Nesta publicação, o site Tudo Sala de Aula apresenta uma excelente atividade de ciências sobre doenças de veiculação hídrica, direcionada aos estudantes dos anos finais. Uma oportunidade de debater em sala de aula e fixar o conteúdo sobre doenças causadas pela presença de microrganismos patogênicos. Venha conhecer e aplique com seus alunos.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Doenças de Veiculação Hídrica.
Objetivo da aula: Compreender as principais doenças de veiculação hídrica, suas causas, formas de transmissão e prevenção, destacando a importância da qualidade da água para a saúde pública.
Habilidade da BNCC: (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
1. A falta de acesso à água limpa é um problema sério que pode levar à exposição a patógenos, ou seja, agentes causadores de doenças. O conjunto de serviços de abastecimento e tratamento de água é chamado de:
a) Fossa séptica.
b) Saneamento Básico.
c) Água limpa.
d) Saúde Pública.
2. As doenças causadas pelo contato e/ou consumo de água contaminada são chamadas de:
a) Doenças de Veiculação Hídrica.
b) Doenças Aquáticas.
c) Doenças Marinhas.
d) Doenças de Veiculação Líquida.
3. Quando um indivíduo consome água contaminada, dizemos que ele sofreu uma transmissão direta de doenças. Porém, essa transmissão também pode acontecer de forma indireta, por meio de
a) consumo de alimentos contaminados.
b) contato com excrementos ou urina de indivíduos ou animais portadores de infecção.
c) ingestão de água contaminada.
d) práticas inadequadas de higiene na preparação de alimentos.
4. Observe a imagem.
Disponível em Editora Saraiva
A forma de contaminação da água abordada na imagem é:
a) Despejo de esgoto residencial no córrego.
b) Ocorrência de vegetação ripária não nativa.
c) Tratamento das águas da torneira com cloro.
d) Descarte de alimentos na água.
5. Em condições inadequadas de armazenamento, a água limpa pode se tornar um ambiente propício para a proliferação de indivíduos que abrigam e disseminam micro-organismos patogênicos. A dengue, a zika e a chikungunya são exemplos de doenças transmitidas por picadas de insetos que têm parte do seu ciclo de vida na água.
O vetor causador das doenças acima é o:
a) Giárdia lamblia
b) Boiruna sertaneja
c) Aedes aegypti
d) Leptospira sp.
6. Durante inundações, a urina de ratos, presente em esgotos e bueiros, se mistura com a água e a lama. Isso pode representar um risco de infecção para quem entra em contato com essas condições.
Essa infecção é denominada de:
a) Chikungunya.
a) Giardia.
c) Diarréia.
d) Leptospirose.
7. A esquistossomose é uma doença provocada por um verme pertencente à espécie Schistosoma mansoni, que requer dois hospedeiros: um intermediário, o caramujo do gênero Biomphalaria, e um definitivo, o ser humano (Homo sapiens).
A principal característica da esquistossomose é:
a) O surgimento de petéquias vermelhas na pele.
b) O acúmulo de líquidos no abdômen da pessoa infectada.
c) O desenvolvimento de miracídios no intestino grosso humano.
d) O crescimento do caramujo na bexiga infectada.
8. Na aula de biologia, Leopoldina mencionou que estava tratando teníase, uma infecção causada pela Taenia solium em seu intestino. A professora Larissa explicou que essa infecção ocorre quando alguém ingere carne contaminada com a larva do parasita, que se desenvolve em sua forma adulta no intestino delgado. O verme se prende ao intestino e começa a liberar ovos e proglotes que são eliminados nas fezes.
Disponível em DIVE-SC
No entanto, esse cestódeo pode levar a outra doença. Quando as pessoas consomem água ou alimentos contaminados, podem inadvertidamente ingerir os ovos desse verme. Esses ovos chegam ao estômago, liberam um embrião que atravessa a mucosa gástrica, entra na corrente sanguínea e se espalha pelo corpo, onde se desenvolve em uma forma chamada cisticerco. Essa doença é chamada de
a) Cisticercose.
b) Toxoplasmose.
c) Leishmaniose.
d) Malária.
9. A bactéria Vibrio cholerae causa uma infecção intestinal aguda, podendo resultar em óbito, especialmente em adultos, crianças e pessoas com comorbidades. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre o aumento de surtos dessa infecção em todo o mundo. Este aumento está relacionado com os eventos climáticos extremos que o planeta tem enfrentado, como secas, inundações e ciclones
A doença causada pela bactéria Vibrio cholerae é a:
a) Malária.
b) Cólera.
c) Tuberculose.
d) Febre Tifóide.
10. Analise as alternativas abaixo e selecione aquela que apresenta uma medida eficaz para prevenir a contaminação por doenças veiculadas através da água.
a) Ferver a água antes de beber.
b) Consumir água diretamente da chuva.
c) Lavar alimentos com água reutilizada de outras atividades domésticas.
d) Expor-se ao esgoto contaminado para desenvolver imunidade.
+ Conteúdos de Ciências para o 6° e 7° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Larissa Fonteles
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean fermentum quis odio a mattis. Pellentesque eu sapien eget lectus lobortis laoreet.
Revisado por Redação Tudo Sala de aula