O site Tudo Sala de Aula preparou um excelente simulado (16) de língua portuguesa envolvendo diversas habilidades do SAEB para os estudantes do 8º e 9º ano.
Sobre a liberdade
Quando falo de liberdade, é a isso que estou me referindo: ao que nos diferencia das térmitas e das marés, de tudo o que se move de modo necessário e inevitável. É certo que não podemos fazer qualquer coisa que queiramos, mas também é certo que não somos obrigados a querer fazer uma única coisa. Aqui convém fazer alguns esclarecimentos a respeito da liberdade:
Primeiro: Não somos livres para escolher o que nos acontece, mas livres para escolher a forma de agir ao que nos acontece.
Segundo: Sermos livres para tentar algo não significa consegui-lo infalivelmente. A liberdade (que consiste em escolher dentro do possível) não é o mesmo que a onipotência (que seria conseguir sempre o que se quer, mesmo parecendo impossível).
Terceiro: Há coisas que dependem da minha vontade (e isso é ser livre), mas nem tudo depende de minha vontade, pois no mundo há muitas outras vontades e muitas outras necessidades que não controlo conforme meu gosto.
Quarto: Se eu não conhecer a mim mesmo e ao mundo em que vivo. Minha liberdade às vezes irá esbarrar com as minhas necessidades. Mas nem por isso deixarei de ser livre...
SAVATER. Fernando.
Com que material é feita a casa do inseto?
Depende da espécie, mas os materiais mais usados são as fibras raspadas de troncos e galhos de madeira morta. “É muito difícil estabelecer um padrão de construção para todos, pois só no Brasil existem cerca de 500 espécies de vespas. Algumas delas, por exemplo, incorporam aos seus ninhos materiais como barro e pelos vegetais”, afirma o biólogo Osmar Malaspina [...].
Marimbondo é o nome popular dado às vespas, um inseto voador parente das abelhas e das formigas – os três fazem parte da ordem dos heminópteros. Esses animais, juntamente com os cupins, são classificados como insetos sociais graças à capacidade de viver em sociedades organizadas em castas – com a presença de uma rainha e várias operárias – e com divisão clara de trabalho. Entre os marimbondos, uma das espécies mais conhecidas é a Polybia paulista, também chamada de paulistinha. Ela tem o tórax listrado de preto e amarelo e se parece com uma abelha. “Essa espécie costuma fazer seu ninho no beiral ou na varanda das casas”, diz Osmar. A maioria dos marimbondos constrói ninhos fechados (como é o caso da paulistinha) ou abertos (como o marimbondo-cavalo), mas algumas espécies, como as vespas-solitárias, fazem seus ninhos no chão, como se fossem uma toca. Independentemente do formato, no entanto, os marimbondos procuram lugares abrigados e onde estejam protegidos de predadores
– Principalmente formigas e pássaros – para fazer suas casas.
https://bit.ly/3GNJ9Ji
Touro (21/4 a 20/5)
Sua estrela vai brilhar intensamente nesta semana e quem garante é Vênus, seu planeta regente. Além de seguir todo serelepe em seu signo, o astro do amor não quer guerra com ninguém! Todo amorzinho com Júpiter e Plutão, Vênus garante um charme irresistível e sucesso dobrado na paquera e no romance – tudo online pra não sair de casa, tá? E se você começar um namoro por esses dias, tem tudo para decolar e virar um relacionamento duradouro. Seria meu sonho? Mas, a partir do dia 24, cuidado pra não fazer papel de trouxa, viu? A Lua Nova em sua 12ª casa pode agir como um capetinha e tentar você a se envolver com gente comprometida, aí, já sabe, pode dar ruim, viu! O bom da quarentena é que evita esse tipo de coisa, né? No trabalho, a indicação dos astros é agir em equipe. Nas finanças, tá precisando de dinheiro? Saiba que não vai cair do céu, não. Pra você, a indicação dos astros é correr atrás de serviço extra.
Cores: prata e creme.
Números: 15, 37 e 44.
https://joaobidu.com.br/horoscopo-semanal.
O calor volta a atingir o Sul essa semana? A resposta é sim!
Você está se perguntando se o calor vai voltar a atingir o Sul? A resposta, infelizmente para aqueles que preferem o tempo ameno, é SIM. Nesta segunda-feira (31), ainda há potencial de chuva no Paraná e no leste de Santa Catarina, mas as máximas previstas em todos os estados já passam dos 30 graus.
A partir desta terça-feira (01), a tendência é que o tempo fique mais seco e quente em todos os estados, com máximas aumentando e atingindo quase 40 graus no noroeste do Rio Grande do
Sul – e fica ainda pior, na quarta-feira (02) as máximas podem ultrapassar os 40 graus no estado.
A situação de calor extremo continua até esta quinta-feira (03), quando as máximas continuam atingindo valores em torno de 40 graus. Mas, felizmente, a chuva começa a retornar ao território gaúcho.
Apenas entre os dias 05 e 06 de fevereiro, no próximo fim de semana, a chuva retorna de maneira mais generalizada para o Sul e alivia o calor. Mas, como o tempo pode variar localmente, não deixe de conferir a previsão para sua cidade [...].
MANENTE, Matheus
O mágico errado
Arquibaldo era um mágico. Exatamente. Um homem capaz de realizar maravilhas. Ou de maravilhar outras pessoas, se preferir. Mas havia um probleminha. E probleminha é modo de dizer, porque ele achava um problemão. Arquibaldo era um mágico diferente. Um mágico às avessas, sei lá como dizer.
Esse era o problema de Arquibaldo. Ele não sabia. Não conseguia, por mais que se concentrasse. Ele tirava bichos da cartola e do lenço. Era capaz de passar o dia inteirinho tirando bichos. Mas, se falasse: ―Vou tirar...‖ Pronto! Tirava tudo que era bicho, menos o bicho anunciado. Por isso, andava tristonho da vida.
Arquibaldo recordava-se dos espetáculos no circo. Embora preferisse nem lembrar. O apresentador apresentava com ar solene e voz emocionada.
— E agora, com vocês, Ar-qui-bal-do, o maior mágico do mundo!
GALDINO, Luiz