Preparamos uma excelente atividade de língua portuguesa de interpretação e compreensão de texto sobre o gênero notícia a partir de uma temática que está em alta no país: a Liberação da Maconha para os estudantes do 8º ano e 9º ano.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Notícia sobre a Liberação da Maconha.
Objetivo da Aula: Analisar e interpretar criticamente uma notícia sobre a liberação da maconha, identificando argumentos, opiniões e implicações sociais do tema.
Habilidade da BNCC: (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente. (EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
Leia o texto e responda às questões 1 – 15.
72% DOS BRASILEIROS SÃO CONTRA A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA, REVELA PESQUISA
A descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal está em julgamento no STF. Mais de 70% dos brasileiros são contra a legalização da maconha, revelou uma pesquisa do Datafolha, divulgada no sábado (23).
O estudo recente mostrou um aumento na rejeição da descriminalização da droga no Brasil. Em 2018, 66% eram contra a legalização, hoje, 72% da população é contra o consumo recreativo de maconha. A pesquisa do Datafolha foi realizada nos dias 12 e 13 de setembro, com 2.016 pessoas maiores de 16 anos, em 139 municípios. Sobre a liberação da posse de pequenas quantidades de maconha para uso pessoal – que está em votação atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF) – 61% dos entrevistados são contra e 36% são a favor. O Datafolha ainda perguntou sobre o uso medicinal da maconha. 76% dos entrevistados afirmaram serem a favor e 22% são contrários.
O julgamento do STF sobre a liberação do porte de maconha para consumo pessoal está suspenso há um mês, após pedido de vista (mais tempo para análise) feito pelo ministro André Mendonça. Até o momento, há cinco votos para a droga ser liberada e 1 contra. Os cinco votos a favor do porte individual da maconha são de Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Rosa Weber. O voto contrário foi do ministro Cristiano Zanin, que votou contra a liberação do porte de quaisquer drogas para uso pessoal. Zanin entende que deve ser mantido o artigo da Lei de Drogas que prevê sanções administrativas a usuários de drogas. A quantidade-limite para caracterizar a guarda do entorpecente pelo usuário ainda está sendo considerada, incluindo limites de 100g, 60g, faixa variável entre 25g e 60g, e um teto de 25g.
Estudos recentes mostram os danos do uso recreativo da maconha, que apontam ser a droga “viciante e prejudicial”. De acordo com o estudo canadense publicado em maio deste ano, o número de visitas hospitalares para mulheres grávidas em Ontário quase dobrou desde que o Canadá legalizou o uso recreativo da maconha, em 2018. Dos atendimentos médicos relacionados à maconha, a maioria foi de emergência. Como observou o pesquisador principal, Dr. Daniel Myran, “os incidentes relacionados à maconha são bem sérios”.
Outra pesquisa descobriu que bebês nascidos de mães usuárias de maconha são mais propensos a serem prematuros e abaixo do peso, e mais propensos a serem internados em unidades de cuidados neonatais. Há 11 anos, quando Colorado e Washington se tornaram os primeiros estados dos EUA a legalizar o uso recreativo da maconha, seus defensores diziam que quando comparada a outras substâncias legais como álcool e cigarros, a maconha era menos destrutiva, menos viciante e menos fatal.
Hoje, depois de mais de uma década de maconha recreativa legal, novos dados foram apresentados, conforme John Stonestreet e Jared Eckert para o Christian Today: “Longe de ser segura, a maconha recreativa é claramente uma perda líquida para a saúde pública. Mais e mais estudos, de fato, estão mostrando que a droga representa uma série de riscos graves para a saúde, em particular para mães grávidas, homens e trabalhadores”.
https://guiame.com.br
1. (D9) Em todo gênero notícia, há um fato que impulsiona sua publicação. Esse acontecimento é o que confere relevância à informação, tornando-a merecedora de ser compartilhada com o público. Qual o fato principal que incentivou a publicação desta notícia?
a) O aumento do consumo de maconha pelos mais jovens.
b) A divulgação de uma pesquisa realizada pelo Datafolha.
c) O resultado do julgamento sobre a liberação da maconha.
d) Os efeitos negativos da maconha recreativa legal no Brasil.
2. (D9) Assinale a alternativa abaixo com um trecho que apresenta um assunto secundário da notícia.
a) “72% dos brasileiros são contra a legalização da maconha, revela pesquisa.”
b) “O estudo recente mostrou um aumento na rejeição da descriminalização da droga no Brasil.”
c) “Mais de 70% dos brasileiros são contra a legalização da maconha, revelou uma pesquisa…”
d) “Sobre a liberação da posse de pequenas quantidades de maconha para uso pessoal – que está em votação…”
3. (D17) Releia:
“Sobre a liberação da posse de pequenas quantidades de maconha para uso pessoal – que está em votação atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF) – 61% dos entrevistados são contra e 36% são a favor.”
