio, na cidade de Andrelândia, MG.
ResponderExcluirMuito obrigado por comentar! Agradecemos a sugestão.
ExcluirParabéns, atividades impecáveis, auxiliam muito os professores, gratidão sempre.
ResponderExcluirNós que agradecemos por seu comentário!
ExcluirAula maravilhosa, agradeço muito por disponibilizar.
ResponderExcluirGratidão por todo carinho!
Excluirmuito bom essa arte rupestre gostei
ResponderExcluirGratidão pelo carinho!
ExcluirBoa noite, esses conteúdos são minas de ouro !!!
ResponderExcluirGratidão!
Excluir