A preocupação com a sustentabilidade e a saúde humana tem se tornado cada vez mais presente em nossa sociedade. Pensando nisso, a equipe do site Tudo Sala de Aula elaborou uma atividade para os anos finais (6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano) que aborda a relação entre sustentabilidade e saúde humana. Através de um texto de apoio, os alunos poderão compreender melhor como a preservação do meio ambiente está diretamente ligada à qualidade de vida da população.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Sustentabilidade.
Objetivo da Aula: Relacionar saúde ambiental à saúde humana.
Habilidade da BNCC: (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc. (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
SUSTENTABILIDADE E A SAÚDE HUMANA
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição da saúde está associada a um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. A manutenção da saúde depende de vários fatores. A falta de aspectos importantes à saúde, leva ao aparecimento de doenças.
No artigo 196 da Constituição Federal Brasileira diz que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” Portanto, o direito à saúde faz parte do pilar social e está relacionado aos fatores ambientais e econômicos.
A sustentabilidade
A sustentabilidade é a capacidade de usarmos, atualmente, os recursos necessários aos seres humanos, sem comprometer o futuro. Esse termo possui 3 pilares: social, ambiental e econômico. Compreenda melhor através da imagem a seguir:
As condições ambientais
Precisamos entender que meio ambiente é o espaço que nos rodeia. A natureza, em si, não nos traz problemas. O problema é como o ser humano vem alterando a natureza e, dessa forma, trazendo consequências nocivas à saúde. As queimadas, os desmatamentos, a poluição dos rios e oceanos, a poluição sonora, dentre outros danos, vêm trazendo verminoses, problemas respiratórios, cânceres, mortalidade infantil, entre outras doenças. Assim, preservar o planeta é pensar em sustentabilidade, é cuidar da saúde de todos os seres vivos da terra.
O mal do século
O termo “estresse” denota estar submetido a uma carga excessiva, incapaz de cumprir objetivos, prazos ou tarefas. Essa condição pode gerar uma série de complicações e doenças. É importante lembrar que o estresse não é “sustentável” e pode causar danos à saúde. Além de elevar a pressão arterial, o estresse também reduz a eficácia do sistema imunológico, aumentando a vulnerabilidade a infecções e outras enfermidades.
Qualidade de vida para a saúde
Desfrutar de uma qualidade de vida é poder contar com um conjunto de condições que nos permitem viver plenamente em diversos aspectos: saúde física, mental e social. É estar em equilíbrio psicológico, cuidar do corpo com atividades físicas e alimentação saudável, conviver harmoniosamente com as pessoas, ter amizades verdadeiras e se divertir. E, além disso, é ter acesso a serviços básicos de qualidade, como saúde, educação, transporte e moradia digna. A ausência de qualidade de vida traz muitos danos à saúde, como aumento da pressão arterial, estresse, alterações hormonais, depressão, irritabilidade, improdutividade no estudo e trabalho, assim como dores de todos os tipos e o sentimento de infelicidade.
Refletindo
Portanto, a qualidade de vida só pode ser verdadeiramente alcançada se for sustentável, pois sustentabilidade significa viver de forma a prover nossas necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades. Assim, apoiar políticas e iniciativas sustentáveis e educar as futuras gerações sobre a importância da sustentabilidade são passos essenciais para garantir um futuro melhor para todos, ao mesmo tempo em que desfrutamos de uma vida plena e satisfatória no presente.
Texto: Tudo Sala de Aula.
Atividades
1. Veja a imagem e resolva a questão.
A imagem acima revela boas práticas comprometidas principalmente com
a) o avanço de medicamentos.
b) conformidade com o desmatamento.
c) instalação de energias não renováveis.
d) práticas de sustentabilidade.
2. De acordo com a Constituição Federal Brasileira, qual é o dever do Estado em relação à saúde?
a) Garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde.
b) Promover políticas econômicas para o desaparecimento de doenças.
c) Garantir a completa ausência de doenças na população.
d) Fornecer recursos ilimitados para o tratamento de doenças.
3. Qual é a definição de sustentabilidade mencionada no texto?
a) A capacidade de suprir todas as necessidades presentes sem considerar o futuro.
b) A capacidade de usar recursos de forma a não comprometer as gerações futuras.
c) A garantia de que todos os recursos sejam utilizados para o benefício exclusivo dos seres humanos.
d) A utilização de recursos ilimitados para alcançar a qualidade de vida desejada.
4. A degradação ambiental pode afetar a saúde humana através
a) do aumento da produtividade e melhora das relações sociais.
b) da redução do estresse e fortalecimento do sistema imunológico.
c) da melhora da qualidade de vida e aumento da longevidade.
d) da piora da qualidade do ar e exposição a zoonoses.
5. Para você, o que é necessário para alcançar uma qualidade de vida sustentável?
6. Cite 3 (três) impactos que a degradação ambiental pode trazer para a saúde da população.
7. Veja a imagem e resolva a questão:
Qual é a crítica abordada na imagem.
8. Leia e resolva a questão:
Blog
Você costuma ficar estressado durante o dia? Para você, como o estresse pode afetar a qualidade de vida e a saúde das pessoas?
9. Leia o texto para responder à questão.
Uma cidade que reduz emissões, eletrifica com energia solar seus estádios, mas deixa bairros sem saneamento básico, sem assistência médica e sem escola de qualidade nunca será sustentável. A mudança do regime de chuvas, que já ocorre por causa da mudança climática, faz com que inundações em áreas com esgoto e lixões a céu aberto propaguem doenças das quais o sistema de saúde não cuidará apropriadamente.
ABRANCHES, S. A sustentabilidade é humana e ecológica.
a) Como você interpreta a afirmação de que uma cidade só pode ser considerada sustentável se abordar não apenas os aspectos ambientais, mas também as necessidades sociais e de infraestrutura da população?
b) Na sua opinião, qual é a importância de investir em serviços básicos, como saneamento, assistência médica e educação de qualidade, para alcançar a sustentabilidade em uma cidade?
10. Quais ações abaixo NÃO são consideradas práticas de sustentabilidade e quais impactos essas ações causam na saúde da população? Justifique sua resposta.
+ Conteúdos de Ciências para Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.