A utilização do duplo travessão nesse fragmento foi empregada com qual finalidade?
a) Destacar o início e o fim de um discurso direto.
b) Separar fala de personagem de trechos da notícia.
c) Delimitar uma expressão não muito importante.
d) Enfatizar uma explicação relevante para o leitor.
4. (D15) Indique a alternativa onde o emprego do “para” tem a função de introduzir uma finalidade.
a) “…em particular para mães grávidas, homens e trabalhadores”.
b) “… após pedido de vista (mais tempo para análise)…”
c) “A quantidade-limite para caracterizar a guarda do entorpecente pelo usuário…”
d) “… a droga representa uma série de riscos graves para a saúde…”
5. (D13/D10/D12) Sobre a notícia, escreva as seguintes informações pedidas abaixo, escolhendo uma das alternativas que está entre parênteses.
a) Função da linguagem. (Referencial ou Conativa)
b) Nível de linguagem. (Informal ou Formal)
c) Descrição da linguagem. (Objetiva ou Subjetiva)
d) Tipo de narrador. (1ª pessoa ou 3ª pessoa)
e) Tipologia textual. (Dissertativa ou Expositiva)
f) Objetivo principal. (Informar ou Descrever)
6. (D1) De acordo com o texto, quais são os argumentos apresentados por John Stonestreet e Jared Eckert para questionar a segurança do uso recreativo da maconha em estados dos EUA onde foi legalizada?
a) A maconha é menos viciante do que o álcool e o tabaco.
b) Não há riscos significativos para a saúde pública.
c) A maconha representa riscos para a saúde pública.
d) A legalização da maconha reduziu o número de visitas hospitalares.
7. (D1) Qual é a posição do ministro Cristiano Zanin em relação à liberação do porte de maconha para uso pessoal e qual a sua justificativa para essa posição?
8. (D14) Há uma opinião em:
a) “…os incidentes relacionados à maconha são bem sérios.”
b) “… bebês nascidos de mães usuárias de maconha são mais propensos…”
c) “… a droga representa uma série de riscos graves para a saúde…”
d) “… 72% da população é contra o consumo recreativo de maconha…”
9. (D3) Encontre no texto uma palavra que tenha o mesmo significado que:
a) Uso _________________
b) Dispensa _____________
c) Oposto _______________
d) Predispostos __________
e) Apreciação ____________
10. (D1) A notícia apresentou dados referentes a um tema muito polêmico e discutido entre os brasileiros. Esses dados visam tornar o texto a favor ou contra a liberação das drogas? Apresente um fragmento do texto que comprove sua resposta.
11. (D4) Com base nos dados da pesquisa do Datafolha, o que pode ser inferido sobre a opinião dos brasileiros em relação ao uso da maconha?
a) A maioria dos brasileiros é contra o uso recreativo da maconha.
b) A maioria dos brasileiros é a favor do uso recreativo da maconha.
c) Não há informações suficientes para tirar uma conclusão sobre o tema.
d) A opinião dos brasileiros sobre o uso da maconha é dividida semelhantemente.
12. (D2) Identifique a que ou a quem as palavras grifadas estão se referindo.
a) “… que votou contra a liberação…”
b) “… caracterizar a guarda do entorpecente…”
c) “… a maioria foi de emergência…”
d) “… que está em votação atualmente…”
13. (D1) Além das mães grávidas, quais outros grupos são mencionados no texto como sendo afetados pelos riscos do uso recreativo da maconha?
14. (D17) No trecho: “… após pedido de vista (mais tempo para análise) feito pelo ministro André Mendonça.”, a utilização dos parênteses foi empregado para
a) marcar a opinião do escritor da notícia.
b) isolar uma expressão de caráter explicativo.
c) apresentar uma referência bibliográfica.
d) indicar uma exemplificação sobre o tema.
15. (D19) Em: “… artigo da Lei de Drogas que prevê sanções administrativas…”, o emprego do verbo nesta oração
a) denota uma ação com necessidade de sanções administrativas.
b) sugere uma ação futura de assegurar sanções administrativas.
c) indica uma ação judicial que atualmente está em vigor.
d) representa uma ação que já aconteceu no passado.
+ Conteúdos de Português para 8° e 9° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.