O site Tudo Sala de Aula preparou uma Atividade de Ciências sobre os Processos Reprodutivos em Plantas e Animais voltada para os alunos do 8º e 9º ano. É uma oportunidade única de aprofundar o conhecimento sobre a reprodução e entender como esses processos fundamentais ocorrem na natureza.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Animais.
Objetivo da Aula: Compreender os mecanismos reprodutivos nas espécies de seres vivos.
Habilidade da BNCC: (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
1. Na reprodução de alguns animais e plantas, é necessário que os gametas masculinos e femininos se encontrem para formar o zigoto. Esse tipo de reprodução é chamado de
a) sexuada.
b) assexuada.
c) clonagem.
d) brotamento.
2. Leia abaixo um trecho de uma matéria veiculada no Jornal Brasil:
“As abelhas operárias da subespécie Apis mellifera capensis, conhecida também como abelha do Cabo ou sul-africana, podem se reproduzir criando clones de si mesmas, dizem cientistas da Universidade de Sidney, Austrália. Embora as rainhas se reproduzem pela via sexual, as abelhas operárias desta espécie usam o método de partenogênese para se reproduzirem assexuadamente, sem a fertilização dos ovos, apesar de isso implicar uma perda de diversidade genética da espécie.”
Disponível em: https://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia
A partenogênese é um tipo de reprodução
a) sexuada.
b) assexuada
c) apicultura.
d) brotagem.
3. Veja a tirinha.
A tirinha acima apresenta um conceito errôneo de metamorfose, uma vez que esse processo é caracterizado pela
a) transformação da estrutura e forma de um ser em outro.
b) transformação de uma espécie em outra.
c) ausência de mudanças na estrutura.
d) aparecimento de pelos nos vertebrados.
4. Se pesquisarmos a expressão “traça de livro” no Google, provavelmente surgirão sugestões como “traça do livro morde?” ou “como eliminar a traça dos livros?”. Você já notou que a traça tem sempre a mesma forma e estrutura?
Créditos: Kelldrin
Os animais que não apresentam mudanças na estrutura durante seu ciclo de vida são chamados de
a) jovens adultos.
b) ametábolos.
c) metamorfoseados.
d) holometábolos.
5. O louva-a-Deus, indivíduo hemimetábolo, possui um processo de cópula bem interessante, isso porque a fêmea da espécie pode comer a cabeça do companheiro após o ato sexual, mas isto só ocorre se ela estiver com fome. Complicado é para o macho saber se a companhia fez um lanchinho antes.
Como esses indivíduos hemimetábolos são caracterizados?
a) Ao eclodir do ovo, apresentam semelhança idêntica ao indivíduo adulto.
b) Ao eclodir do ovo, passam pela fase larval.
c) Obrigatoriamente, passam pela fase larval.
d) Ao eclodir do ovo, não apresentam semelhança alguma com o indivíduo adulto.
6. Leia a tirinha.
A tirinha aborda sobre a
a) hemimetamorfose dos sapos.
b) oligotámorfose dos sapos.
c) ametabolia dos sapos.
d) metamorfose dos sapos.
7. Apesar de não ser aplicável aos animais vertebrados, se seguirmos a analogia do desenvolvimento de insetos, poderíamos considerar que os seres humanos são ametábolos, pois apresentam.
a) desenvolvimento direto e indireto.
b) desenvolvimento indireto.
c) desenvolvimento direto.
d) partenogênese.
8. Plantas não conseguem se mover, fixam em um ambiente e ficam ali cumprindo seu ciclo de vida, do nascimento até a morte. Nesse tempo, ocorre a reprodução, que pode ser sexuada ou assexuada. Essa etapa é de suma importância para esses indivíduos que utilizam algumas estratégias para colonizar ambientes diversos.
Uma estratégia de dispersão que garante o sucesso das plantas é
a) produzir frutos e sementes atrativos para animais, que ao se alimentarem dos frutos, carregam as sementes para locais distantes, onde podem germinar e crescer.
b) que elas se movem lentamente, usando suas raízes para se arrastar até encontrar um local ideal para reprodução.
c) que elas utilizam suas folhas para movimentação e se deslocam para diferentes lugares em busca de luz solar e nutrientes.
d) que elas são capazes de se teletransportar para locais distantes através de processos quânticos ainda não compreendidos pela ciência.
9. Cite pelo menos 1 vantagem e 1 desvantagem de uma reprodução sexuada e assexuada
Sexuada (vantagens)
Sexuada (desvantagens)
Assexuada (vantagens)
Assexuada (desvantagens)
10. Camila passeava pelas ruas de uma comunidade e viu algumas poças de lama cheias de espuma. Notou que havia ovos que eclodiam, semelhantes a larvas. Logo recordou que na noite anterior choveu bastante e ouviu vários tipos de vocalizações (cantos) de sapos no córrego próximo à sua casa. Associou às aulas de Ciências da professora Larissa, em que a docente falou sobre reprodução explosiva de anuros. Nesses animais, o macho e a fêmea liberam os gametas no ambiente.
A situação ilustrada é um exemplo de
a) reprodução interna.
b) reprodução assexuada.
c) geração espontânea.
d) fecundação externa
+ Conteúdos de Ciências para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Larissa Fonteles
Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Meio Ambiente e em Biologia Celular e Molecular.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.