O site Tudo Sala de Aula preparou uma excelente atividade de ensino religioso sobre o Dia dos Finados para os estudantes do 6º, 7° 8° e 9° ano. Com o objetivo de explorar o significado e a importância do feriado do dia 2 de novembro em diferentes tradições religiosas. O material visa promover um momento de reflexão em sala de aula, para isso, preparamos um texto de apoio objetivo para que os alunos possam refletir sobre o significado dessa data e sua relação com suas crenças religiosas.
HABILIDADES BNCC:
(EF08ER02) Analisar filosofias de vida, manifestações e tradições religiosas destacando seus princípios éticos.
(EF09ER04) Identificar concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, por meio da análise de diferentes ritos fúnebres.
(EF09ER05) Analisar as diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição).
DIA DOS FINADOS
Em 02 de novembro, é celebrado um dos rituais religiosos mais relevantes da tradição cristã católica conhecido como Dia de Finados. Nesta data, prestam-se homenagens àqueles que já faleceram. É um momento para relembrar com amor e afeto os bons momentos que marcaram a vivência de pessoas importantes, ressaltando a estima de apreciar a vida e a convivência com aqueles que nos cercam.
O surgimento da data
O Dia de Finados teve sua origem na França durante o século X. Foi o abade Odilo de Cluny quem, em 2 de novembro de 998, propôs que essa data fosse dedicada à oração pelas almas daqueles que já faleceram. Odilo resgatou um dos princípios fundamentais da fé católica: a crença de que muitas almas dos falecidos passam pelo Purgatório, um processo de purificação antes de ascenderem ao Paraíso, segundo a crença. O Dia de Finados passou a ser considerado feriado nacional em 2002, com a Lei 10.607.
Como é comemorado?
Os fiéis comemoram o Dia de Finados com orações voltadas para os falecidos, enfatizando a crença na vida eterna. Eles frequentam os cemitérios, ornamentam os túmulos com flores e acendem velas, demonstrando respeito e amor pelos entes queridos que já se foram. É uma oportunidade para refletir sobre a mortalidade e a esperança na ressurreição, unindo a comunidade católica na homenagem às almas dos mortos e na busca pela paz espiritual para elas.
Pensamento Evangélico
Não é comum entre evangélicos a prática de ir ao cemitério para acender velas aos entes que já faleceram e, por isso, a data não tem uma cerimônia ou comemoração. Em vez disso, muitas igrejas evangélicas consideram o dia uma oportunidade para reforçar a crença na vida após a morte e na importância de um relacionamento pessoal com Deus.
Comunidade Espírita
Os espíritas têm uma perspectiva particular em relação ao Dia de Finados. Para os espíritas, essa data é vista como uma oportunidade para lembrar e homenagear os falecidos, mas de uma maneira diferente em comparação com as tradições católicas. É importante ressaltar que as práticas e as crenças variam entre os praticantes do espiritismo, e nem todos os espíritas observam o Dia de Finados da mesma forma.
Reflexão
Perder alguém que amamos é uma das experiências mais difíceis que podemos enfrentar na vida. No entanto, é importante lembrar que o amor e as memórias que compartilhamos com a pessoa já falecida nunca desaparecem. Segundo o Cristianismo, a perda de um familiar pode ser consolada pela crença na vida eterna e na promessa da ressurreição. A Bíblia, o livro sagrado dos cristãos, oferece passagens que falam sobre o consolo divino e a importância de lançar as preocupações e dores sobre Deus. Em Apocalipse 21:4 diz: “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois as primeiras coisas já passaram". Portanto, a fé na promessa da vida eterna pode trazer conforto e consolo para uma alma ainda enlutada. Você acredita nesta promessa? Reflita!
Texto: Tudo Sala de Aula
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU