Preparamos uma excelente atividade para o ensino religioso, especificamente voltada para alunos do 4º e 5º ano. Nossa proposta é abordar o tema da solidariedade, um valor fundamental que deve ser cultivado desde cedo. Acreditamos que, através de práticas e reflexões, podemos despertar nas crianças a importância de ajudar o próximo e promover um mundo mais justo e acolhedor. Baixe gratuitamente e aplique com seus alunos.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Solidariedade.
Objetivo da Aula: Entender o verdadeiro significado da solidariedade e reconhecer sua relevância na construção de uma sociedade mais solidária.
Habilidade da BNCC: (EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
SOLIDARIEDADE
A solidariedade é um sentimento nobre que impulsiona a ajudar e apoiar o próximo, é um ato de generosidade que conecta e fortalece os laços humanos, mostrando que, juntos, podemos superar qualquer desafio, é a essência da humanidade, um valor que inspira a sermos melhores e a construirmos uma sociedade mais justa e igualitária.
Solidariedade: um gesto de empatia e compaixão
A solidariedade é um ato que vai além do simples altruísmo, ou seja, é a expressão máxima da capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, compreendermos suas dores e necessidades. Um convite para sairmos do nosso mundo individualista e enxergarmos o coletivo com sensibilidade e generosidade.
A prática da solidariedade
Ao exercermos atos de bondade e compaixão, não apenas ajudamos aqueles que estão em situações de vulnerabilidade, mas também fortalecemos os laços de comunidade e promovemos um ambiente mais harmonioso, valorizando as pequenas ações, como oferecer um sorriso a alguém, ajudar um idoso a atravessar a rua ou simplesmente ouvir com empatia alguém que precisa desabafar.
Formas de ser solidário
Existem muitas maneiras de exercer a solidariedade, seja ajudando pessoas próximas, fazendo parte de causas sociais e através de pequenas atitudes no cotidiano. A cada atitude solidária que você tem, está plantando uma semente e incentivando aqueles que estão ao seu redor a receberem o ato de bondade e o passarem adiante.
Refletindo
Em resumo, ser solidário vai além de simples ações de caridade. Envolve compreender as necessidades dos outros, agir de forma altruísta e estar disposto a fazer a diferença. Seja criativo e inteligente na forma como você expressa sua solidariedade e inspire outros a fazerem o mesmo.
Texto: Tudo Sala de Aula
Atividades
1. Qual o tema principal abordado no texto? Em sua opinião, como esse tema está relacionado com o nosso cotidiano?
2. De acordo com o texto, o que define solidariedade?
3. Com base nas informações apresentadas no texto, de que maneira podemos exercer a solidariedade?
4. Apresente exemplos de ações solidárias que você pode observar em sua rotina diária.
5. Solidariedade é o ato de se preocupar e ajudar o próximo em suas necessidades e dificuldades. Além disso, a solidariedade também pode ser definida como um gesto de
a) empatia e compaixão.
b) bondade e egoísmo.
c) igualdade e liberdade.
d) ternura e antipatia
Observe o cartaz e responda às questões 6 e 7.
Home
6. Qual é o assunto tratado na campanha exibida no cartaz publicitário?
a) Ternura.
b) Solidariedade.
c) Igualdade.
d) Liberdade.
7. A campanha “Alimente a Solidariedade”, trata-se de uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), iniciada no dia 11 de agosto à 14 de setembro de 2022 com o intuito de
a) divulgar uma campanha a favor da fome no estado do Paraná.
b) promover uma campanha política em meio a vulnerabilidade das famílias carentes.
c) salientar que é possível alimentar a solidariedade, sem arrecadar alimentos.
d) arrecadar alimentos em favor de famílias que se encontram em risco por insegurança alimentar.
Leia atentamente a tirinha abaixo.
https://sme.goiania.go.gov.br
8. A fala do personagem Armadinho, expressa nos quadros 2 e 3 da tirinha, resume o verdadeiro significado da palavra
a) empatia.
b) antipatia.
c) simpatia.
d) egoísmo.
9. Conforme a tirinha, o que significa ter empatia com as pessoas?
10. Você costuma realizar essas ações de empatia com o seu próximo? Você acha importante agir dessa forma? Por quê?
11. Que relação tem a palavra empatia com solidariedade?
a) Ambas são diferentes, pois empatia significa não se preocupar com o próximo, de maneira que oferecer nosso auxílio a uma pessoa não quer dizer ser solidário.
b) Ambas são iguais, pois ter empatia é ser solidário, porém, a solidariedade é ajudar apenas financeiramente e não se preocupar com outras ações.
c) Ambas são semelhantes, pois empatia é a base para a solidariedade, pois é através dela que somos capazes de nos conectar com o próximo e oferecer nosso auxílio de maneira genuína e significativa.
d) Ambas são literalmente diferentes, pois empatia é ser gentil e alegre, mas não precisa ser solidário, pois solidariedade é ser apenas educado.
12. Encontre no diagrama os nomes dos sentimentos que estão presentes nas atitudes solidárias e escreva-os nas linhas abaixo.
+ Conteúdos de Ensino Religioso para o 4° e 5° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.