Excelente atividade de História que aborda um dos períodos mais importantes da Idade Média: o Feudalismo. Destinada aos alunos do 6° e 7° ano, essa atividade tem como objetivo auxiliar no entendimento dos pilares desse sistema socioeconômico que influenciou diversas sociedades europeias durante séculos.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Feudalismo.
Habilidade da BNCC: (EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
1. Apesar da maioria dos historiadores considerarem que a Idade Média tenha começado com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, o fim desse grande império não ocorreu em um ano específico, foi parte de um processo que levou algumas décadas.
Com vista nesse processo, assinale a alternativa que NÃO corresponde às condições que levaram ao fim do Império Romano do Ocidente.
a) Dificuldades em proteger suas fronteiras das invasões germânicas.
b) Diminuição das Guerras e consequentemente redução do número de escravos.
c) Queda na produção de alimentos, o que causou várias revoltas.
d) Grandes gastos com as navegações no intuito de conquistar a América do Norte.
2. Com a queda do Império Romano do Ocidente, os povos germânicos tiveram sua ascensão na Europa, dominando grandes territórios que se transformaram em importantes reinos como Portugal, Itália, Espanha, França, Reino Unido e Itália. Após vários conflitos e sucessões, surge a figura de Carlos Magno. Ligado à Igreja Católica, este lança uma política de defesa dos cristãos e recebe do papa a coroa e o título de “Imperador dos Romanos”. Carlos Magno, no intuito de aumentar ainda mais seu poder, lança uma nova forma de governo, conhecida como laços de vassalagem.
Assinale a alternativa que melhor explica essa relação.
a) O vassalo se comprometia a prestar serviço militar e outras obrigações ao suserano, o suserano por sua vez dava ao vassalo de terras proteção e direito de cobrar impostos e cobrar taxas.
b) O suserano se comprometia a prestar serviço militar e outras obrigações ao vassalo, o vassalo por sua vez dava ao vassalo de terras proteção e direito de cobrar impostos e cobrar taxas.
c) O rei se comprometia a impedir o crescimento das religiões protestantes, em troca, a Igreja cuidava para que a população não se revoltasse contra o rei.
d) O vassalo (prisioneiro de guerra) passava a trabalhar na casa do suserano (membro da nobreza) como escravo até pagar suas dívidas.
3. Mesmo após o fim da desintegração do Império Carolíngio, a vassalagem ainda continuava a existir. O vassalo em uma cerimônia realizava um juramento de fidelidade ao suserano e o suserano fazia uma doação a ele que poderia ser armas, cavalos, joias, o direito de cobrar taxas e até mesmo terras. Essas doações passaram, tempos depois, a se chamar feudos. Nesse contexto, os senhores feudais, donos dos feudos eram:
a) os reis que assumiram o trono dos reinos da Europa.
b) os vassalos que recebiam os feudos dos suseranos.
c) os suseranos doaram as terras aos vassalos.
d) a Igreja Católica que doava terras aos pobres.
4. Um dos grandes símbolos da estrutura social da Idade Média é o poder da Igreja Católica. Nesse período, o clero católico, grande detentor de terras, possuía poder sobre a sociedade, como também, a instituição em si era considerada como uma grande senhora feudal. Sobre a Igreja Católica nesse período, é correto afirmar que
a) devido ao voto de pobreza dos padres, a Igreja Católica nunca pode possuir terras doadas por Reis ou qualquer tipo de governante.
b) a Igreja Católica exercia grande poder social nesse período, principalmente no que se refere às concepções de condenação, pecado e salvação.
c) a Igreja Católica não existia durante a idade média, passou a existir somente após a idade moderna.
d) diante do surgimento da sociedade feudal, a Igreja Católica perdeu poder durante a idade média, principalmente com a separação de Igreja e Estado.
5. Observe a tira abaixo.
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta.
a) A corveia era a parte da produção recebida pelo senhor feudal.
b) A corveia consistia nos dias em que os servos trabalhavam para os senhores feudais sem ser pagos.
c) As banalidades eram os dias em que os servos trabalhavam para os senhores feudais.
d) Somente os senhores feudais tinham obrigações, os servos não tinham nenhuma.
