Com a intenção de estimular o conhecimento e a valorização da história e cultura afro-brasileira, a equipe do site Tudo Sala de Aula preparou uma excelente atividade sobre o Quilombo para os estudantes dos anos finais, buscando despertar a curiosidade, o respeito e a importância desses povos na formação do Brasil contemporâneo. Através da contextualização histórica, os alunos terão a oportunidade de se aprofundar nesse tema tão relevante.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Quilombos
Habilidade da BNCC: (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do
cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como
direitos legais dessas comunidades. (EF08HI19) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
O QUE ERAM OS QUILOMBOS?
Os quilombos eram locais onde os africanos escravizados se refugiavam dos maus-tratos que sofriam nas fazendas. Os africanos começaram a ser trazidos para o Brasil para trabalharem como escravos por volta de 1560 e passaram cerca 328 anos dessa forma, até a princesa Isabel assinar a lei Áurea, lei que extinguiu a escravidão no Brasil.
Durante esse tempo, 4 milhões de africanos foram trazidos para o Brasil e escravizados nas lavouras. Esse número aumenta ainda mais se for somado com os seus descendentes nascidos em solo brasileiro. Eles eram capturados na África e chegavam de navio em condições desumanas, vendidos em feiras e trabalhavam por toda a vida nas fazendas. A alimentação deles era precária, não havia cuidados médicos e muito menos direito à educação. Assim, eram amontoados em senzalas e ainda sofriam os mais diversos castigos físicos. Para fugir dessa triste realidade, muitas dessas pessoas escapavam das fazendas e se escondiam em quilombos ou em comunidades isoladas na mata, de difícil acesso.
A imagem acima retrata o cotidiano do Quilombo dos Palmares: o maior e mais famoso quilombo do Brasil. Palmares estava localizado em Alagoas e chegou a abrigar cerca de 20 mil pessoas. Seu líder era Zumbi dos Palmares, uma das figuras mais conhecidas no que se refere à resistência dos escravos negros no Brasil. Zumbi foi rei de Palmares até o ano de 1695, quando os portugueses o mataram, um ano após a destruição do Quilombo.
A palavra quilombo tem origem em uma língua derivada do Banto, e significa local para descanso. Essa palavra traduz bem o desejo dos povos africanos, já que buscavam refúgio e proteção nesses locais. Era para lá que eles iam quando fugiam das fazendas, dos castigos e dos maus-tratos. Ali, eles se organizavam em comunidade, construíam suas próprias casas, produziam o seu próprio alimento e se defendiam de ataques de grupos que desejavam lucrar, recuperando “as peças” que haviam sido perdidas pelos fazendeiros.
COMUNIDADES QUILOMBOLAS ATUAIS
Com a assinatura da Lei Áurea, a escravidão chegou ao fim no Brasil, porém, as consequências desse grande espaço de tempo que trouxe negros à força da África para torná-los escravos são sentidos até hoje pelos seus descendentes. Afinal, se contabilizarmos desde o início da chegada dos africanos, os negros têm mais tempo como escravizados do que como livres no Brasil. Sem dinheiro, sem terras e sem apoio do Estado, os negros foram construindo suas vidas apenas com a coragem que tinham. Muitos que já habitavam as comunidades dos quilombos permaneceram lá e continuam até hoje.
Os povos remanescentes de quilombos e seus descendentes estão presentes por todo o Brasil. A maioria dessas comunidades ainda busca viver de maneira simples, fugindo da urbanização e se dedicando à agricultura e à valorização de suas tradições culturais originais. Por terem se desenvolvido em locais de difícil acesso, fato justificado pela necessidade de se esconder dos fazendeiros enquanto eram quilombos, essas comunidades sentem a precariedade em serviços públicos como educação e saúde.
Garantir aos descendentes dos africanos escravizados boas condições de vida para que eles se desenvolvam no Brasil ainda é o grande desafio, mas a conscientização de que esses povos foram vítimas de uma prática desumana, como a escravidão, já é um grande começo.
Cassia Alves
Licenciada em História
Tudo Sala de Aula
Referências:
https://jornal.usp.br/artigos/a-escravizacao-e-racismo-no-brasil-mazelas-que-ainda-perduram/
https://caedunisinos.wordpress.com/2008/11/17/20-de-novembro-viva-zumbi/https://www.geledes.org.br/zumbi-dos-palmares/
https://cpisp.org.br/direitosquilombolas/observatorio-terras-quilombolas
Atividades
1. O que eram os quilombos?
2. Qual a estimativa do número de negros africanos que foram trazidos para o Brasil durante 328 anos da prática de escravização?
- a) 2 mil
- b) 3 mil
- c) 1 milhão
- d) 4 milhões
3. Segundo o texto, como era o cotidiano nos quilombos?
4. Comente as características do Quilombo dos Palmares.
5. Observe a tirinha abaixo.
Dona Isaura
A reação de Dona Isaura, no segundo quadrinho, retrata
- a) a admiração da neta somente gostar de prédios de origem europeia como castelos.
- b) a tristeza em saber que a neta nunca poderá ver um quilombo de perto.
- c) o orgulho pela neta por valorizar as construções de origem afro-brasileira.
- d) o preconceito no fato de a neta usar um dos símbolos da escravidão como exemplo.
6. Leia a letra de Zumbi dos Palmares, de Edson Gomes
- Zumbi rei dos palmares / Um grito de dor, liberdade
- Zumbi rei dos palmares / Um lutador, líder de valor, você o nosso percursor
- De lá pra cá / Outro não se viu
- Você um grande lutador / A nossa luta não acabou
- Eis aqui a retomada / Vamos então encher a praça
- Gritar de novo, gritar com raça / Deliberada!
- No trecho: “Você um grande lutador / A nossa luta não acabou / Eis aqui a retomada / Vamos então encher a praça /
Gritar de novo, gritar com raça / Deliberada!” pode-se considerar que o autor trata
- a) da luta contra a escravidão em 1888.
- b) das lutas atuais como combate ao preconceito.
- c) da luta que destruiu o Quilombo dos Palmares.
- d) da luta entre os vários quilombos de Alagoas.
7. Como vivem os remanescentes de quilombolas no Brasil atual?
8. Quais os principais desafios das comunidades remanescentes de quilombos atualmente?
9. Qual o termo correto para tratar dos africanos trazidos forçados para o Brasil durante o período da escravidão?
10. Caça-palavras.
QUILOMBO – PALMARES – ZUMBI – ESCRAVIZADO – ESCRAVO – ÁFRICA
+ Conteúdos de História para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Cássia Alves
Licenciada em História e especialista em Gestão Escolar, com extensão em Formação Cidadã e Transversalidade.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.