Nosso site preparou 12 questões que visam desenvolver a habilidade (Descritor 9 - Saeb): "Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.)" Venha conhecer, baixe e aplique com seus estudantes este simulado para fortalecer as capacidades linguísticas necessárias para formar um bom leitor.
Encontro de ansiedades
O pai Irineu, a mãe Florinda e os filhos Lúcia, Eliana e Ronaldo (...) tiveram uma experiência bastante inusitada. A família de índios Guarani, do Pontal do Paraná, litoral do Estado, foi convidada para visitar os alunos da Escola Atuação em Curitiba.
Foi um encontro de ansiedades: de um lado, as crianças indígenas amedrontadas com tanta gente para recebê-las no ginásio da escola; de outro, os alunos curiosos e inquietos com a presença de novos visitantes.
No fim das contas, tudo terminou bem: as crianças índias não falam português, mas receberam toda a atenção dos novos amigos e voltaram para a sua aldeia com muitas cestas de frutas e outros presentes. A turminha da escola adorou a experiência e garante que aprendeu muito com a atividade. A troca de ansiedades acabou se tornando troca de carinhos.
Rock in Rio anuncia Bon Jovi, que já foi atração do festival em 2013 e 2017
Banda americana volta para sua nona passagem pelo Brasil.
Não, você não leu errado: a banda americana Bon Jovi fará sua terceira apresentação no Rock in Rio num intervalo de quatro edições — ficou de fora apenas em 2015. O grupo de hard rock liderado pelo cantor Jon Bon Jovi será a atração principal do Palco Mundo no dia 29 de setembro, o primeiro domingo de evento, que até então só tinha a presença da cantora e compositora britânica Jessie J confirmada para o Palco Sunset.
Em sua oitava passagem pelo país, em 2017, o agora grisalho Bon Jovi e seus companheiros trouxeram o repertório de “This house is not for sale” (2016), 13º e mais recente álbum da discografia do grupo. Além das novas faixas, clássicos como “Livin’ on a prayer” e “It’s my life”, compuseram o repertório da banda que entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll no ano passado.
Escolas off-line têm desempenho inferior
Levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) descobriu que as escolas que usam computadores sem conexão com a Internet não ganham em desempenho. Ao contrário, chegam a ter piores notas médias em provas oficiais. O estudo foi feito tomando por base as notas obtidas por alunos brasileiros de 4ª série no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A conclusão do trabalho é que o acesso à rede mundial melhora os resultados dos estudantes em 5,5 pontos.
Aprecio muito a revista, que trata os mais variados temas com clareza e objetividade. Vim apenas fazer uma observação em relação à edição de maio, na qual se vê a cabeça de Vênus, da famosa obra do pintor Sandro Botticelli, transplantada para um corpo com sobrepeso, na matéria sobre cirurgia bariátrica. O resultado da “colagem” parece trazer um humor ácido, que não costumo observar nas demais ilustrações. Achei inadequada, em se tratando do público-alvo.
PELO EXEMPLO
Falar do meio ambiente não é só falar de árvores, plantas, animais, da poluição do ar e da água... Falar em meio ambiente é também falar de crianças e seu comportamento.
Você já parou para pensar que somos exemplos para elas? Principalmente se você tem uma criança em casa, você se torna um espelho. Se fosse só o batom, que a menina, desde cedo, ensaia usar, ou a gravata e os sapatos, que o menino teima em pegar emprestado, tudo bem-estes são hábitos saudáveis e que revelam que você é um modelo para aquele ser que está sob seus cuidados.
Mas e os hábitos que não são saudáveis? Você, como pai ou responsável, obedece sempre ao sinal vermelho, a velocidade estabelecida para a rua? Você cede à sua vez? Você separa os resíduos em casa, recicláveis dos não-recicláveis? Você substituiu as lâmpadas tradicionais por fluorescentes ou por lâmpadas do tipo “led” e explica esse gesto para sua criança?
Pois saiba que cada pequeno gesto seu não passará despercebido por ela. Os pequenos, inclusive, nos corrigem ou nos chamam a atenção!
Amontada, Granja e São Gonçalo do Amarante são as cidades onde mais choveu em 2019 até aqui
Três cidades do Ceará já registraram mais chuva em 2019 do que a média histórica anual. Amontada, Granja e São Gonçalo do Amarante, os municípios onde mais choveu até este sábado (16), ultrapassaram nos primeiros 75 dias do ano a média anual, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).
Amontada atingiu 1.160 mm (contra 872 mm de média anual), Granja marca 1.084 mm (contra 1.064 mm) e São Gonçalo do Amarante assinala 1.043 mm (contra 946 mm). A variação de Amontada, a maior registrada, já é de 33%. No ano passado, choveu na cidade 1.098 mm, menos do que em 2019 até aqui.
