Quizzes de Português – 6º ao 9º ano

Quiz de Português sobre o Descritor do Saeb D3 - 8° ano e 9° ano


Prova online de Prova online de Língua Portuguesa 8º ano e 9° ano sobre o Descritor D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. do Saeb 



É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

quiz de língua portuguesa diversas habilidades 8º ano e 9º ano

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:


Leia o texto a seguir. 

Os cearenses 

Quando cheguei ao Ceará, há uns dez anos, tive logo nos primeiros dias uma surpresa. A moça que trabalhava para mim me disse que ia “rebolar no mato”. O quê?, pensei, rebolar no mato? Não fazia muito sentido ela ir requebrar os quadris no meio de um matagal. Foi então que entendi: ela ia jogar no lixo alguma coisa. Fiquei fascinada com a perspectiva de conhecer novas expressões e palavras: ontonte, arengar, cabra atarrachado… Aprendi o que é botar boneco, bonequeiro, batoré, beréu, só para mencionar algumas começadas com a letra B. E me encantava com expressões que ouvia: “Jumento sem mãe”, que significa um pobre coitado, um zé-ninguém. “Mangar de alguém”, ou zombar. E a expressão que mais me espantou: Bonito pra chover. É que, nas bandas de lá onde fui criada, um dia chuvoso é feio, triste, e é belo o dia límpido, de céu azul sem nuvem. Acabei descobrindo que no Ceará existe uma língua local, ou dialeto, o cearensês. Também, deve haver um sentimento de honra regional, de querer reconhecimento e respeito. Sei que incorporei muitas falas e ando disparando, por aí, de quando em vez, no lugar de Virgem Maria, sonoros Vixe Maria! 

Disponível em: https://www.opovo.com.br/. Acesso em 23 mar.2020 

A expressão “Bonito pra chover”, no cearensês, significa que





Leia o texto abaixo. 

Correio 

Olá, turma! Curto muito a seção Escola, os testes e as curiosidades. Vocês são demais! A única coisa que falta é ter mais piadinhas e mais charadas. 

TEIXEIRA, Monique. 

(TSA). Nesse texto, a palavra “demais” tem o significado de





Leia o texto a seguir. 

(…) O coração dispara 

Tropeça, quase para 

Me encaixo no teu cheiro 

E ali me deixo inteiro 

Eu amei te ver 

Eu amei te ver 

Eu amei te ver (…)

Disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br. Acesso em 23 ago. 2019. 

De acordo com o contexto da canção, a expressão “Me encaixo no teu cheiro”, significa que o autor





Leia o texto abaixo. 

(TSA) Nesse texto, a expressão “truque” significa





Leia o seguinte trecho. 

“[As abelhas], esses pequenos insetos são gigantes para o planeta. Sem as abelhas, o mel acabaria, além de boa parte do que comemos, já que cerca de 2/3 do que consumimos vem direta ou indiretamente de vegetais. Além da produção de animais para consumo, que sofreria grandes perdas, já que os animais são herbívoros”. 

A palavra destacada no trecho “gigantes” sugere que as abelhas





Leia o texto a seguir. 

Pesquisa mapeia o comportamento do jovem na internet. 7% dos adolescentes costumam abrir a webcam para pessoas que não conhecem, de acordo com o estudo “Este Jovem Brasileiro” 

Como os jovens brasileiros se comportam na Internet? Este foi o tema da sexta edição do projeto “Este jovem brasileiro”, desenvolvido pelo Portal Educacional para entender o comportamento dos jovens e refletir, junto com eles, sobre assuntos cruciais para sua vida. 

Neste ano, mais de 10,5 mil alunos de 13 a 17 anos, de 75 escolas da rede particular de ensino de todo o país, participaram da pesquisa. Eles responderam anonimamente a um questionário online sobre seus hábitos de uso da Internet, relações virtuais, exposição, violência e situações hipotéticas que podem ocorrer com quem usa a rede. 

“Os dados sobre o uso da Internet pelo jovem revelam uma série de comportamentos que merecem ser melhor entendidos e discutidos. Como um espaço novo de relacionamento, ela exige uma série de cuidados e limites que não estão muito claros, nem para os próprios jovens, nem para os pais e professores”, comenta Jairo Bouer, médico psiquiatra e coordenador da pesquisa. Segundo ele, não é o caso de impor limites e regras e controlar a vida dos jovens na Internet, mas sim mostrar os riscos que existem. […] 

Fonte: https://exame.abril.com.br/marketing/pesquisa mapeia o comportamento do jovem na internet/. Acessado em 24 de junho de 2019. 

“[…] para entender o comportamento dos jovens e refletir, junto com eles, sobre assuntos cruciais para sua vida”. A palavra destacada no trecho acima pode ser substituída, sem prejudicar o seu sentido, por





Leia o texto abaixo. 

O mestre-cuca 

Dona Angelina puxara-me as orelhas, passara-me um sabão ao nos despedirmos: 

– Está vendo, só? Com a teimosia de não querer falar italiano em casa, agora como é que você vai se arranjar quando chegar na Itália? Não sabe falar italiano, vai ficar com cara de besta… que bela figura!

 Meus pais em casa, entre eles, falavam italiano, mas nós, os filhos, respondíamos sempre em português, evitando usar o idioma deles, embora o compreendêssemos tão bem quanto o nosso. 