6. Uma das classificações mais famosas da sociedade medieval e do feudalismo como organização social é a visão do Bispo Adalberon de Laon. De acordo com ele, na sociedade feudal, existem os que rezam, os que guerreiam e os que trabalham, assim, com o trabalho de uns, permite o trabalho dos outros. Conhecendo a estrutura da sociedade medieval, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Os que rezam são o clero.
b) Os que guerreiam são os nobres.
c) Os que trabalham são os servos.
d) Os que rezam são os nobres.
Observe a imagem e responda às questões 7 e 8.
7. De acordo com seus conhecimentos e baseados na imagem acima, assinale a alternativa correta.
a) Os servos podiam utilizar o moinho de maneira gratuita.
b) Nos mansos, era praticada a agricultura.
c) Os servos moravam no castelo junto com o senhor feudal
d) Era proibida a construção de igrejas nas terras dos senhores feudais.
8. As áreas de terra dos feudos utilizadas pelos senhores e pelos camponeses serviam de área voltada para a caça (somente para os senhores feudais), pastagem de animais, coleta de frutas, coleta de mel, extração de madeira, etc.
O trecho acima se refere
a) ao manso comunal.
b) ao manso servil.
c) ao manso senhorial.
d) ao manso religioso.
9. Leia com atenção os dois trechos abaixo:
TEXTO I
Considerado como um dos maiores vilões das HQ’s, e provavelmente um dos mais importantes antagonistas de todos os tempos, The Joker ou O Coringa, fez história nas revistas (e outras mídias) do Batman, ao ponto de se tornar um grande ícone da cultura POP. Um personagem extremamente insano e cruel (…) Em quase 80 anos de existência, o maior oponente do Batman já ganhou diversas origens diferentes, tanto nos quadrinhos como em outras mídias, chegando ao ponto dessa dinâmica aos poucos ser incorporada ao seu cânone.
Fonte:https://pop.proddigital.com.br/personagens/personagens-de-quadrinhos/personagem-coringa-quadrinhos
TEXTO II
Apesar da clara imobilidade da sociedade feudal, podemos destacar a presença de outra classe de trabalhadores que não estavam completamente atrelados à condição de servo. Os chamados vilões equivaliam a uma parcela de camponeses que trabalhavam nas propriedades, mas não tinham a obrigação de se fixar definitivamente nela, poderiam morar em vilas. Dessa forma, um vilão poderia trabalhar para diferentes senhores feudais ao longo de sua existência.
Fonte:https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/viloes-escravos.html (Adaptado)
Após a leitura dos dois textos acima, pode-se afirmar que:
a) nos dois textos a palavra vilão tem o mesmo significado.
b) a palavra vilão aparece com significados diferentes em cada um dos dois textos.
c) a palavra vilão aparece somente no segundo texto.
d) a palavra vilão, no primeiro texto, deriva da palavra vila.
10. Leia com atenção o texto abaixo:
A igreja medieval não via com bons olhos as mulheres educadas, e insistia especialmente na educação religiosa. As meninas eram vigiadas de perto pelos pais e sua beleza é ora temida, ora desejada. Para o clero, ela está associada ao diabo, à tentação e ao pecado, mas é comemorada pelos trovadores do amor cortês.
Por séculos, a mulher encarna o mal. Como filha de Eva, ela é responsável por expulsar do Jardim do Éden, em conivência com a serpente, o homem, então ela não pode deixar de lançar feitiços. Acusadas de magia negra, feitiçaria e encantamento, as mulheres “heréticas” queimaram aos milhares nas fogueiras da inquisição.
Na Idade Média, o casamento é arranjado pelos pais em todas as classes sociais. Entre os nobres, é um meio de fortalecer ou criar alianças entre países, ampliar terras e riquezas. As mulheres são objeto de negociações que às vezes ocorrem muito cedo, sem o conhecimento das partes interessadas. A idade do casamento é entre treze e dezesseis anos para mulheres e vinte e trinta anos para o homem. Quando a mulher não pode dar herdeiros do sexo masculino para o marido, ela pode ser repudiada (devolvida).
https://www.suapesquisa.com/idademedia/mulheres.htm (Adaptado)
Sobre o papel social na Idade Média, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Era tida como um ser inferior que necessitava de uma figura masculina (pai, esposo, irmão, etc.) para ser respeitada.
b) Não podiam exercer cargos públicos.
c) No meio rural as mulheres trabalhavam no mesmo serviço que os homens.
d) As mulheres não podiam escolher a vida religiosa tornando-se freiras.
+ Conteúdos de História para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.