Uma nova descoberta
Cientistas australianos e britânicos descobriram como acelerar o processo de fotossíntese, pelo qual as plantas transformam a luz solar em alimento. O estudo, que pode expandir a produção de cereais como milho e sorgo, foi publicado na revista “Communications Biology”.
Os pesquisadores notaram que aumentar a produção da proteína Rieske FeS, que controla a taxa pela qual os elétrons fluem durante a fotossíntese, acelera todo o processo. Isso pode levar a um incremento na produção agrícola.
[...]
“A proteína Rieske FeS pertence a um complexo que é como uma mangueira através da qual os elétrons fluem, então a energia pode ser usada pelo mecanismo de carbono da planta. Ao superexpressar essa proteína, descobrimos como liberar a pressão da mangueira, para que mais elétrons possam fluir, acelerando o processo fotossintético”, disse Ermakova.
Essa foi a primeira vez que os cientistas geraram mais proteína Rieske FeS dentro das plantas C4. Até agora, a maioria dos esforços para melhorar a fotossíntese foi feita em espécies que usam a fotossíntese C3, como trigo e arroz. [As siglas C3 e C4 se referem a se um composto de três ou quatro carbonos é produzido inicialmente.] Isso ocorre apesar do fato de que as espécies de culturas C4, como milho e sorgo, desempenham um papel fundamental na agricultura mundial e já significarem alguns dos cultivos mais produtivos do mundo.
GUERRA NA UCRÂNIA: RÚSSIA INVADE O PAÍS POR TERRA, AR E MAR; 137 FORAM MORTOS, E 316 ESTÃO FERIDOS
A escalada de tensão entre Rússia e Ucrânia dos últimos dias culminou em ataques por terra, ar e mar, que começaram na madrugada desta quinta-feira (24). Dias após uma série de ameaças e de ter reconhecido a independência de duas províncias separatistas do leste ucraniano, o presidente russo, Vladimir Putin, invadiu a Ucrânia.
Cidades como Kiev e Kharkiv, as duas maiores do país, foram atacadas com mísseis e bombas. Tropas russas também desembarcaram em Odessa, que fica às margens do Mar Negro, e cruzaram a fronteira até Kharkiv. Ao menos 137 pessoas morreram e outras 316 ficaram feridas na Ucrânia após os ataques russos, disse o ministro da Saúde da Ucrânia, Oleh Lyashko.
Bombardeios continuaram na região separatista de Donetsk, segundo o vice-ministro da Defesa. [...]
Em resposta, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse que o país reagiu, matando 50 soldados, destruindo 4 tanques russos e derrubando 6 aeronaves. Zelensky também afirmou que distribuiu armas ao povo e que o país adotou a lei marcial (quando regras militares substituem as leis civis comuns de um país).
[...]. Zelensky disse ainda que seu país foi "deixado sozinho" para se defender contra a invasão russa. O líder ucraniano também convocou uma mobilização geral de todos os homens com idade entre 18 e 60 anos para se alistarem nas Forças Armadas.
A mobilização vai durar pelo menos 90 dias. Zelensky pediu que voluntários se apresentassem para trabalhar com diversos serviços e solicitou aos cidadãos que doem sangue. As autoridades ucranianas informaram que tropas russas tomaram a região onde fica o depósito de resíduos nucleares de Chernobyl. As forças russas chegaram lá depois de cruzar a fronteira da Belarus com a Ucrânia. O assessor da presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, destacou que essa é uma das ameaças mais sérias na Europa hoje.
Galo usado em rinha ilegal na Índia mata o próprio dono
Um galo que havia tido uma faca presa ao corpo para participar de uma rinha ilegal no sul da Índia matou o próprio dono.
O homem foi atingido na virilha pelo animal e morreu a caminho do hospital, depois de perder muito sangue.
Segundo as autoridades, a ave estava sendo preparada para entrar em uma briga de galos quando tentou escapar. O dono procurou agarrá-la e foi golpeado pela faca de cerca de 7 centímetros que havia prendido à perna do animal. A polícia agora busca pelo menos outras 15 pessoas que estariam envolvidas no evento, que ocorreu nesta semana no vilarejo de Lothunur, no Estado de Telangana. O animal foi mantido na delegacia antes de ser transferido para uma fazenda. Ele será levado ao tribunal como evidência quando o caso prosseguir na Justiça, conforme afirmou o policial B Jeevan ao jornal The New Indian Express.
Os envolvidos são acusados de homicídio culposo, de organizar rinhas ilegais e apostas irregulares, informou a agência de notícias AFP. Brigas de galo são ilegais na Índia desde 1960, mas ainda são relativamente comuns em áreas rurais do país, como Telangana. Muitas acontecem durante o festival hindu de Sankranti. Esta não é a primeira vez que o dono de um galo de briga é morto pelo animal. No ano passado, um homem em Andhra Pradesh foi morto depois de ser atingido no pescoço por uma lâmina que havia amarrado à ave. De acordo com a rede de televisão CNN, o homem levava o galo para uma rinha quando o incidente ocorreu.