Se Dona Angelina me visse agora, em longos papos em italiano com Pipo, o velho chefe da cozinha do navio – que não sabia uma única palavra de português –, certamente não iria acreditar em seus ouvidos, se espantaria. 

Na hora da necessidade, não encontrei a menor dificuldade em me expressar no idioma familiar. […] foi a doutora que me apresentou a Pipo, recomendando-me ao mestre-cuca. 

Eu caí nas suas graças e ele me franqueou as portas da cozinha, proibidas a pessoas estranhas ao serviço. 

Ao chegar em busca de sucos de frutas frescas ou de sopinha de meu filho, já encontrava tudo pronto à minha espera. 

Na enorme cozinha do navio, o Chefe Pipo, blusão branco impecável, calças de xadrez miúdo, dominava um mar de fogões e de panelas e toda uma legião de subalternos, que o atendiam a tempo e a hora. 

O Chefe acertara a profissão, gostava de comer, sentia orgulho de seus conhecimentos culinários, dava-me receitas e sentia-se feliz com os elogios que eu fazia a suas iguarias. 

GATTAI, Zélia. (IDEPB) 

No trecho “… dominava um mar de fogões e de panelas…”, a expressão destacada apresenta uma ideia de





Leia o texto. 

CADERNOS DE JOÃO 

[…] Na última laje de cimento armado, os trabalhadores cantavam a nostalgia da terra ressecada. De um lado era a cidade grande: de outro, o mar sem jangadas. 

O mensageiro subiu e gritou: 

– Verdejou, pessoal! Num átimo, os trabalhadores largaram-se das redes, desceram em debandada, acertaram as contas e partiram. 
Parada a obra. 
Ao dia seguinte, o vigia solitário recolocou a tabuleta: “Precisa-se de operários”, enquanto o construtor, de braços cruzados, amaldiçoava a chuva que devia estar caindo no Nordeste. 
MACHADO, Aníbal. Cadernos de João. 1957. 

De acordo com o texto, “Verdejou” significa





Leia o texto abaixo. 

Um barato total 

As palmas das mãos cobrem-se de suor, as faces ficam afogueadas. […] Todo mundo sabe o que é isso. O fogo que arde sem se ver, a ferida que dói e não se sente (Camões), o sentimento que move o sol, como as estrelas (Dante), a força obscura e potente que dissolve membros (Safo) ou que mexe com a minha cabeça e me deixa assim (Zezé di Camargo e Luciano). É o amor. Louco, delicioso, tolo, embriagante amor, o princípio unificador do cosmos, segundo os filósofos gregos, motor de todos os poetas, êxtase celestial e doce tormento de todos os apaixonados, alegria de todos os comerciantes nesse Dia dos Namorados. Ou era, até que os cientistas resolvessem prestar atenção num sentimento tão poderoso e, diziam, tão negligenciado pelos estudos do comportamento humano. Daí eles descobriram: a dopamina, a norepirefrina e, principalmente, a feniletilemina em ação. 

Veja. 22 abr. 1994, p. 88 

(TSA). O trecho: “… tão negligenciado pelos estudos…”, a palavra grifada significa





Leia o texto abaixo. 

Entrevista com Luís Fernando Veríssimo 

Repórter: Com este romance, você criou seis livros policiais. O que o atrai no gênero? 

Veríssimo: O romance policial é sempre uma leitura atraente. Se há um crime e uma investigação, sempre é possível “prender” o leitor. De certa maneira, o primeiro passo de um livro, que é o contato com o leitor, já está contido na ideia de espiar os passos dados até a solução de um mistério. 

(Spaece – Adaptado) A expressão “prender o leitor” tem o sentido de





Leia o texto abaixo. 

O ASNO, O LEÃO E RAPOSA 

O Asno e a Raposa, tendo feito um acordo de proteção mútua, entraram na floresta em busca de alimento. Não foram muito longe, quando encontraram um Leão. A Raposa, vendo o perigo iminente, aproximou-se do Leão e propôs um acordo: iria ajudá-lo a capturar o Asno se este dessa sua palavra de honra que ela própria não seria molestada. Diante do compromisso assumido pelo Leão, a Raposa atraiu o Asno até uma profunda gruta e o convenceu a entrar lá dentro. O Leão, vendo que o Asno já estava assegurado, atacou a Raposa e, quando achou mais conveniente, atacou o Asno. 

Fábula de Esopo. 

(TSA) No trecho: “… vendo que o Asno já estava assegurado…”, a palavra grifada denota





Leia o texto a seguir. 

De onde vêm os sonhos? 

Da nossa mente inquieta e criativa. Quando sonhamos, a parte mais racional do cérebro, que comanda todo o seu funcionamento e é o verdadeiro “chefão” da nossa massa cinzenta, adormece. Assim as outras áreas aproveitam para fazer a festa e ficam mais aceleradas. Resultado: partes do cérebro que nunca entram em contato quando estamos acordados passam a interagir e você mistura memórias da infância e situações recentes, que viveu naquele dia mesmo. E, como a parte do cérebro responsável pelos sentimentos também é ativada, é comum você sonhar com cenas muito alegres e se sentir assim – ou o contrário. Ficar apavorada nos pesadelos. Os sonhos duram cerca de duas horas por noite e podem explicar muita coisa sobre você. Olha só! 

Capricho 1115, ano 60, n. 2, p. 84. 

(adaptado) Nesse texto, a expressão “fazer a festa” significa






Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:

Inscrever-se
Notificar de
3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários