O site Tudo Sala de Aula preparou um excelente simulado (18) de língua portuguesa envolvendo diversas habilidades do SAEB para os estudantes do 8º e 9º ano.
02/01 – Segunda – feira, 21h.
Por motivos óbvios, não escrevi ontem. Certo, não são tão óbvios assim – mas a verdade é que ninguém, em sã consciência, escreve no primeiro dia do ano. Ainda mais quando o réveillon foi desastroso como o meu. Não gosto nem de lembrar, mas vamos lá...
Foi no sítio da família da Bia. Até aí, tudo bem, poderia ter sido divertido. Principalmente por que a Bia tem uns primos lindos, lindos mesmo, e, se eu passei horas me arrumando e tentando domar meu cabelo foi por eles. Bem, primeira decepção da noite: eles não foram. Claro, deviam ter algo mais interessante para fazer do que conhecer a encalhada aqui – hoje faz exatamente duas semanas que não fico com ninguém! Talvez dê para perceber só de olhar, sei lá.
Mas, tudo bem, a festa teve outros atrativos. A piscina, por exemplo. Combinei com a Bia que à meia-noite nós pularíamos, e o que acontece? Quinze para a meia-noite, mãe liga para lá, pedindo aos pais da Bia que me vigiassem PARA EU NÃO PULAR NA PISCINA. É incrível, faz duas semanas que eu já sarei da garganta inflamada e minha mãe ainda se lembra. Não estou falando com ela até agora.
Espero que o resto do ano seja melhor do que o primeiro dia!
PRATA, Liliane
A leitura acalenta a alma
O mundo está em constante transformação. Tudo é dinâmico. Mudam conceitos e ideias. [...] a vida se movimenta e precisamos nos movimentar com ela. [...] o que era prioridade passa a ser secundário. Viver é a arte de adaptar-se.
A leitura pode nos ajudar a entender as mudanças que se impõem. Ela nos traz novas formas de analisar o cotidiano. Aproxima-nos de pessoas e histórias. Conecta-nos ao passado, para entendermos o presente e imaginarmos o futuro. Há tantas reflexões a fazer, tantas experiências a compartilhar. A leitura nos permite esta conexão.
A interação com a linguagem literária que se traduz em arte provoca o encantamento ou, muitas vezes, o estranhamento que nos tira da zona de conforto e nos impulsiona ao novo.
Quem cultiva o hábito de ler está em constante busca de novas formas de explicar ou entender a vida. Na maioria das vezes, não há uma conclusão clara [...]. Quanto mais se busca aprender, mais se percebe que nada é definitivo. Tudo é temporário.
Cabe destacar, ainda, que o leitor habitual melhora muito sua capacidade de expressão. Produzir um texto pode ser algo extremamente libertador. A leitura nos dá ferramentas para a comunicação com o mundo. Aumenta nosso repertório de ideias e permite que nossas reflexões sejam compartilhadas ao nos sentirmos seguros para escrever. A leitura é libertadora!
BERNARDES, Nana
A importância das abelhas para o planeta
As abelhas são essenciais ao planeta e equilíbrio do ecossistema. Elas polinizam plantações de legumes, grãos e frutas, ação indispensável, já que, através dela, cerca de 80% das plantas se reproduzem.
Einstein dizia que “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade teria apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”.
Estes insetos afetam a vida humana diariamente sem que ninguém perceba. Dois terços, aproximadamente, de alimentos ingeridos são produzidos pela ajuda da polinização das abelhas.
A polinização é o transporte de pólen de uma flor para outra, de modo que, através dela, as flores são fecundadas, começando a desenvolver frutos e sementes. É feita pela água, vento e por muitos animais, como borboletas e beija-flores. A abelha é o animal mais famoso pela capacidade de polinização por ser mais rápido, podendo voar em ziguezague.
Esses pequenos insetos são gigantes para o planeta. Sem as abelhas, o mel acabaria, além de boa parte do que comemos, já que cerca de 2/3 do que consumimos vem direta ou indiretamente de vegetais. Além da produção de animais para consumo, que sofreria grandes perdas, já que os animais são herbívoros.
As abelhas têm morrido com a utilização excessiva de pesticidas ou agrotóxicos destinados a matar animais que afetam a agricultura. Da mesma forma, outros produtos químicos utilizados para o crescimento de plantas prejudicam a polinização, colocando em risco o próprio ecossistema.
https://www.pensamentoverde.com.br