Eclipse total da lua ocorre neste domingo e será visível em todo o Brasil
Fenômeno, também conhecido como 'Lua de Sangue', ocorrerá entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda (16).
Por Roberto Peixoto, 15/05/2022
Entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda-feira espectadores do Brasil inteiro poderão acompanhar o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022. Isso quer dizer que o Sol, a Terra e Lua se alinharão e a Lua passará na sombra da Terra. O fenômeno poderá também ser visto em toda a América do Sul e Central e partes da América do Norte, Europa e África.
Alessandra Abe Pacini, cientista do grupo de Física Espacial da Universidade do Colorado, explica que, ao longo da noite, veremos a Lua sumindo com a sombra da Terra passando na frente. Quando o evento chegar em sua totalidade (perto da 1h11 da manhã, no horário de Brasília), e a sombra encobrir completamente o disco lunar, a Lua ficará avermelhada, isso porque não teremos a incidência direta da luz do Sol no nosso satélite natural. Por isso, o evento também é conhecido como "Lua de Sangue".
[...]
"O máximo do eclipse total será às 1h11. A Lua ficará imersa na umbra como uma área sombreada (região em que não há iluminação direta do sol) até 1h54 quando começará a sair para a penumbra (ponto de transição da sombra para a luz) e voltaremos a assistir o eclipse parcial e depois novamente o penumbral", explica o instituto.
[...]
Ministério da Saúde confirma decisão de Bolsonaro de não comprar a Vacina Coronavac
Nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro se posicionou sobre a vacina da Sinovac, referindo-se a ela como "a vacina chinesa de João Dória".
O Ministério da Saúde atualizou nesta quarta-feira, 21, as informações sobre a vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan. O Ministério informa que o secretário-executivo da pasta, Elcio Franco, realizou pronunciamento, transmitido pela TV Brasil, para prestar esclarecimentos sobre a carta de intenções para aquisição da vacina do Butantan-Sinovac/Covid-19. O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje, 21, que o governo federal não comprará a vacina CoronaVac. De acordo com ele, antes de ser disponibilizada para a população, a vacina deverá ser “comprovada cientificamente” pelo Ministério da Saúde e certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro se posicionou sobre a vacina da Sinovac, referindo-se a ela como "a vacina chinesa de João Dória". "Para o meu Governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deverá ser COMPROVADA CIENTIFICAMENTE PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE e CERTIFICADA PELA ANVISA", reafirmou no Twitter. "Não se justifica um bilionário aporte financeiro num medicamento que sequer ultrapassou sua fase de testagem. Diante do exposto, minha decisão é a de não adquirir a referida vacina."
Messi confirma que disputará no Catar a sua última Copa do Mundo
Aos 35 anos, craque Argentino jogará seu quinto Mundial. Ele admitiu que Copa do Mundo deste ano será sua última
A Copa do Mundo do Catar será a quinta e última de Lionel Messi. O craque argentino, de 35 anos, confirmou em entrevista publicada nesta quinta-feira (6) que não pensa em tentar jogar o Mundial de 2026, que vai ser disputada em três países da América do Norte: Canadá, México e Estados Unidos.
[...]
Messi participou de um especial do Star Plus com personagens sul-americanos que disputarão a Copa do Mundo. Na entrevista para o jornalista argentino Sebastián Vignolo, conhecido como "Pollo", Messi mostrou cautela ao falar sobre as chances de a Argentina ganhar o Mundial, mas afirmou que vê sua seleção forte para conseguir o tricampeonato.
[...]
Messi iniciou a atual temporada em alto nível no PSG. Em 13 partidas, ele anotou oito gols e deu outras oito assistências. O argentino reconheceu que esteve abaixo em seu primeiro ano no clube francês, mas ressaltou que a última pré-temporada lhe deixou a condição ideal para chegar bem na Copa do Mundo.
— A verdade é que me sinto muito bem fisicamente, pude fazer uma pré-temporada muito boa neste ano, algo que não havia feito no ano passado, quando comecei a jogar tarde sem ritmo. Depois fui para a seleção e quando voltei sofri uma lesão. A pré-temporada deste ano foi fundamental para começar de outra maneira e também como cheguei, com outra cabeça, outra mentalidade e outro sonho — contou.
[...]. Sua melhor participação aconteceu em 2014, no Brasil, quando a Argentina foi vice-campeã sendo derrotada pela Alemanha na final. Lionel Messi acabou eleito o melhor jogador daquele Mundial. Em 2018, a Argentina decepcionou conquistando apenas uma vitória e sendo eliminada precocemente nas oitavas de final pela campeã França. Messi marcou apenas um gol e deu duas assistências em seus quatro jogos no torneio.